Tecnologias geradas nos 40 primeiros anos da Embrapa Cerrados são retratadas em publicações

11-08-2022

Por Breno Lobato, Embrapa Cerrados

Duas novas publicações disponíveis para download – "Portfólio de Tecnologias Embrapa Cerrados: produtos, processos e serviços: especial 40 anos" e "Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Cerrados e parceiros que transformaram o Cerrado e o Brasil: especial 40 anos" – apresentam as soluções tecnológicas geradas pela Unidade, localizada em Planaltina (DF) e criada em 1975, ao longo das quatro primeiras décadas de atuação na agricultura do Bioma Cerrado, área correspondente a 24% do território nacional e principal protagonista do agronegócio brasileiro. As publicações são produtos da Reunião Anual de Apresentação de Resultados da Embrapa Cerrados - Especial 40 anos, realizada entre 21 e 23 de outubro de 2015, com a participação de mais de 100 pesquisadores e analistas da Unidade.
Os principais objetivos do encontro foram o resgate e a valorização da história do centro de pesquisa no desenvolvimento de tecnologias que transformaram o Cerrado e o Brasil; o levantamento das tecnologias desenvolvidas nos primeiros 40 anos de história da Unidade; o levantamento de informações básicas de cada tecnologia para inserção no Sistema de Gestão das Soluções Tecnológicas da Embrapa (GESTEC); a publicação da primeira versão do portfólio de tecnologias da Unidade; e a identificação de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Cerrados para intensificação de ações de comunicação e transferência de tecnologia. 
As soluções tecnológicas apresentadas durante a reunião foram agrupadas em 22 áreas temáticas, com base nos produtos, processos e serviços desenvolvidos pela Unidade nos seus 40 anos de história. São elas:
- Recursos Naturais do Bioma Cerrado: componente biótico
- Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Zoneamento Agrícola e a Busca de Sustentabilidade na Região do Cerrado
- Soluções Tecnológicas nas Áreas de Irrigação, Hidrologia e Recursos Hídricos
- Caracterização, Manejo e Conservação do Solo e da Água
- Desenvolvimento das Tecnologias de Correção e Manutenção da Fertilidade dos Solos do Cerrado e Aspectos do seu Contexto
- Germoplasma, Melhoramento Genético e Uso Diversificado das Passifloras
- Soja: cultivares e sistema de produção
- O Desenvolvimento do Trigo no Cerrado do Brasil Central: tecnologias geradas pela Embrapa Cerrados e parceiros
- Agroecologia e Produção Orgânica
- Culturas Alternativas: cevada, girassol, café, gergelim, amendoim, pseudocereais e adubos verdes
- Melhoramento Participativo e Sistema de Produção da Mandioca
- Sistema de Produção Florestal
- Contribuições em Agroenergia
- Fixação Biológica de Nitrogênio
- Fruticultura para o Cerrado
- Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
- Tecnologias para Manejo Integrado de Insetos-Praga, Doenças e Plantas Daninhas
- Nutrição, Sanidade, Melhoramento Genético e Reprodução Animal
- Agronomia e Manejo de Plantas Forrageiras e de Pastagens
- Melhoramento Genético de Forrageiras
- Tecnologias em Mecanização Agrícola
- Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural
A memória do evento, incluindo as fotos, as palestras apresentadas e os livros publicados, pode ser acessada aqui.
O “Portfólio de Tecnologias Embrapa Cerrados: produtos, processos e serviços: especial 40 anos” traz informações para ações de comunicação e transferência de tecnologia, tais como ano de lançamento, descrição, onde encontrar, temas associados e literatura recomendada de 448 soluções tecnológicas.
Já a publicação “Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Cerrados e parceiros que transformaram o Cerrado e o Brasil: especial 40 anos” traz um relato histórico das ações de PD&I realizadas para o desenvolvimento das tecnologias. São relacionados os principais produtos, processos e serviços de cada área temática, detalhados no portfólio, bem como a análise das soluções tecnológicas que necessitam de mais ações de comunicação e transferência de tecnologia para que sejam disponibilizadas de forma efetiva ao setor produtivo e à sociedade.
Fábio Faleiro, um dos editores e atual chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, ressalta que a finalização dos dois trabalhos só foi possível devido à participação efetiva de praticamente toda a equipe de pesquisa e desenvolvimento e de transferência de tecnologia da Unidade.
“As publicações contam uma história muito rica do desenvolvimento de tecnologias que foram fundamentais para o desenvolvimento da agricultura sustentável brasileira, sobretudo na região do Cerrado – uma agricultura desenvolvida com base na ciência, gerando soluções tecnológicas para a produção vegetal e animal, com respeito ao meio ambiente e uso racional dos recursos naturais”, explica Faleiro. “Elas também serão importantes para subsidiar futuras ações de validação e transferência de tecnologias para aumentar as taxas de adoção e os impactos positivos das soluções tecnológicas desenvolvidas e em desenvolvimento pela Embrapa Cerrados e parceiros”, completa.