Carta da Colônia Friesland

18-06-2022

Da Redação FEBRAPDP

Entre os dias 3 e 5 deste mês, a Colônia Friesland, no Departamento de San Pedro, no Paraguai, foi o palco do Encuentro Nacional de Siembra Directa, promovido pela Federación Paraguaya de Siembra Directa para una Agricultura Sustentable – FEPASIDIAS. Como primeiro resultado deste evento, que reuniu produtores, técnicos, professores, pesquisadores e empresários de diversos países, foi redigido um documento, a Carta da Colônia Friesland, que celebra e pactua o compromisso de intenções firmadas durante o encontro com vistas a uma agricultura cada vez mais sustentável em seus diversos aspectos. A beleza da carta abaixo está na manifestação da consciência de que a mudança que todos precisamos começa no nível individual, mesmo com toda a dinâmica de desafios concernentes à atividade, e isto vai crescendo através da soma de esforços em direção ao coletivo, ao mundo. Um princípio norteador que atrela o Sistema Plantio Direto à verdadeira sustentabilidade da agricultura.

 

A iniciativa da carta é da Confederación de Asociaciones Americanas para una Agricultura Sustentable – CAAPAS. Assinam o documento as cinco entidades integrantes da CAAPAS: além da FEPASIDIAS, a Asociación Argentina de Productores en Siembra Directa – AAPRESID, a Federação Brasileira do Plantio Direto – FEBRAPDP, a Asociacion Mexicana de Labranza de Conservacion – AMLC e a Asociación Uruguaya Pro Siembra Directa – AUSID.

 

 

CARTA DA COLÔNIA FRIESLAND

 

Colônia Friesland, Paraguai, 5 de agosto de 2022

 

Os abaixo assinados concordam em ser fiéis participantes e impulsionadores da transformação do Plantio Direto, que ocupa 99% da agricultura no Paraguai, em Sistema Plantio Direto, onde a força motriz desse processo é a biologia do solo e esta vida, onde o carbono é sua fonte energia, deve basear-se nos pilares da mínima mobilização do solo, rotação e diversificação de culturas e raízes com a manutenção permanente da cobertura do solo, resultando em um solo protegido, conservado, resiliente e equilibrado em todos os aspectos físicos, químicos e biológicos.

 

Valorizamos o conhecimento que empiricamente vem da curiosidade e experiência de produtores e técnicos, resultando em pesquisas acadêmicas, gerando inovações tecnológicas para aprimorar as técnicas de produção, tudo isso é impossível sem uma mente aberta, o que nos obriga a mudar a visão reducionista do solo com o uso exclusivo dos produtos para uma visão holística, não apenas como retorno econômico, mas sim para conviver com ele, como entidade que contém a vida e é essencial para o funcionamento do ecossistema.

 

Sabemos que as mudanças são individuais, mesmo assim, a visão de equipe unida nos leva a um pensamento coletivo de longo prazo baseado no senso comum básico com repercussão global.

 

Consideramos o Sistema Plantio Direto como a forma de produzir alimentos em harmonia com a natureza, com uma história que deve ser registrada e conhecida por todos os setores do Paraguai, da região e do mundo, sejam eles primários, secundários e terciários, de tal forma que para que a transversalidade do fator solo seja perceptível em qualquer atividade desenvolvida, e como base para isso vemos como fundamental o ensino desde cedo sobre a realidade do campo.

 

Acreditamos fielmente que não existem receitas prontas, mas princípios básicos que devemos adaptar e adotar a cada situação particular. Não há milagres na natureza, a própria natureza é um milagre e o sucesso que teremos está relacionado com o esforço, criatividade e persistência que aplicamos por unidade de trabalho.

 

Por fim, submetemos esta carta a uma revisão permanente, a fim de buscar uma atualização constante para atingir os altos objetivos no caminho da produção sustentável de alimentos para o mundo.