Dudy Paiva foi pioneira e abriu as portas de sua fazenda para mostrar a sustentabilidade na prática
25-06-2024
Da Redação FEBRAPDP , com informações do Site Só Notícias
Faleceu na última sexta-feira, dia 21, a produtora Anadir Regina Graça Paiva, mais conhecida como Dudy Paiva, pioneira em Sorriso, ex-presidente do CAT (Clube Amigos da Terra) e da APAE. Ela estava hospitalizada em Campinhas (SP) lutando contra o câncer. A assessoria do CAT informa que será realizada cerimônia para familiares e amigos próximos, nesta terça-feira, 25, das 14h às 14h30, no Memorial Hortolândia (SP), o corpo será cremado e as cinzas serão levadas para Ubatuba (SP), cidade natal de Dudy.
O prefeito Ari Lafin decretou luto oficial de três dias. “Uma mulher à frente do seu tempo, que tem um papel de destaque no desenvolvimento de nosso Município, no agro sustentável, ela é, sem dúvida, uma fonte de inspiração que permanecerá viva para as próximas gerações”, declarou.
Ela foi uma das pioneiras de Sorriso, onde viveu por 46 anos, e com familiares, administrava uma fazenda. “A preocupação com o meio ambiente sempre esteve entre as prioridades do casal que tem cerca de 450 hectares de APP (Área de Preservação Permanente) na propriedade. Dudy e Nando, seu esposo, começaram as atividades na fazenda como pecuaristas, formaram a pastagem para o gado e ela vendia na cidade o leite que era produzido na fazenda. Com o passar do tempo foram introduzindo a agricultura, plantando arroz, depois soja e milho safrinha. Em uma parte da fazenda desenvolveram ILP – Integração Lavoura Pecuária”, registra o CAT, entidade que presidiu de 2018 a 2021.
Cristina Delicato, relações públicas e coordenadora geral e de projetos do CAT Sorriso, fala com emoção sobre Dudy: "A conheço há muitos anos, desde praticamente a fundação do CAT, em 2002. Tivemos a felicidade de tê-la como diretora do CAT na gestão de 2016 a 2021 como presidente, e hoje como vice-presidente. É uma mulher bastante engajada, sempre pronta a ajudar, pronta para levar o nome do Sistema Plantio Direto, da sustentabilidade; uma pessoa preparada, uma produtora realmente que fazia a diferença aqui em nossa região. Nós, do CAT, só temos a agradecer a toda a lição de vida que ela nos proporcionou e, enfim, estamos muito tristes com a partida dela, mas temos certeza de que ela deixou seu legado através de toda a ajuda que deu para que a sustentabilidade fosse levada aos demais produtores. A Dudy e o Nando sempre abriram as portas da fazenda para receber produtores de outros locais, produtores da Europa, produtores de todo mundo, além de terem aberto as portas para o trabalho de pesquisa da Embrapa sobre a Integração Lavoura-Pecuária, Enfim, sem palavras. A gente só quer que toda essa experiência, esse exemplo da Dudy siga, seja valorizado, seja visto e que existam outras pessoas prontas para estar também fazendo esse serviço de mostrar o quanto o produtor tenta trabalhar da melhor maneira na sua propriedade e que esses produtores também possam estar mostrando ao público, abrindo as portas da sua propriedade, para mostrar o que de fato acontece com agro no Brasil".
Já para Marie Bartz, diretora primeira secretária da FEBRAPDP, "Dudy é daquelas pessoas que nos cativam sem qualquer motivo... Tive oportunidade de conhecê-la pessoalmente no 16° Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto que aconteceu em Sorriso, em 2018. No encontro, compartilhamos uma sessão paralela sobre a experiência de mulheres na agricultura, ainda com Priscila Sleutjes e Pilu Giraudo. E mesmo com toda a correria da organização do evento, Dudy gentilmente tirou um tempo e nos levou para conhecer sua propriedade e contar um pouco da história da família e dela mesma. Ela exalava paixão pelo solo e pela agricultura!! Desde então, tivemos momentos de conversas e acabos por nos reencontrar em 2022 em Foz do Iguaçu, por ocasião do 18° Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto e das comemorações dos 50 anos do Plantio Direto na América Latina. Por aqueles dias ela me enviou ainda uma foto do esposo e o filho com o meu pai em Sorriso, no evento wie nós conhecemos, quando Papi autografava um exemplar de sua biografia para a família. Dudy foi uma mulher singular, referência para nós mulheres e o agronegócio... Deixou está dimensão, mas possui espaço cativo em meu coração!".
O engenheiro agrônomo e articulista do Site Poder360, Xico Graziano, também fez uma bela homenagem à Dudy em sua coluna. Leia aqui.