Submissão de Resumos

18º ENCONTRO NACIONAL DE PLANTIO DIRETO NA PALHA

1º ENCONTRO MUNDIAL DO SISTEMA PLANTIO DIRETO



Submissão de Trabalhos

 

RESUMOS SIMPLES

 

O 18º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha e o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto se propõe a conciliar os meios acadêmicos e científicos com a produção agropecuária em torno de um tema atual e relevante:

SISTEMA PLANTIO DIRETO: PRESERVANDO O SOLO, A VIDA E AS GERAÇÕES FUTURAS

Serão adotadas duas modalidades distintas para a submissão e apresentação de trabalhos, considerando o contexto histórico que estes possuem comemorando os 50 anos de adoção do Sistema Plantio Direto do Brasil na América Latina:

  1. Trabalhos de cunho técnico e/ou científicos, que apresentem efeitos ou resultados, mesmo que preliminares, de testes, avaliações ou ensaios de qualquer natureza, que adotem um delineamento e uma metodologia adequados ao trabalho desenvolvido. Sugere-se alguns temas que são de maior interesse, mas não limitados a estes:

  • Integração das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo no Sistema Plantio Direto.

  • Estratégias de diversificação econômica e rotação de culturas no Sistema Plantio Direto.

  • Desafios e oportunidades para o Sistema Plantio Direto nas novas fronteiras agrícolas.

  • Manejo biológico no Sistema Plantio Direto.

  1. Trabalhos de origem em textos livres, como depoimentos, relatos, registros históricos, que podem ser conduzidos nas seguintes linhas sugeridas:

  • Relatos históricos relacionados ao Sistema Plantio Direto.

  • Fatos ocorridos, experiências vividas e casos envolvendo o Sistema Plantio Direto.

  • Análises críticas ou opiniões sobre o Sistema Plantio Direto.

  • Depoimentos de jovens sobre o Sistema Plantio Direto (nas mais diversas dimensões e possibilidades, como filhos de agricultores e de trabalhadores na agricultura, estudantes entre outros).

  • Depoimentos de mulheres sobre Sistema Plantio Direto (nas mais diversas dimensões e possibilidades: agricultoras, produtoras, trabalhadoras na agricultura, filhas de agricultores e estudantes entre outras).

Objetivamos:

  • Ampliar este debate.

  • Enaltecer a importância de estudos técnicos e das pesquisas científicas nesta área, que permitam fundamentar a discussão e criar parâmetros adequados às nossas realidades na área do Sistema Plantio Direto.

  • Balizar e motivar novos projetos científicos nesta área.

  • Interagir a cadeia produtiva com a academia, valorizando a utilização de critérios de qualidade na adoção do Sistema Plantio Direto por agropecuaristas e incentivando que a academia continue e amplie os estudos na obtenção de indicadores internacionalmente aceitos que comprovem os benefícios do Sistema Plantio Direto.

  • Identificar os problemas que eventualmente existam na evolução do Sistema Plantio Direto e abordá-los de forma técnica e imparcial.

  • Incentivar aos jovens cientistas, acadêmicos, profissionais e agricultores a participarem deste fórum de debates, valorizando suas contribuições.

  • Ampliar a participação feminina em todos os setores.

Juntem-se a esta iniciativa, a decisão pode ser individual, mas os efeitos e benefícios serão coletivos.

Sessão de Pôster para os Trabalhos Técnicos e/ou Científicos

Os resumos aprovados terão o pôster exposto no espaço específico destinado para esta apresentação no evento, sendo a presença dos autores requisitada no local, nos horários informados na programação. Os pôsteres serão avaliados e os resumos aprovados serão publicados nos anais do 18º ENPDP e 1º EMSPD, que ficarão disponíveis no site do evento. Leia com atenção as normas abaixo e acesse o modelo de resumo, o procedimento de envio, assim como modelo do pôster.

Roda de Compartilhamento e Conversa Aberta para os Trabalhos de Texto Livre

Para os resumos aprovados nessa abordagem, será realizada uma roda de compartilhamento entre os autores e o público interessado em aprofundar a discussão e a troca de experiências entre os participantes. Para esse momento, será solicitada a presença dos autores no local e no horário conforme disposto na programação. Estes resumos serão reunidos num encarte específico do evento que também ficará disponível no site do evento.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

A data limite para o envio dos resumos é 15 de maio de 2022. 

1. Os resumos submetidos serão simples, mas no máximo 350 palavras para trabalhos de cunho técnico e/ou científicos e no máximo 1000 palavras para trabalhos de origem em textos livres, como depoimentos, relatos, registros históricos, e serão aceitos nos idiomas português, espanhol e inglês.

2. Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster para a modalidade técnicos e/ou científicos e roda de conversa para a modalidade textos livres.

3. Para o envio do resumo é necessário realizar a inscrição de um dos autores. O processo de submissão dos resumos é realizado na área do participante.

4. Sugere-se aos participantes que façam a submissão de resumos como filiado a FEBRAPDP, para obter desconto na inscrição do evento e serem contemplados com as prerrogativas dos associados ao longo do ano. Acesse em https://febrapdp.org.br/associe-se.

5. O pagamento da inscrição deste autor deverá ser realizado impreterivelmente até 14 de junho para inclusão do resumo nos anais do evento e na apresentação do poster ou participação na roda de conversa.

6. Serão aceitos dois resumos por autor inscrito.

7. Os resumos serão avaliados pelos Comitês Avaliadores para cada modalidade.

8. A aprovação dos resumos será divulgada no espaço do participante conforme o processo de avaliação for acontecendo e que termina em 07 de junho. Para tanto, sugerimos consultar o espaço do participante com regularidade.

9. O conteúdo e a formatação do resumo apresentados no sistema são de total responsabilidade do autor.

10. Não haverá retorno do resumo para correção.

11. Os Anais do 18º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha e do 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto, contendo os resumos e textos livres, serão publicados e disponibilizados em formato digital no site do evento.

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS

O RESUMO deve ser enviado em português, espanhol ou inglês e o conteúdo preenchido no sistema de submissão:

1. Escolher a modalidade do resumo: técnico e/ou científicos ou textos livres.

2. Preencher o título.

3. Preencher as cinco palavras-chave separados por “;”.

4. Preencher o órgão financiador, se houver.

5. Copiar e colar o texto do resumo, sendo permitido no máximo 350 palavras para trabalhos de cunho técnico e/ou científicos e no máximo 1000 palavras para trabalhos de origem em textos livres, como depoimentos, relatos, registros históricos. ATENÇÃO: o sistema não aceitará textos que excedam o número de caracteres para cada categoria. Checar com atenção a formatação das palavras ou caracteres especiais ou unidades de medida.

6. Preencher a lista de autores com o nome do autor, a instituição (sem endereço) e e-mail. Quando o autor pertencer a mais de uma instituição incluir os nomes das instituições abreviados e separados por “;”.

7. Recomenda-se rigor na correção e na apresentação dos textos resumos, pois eles serão reproduzidos nos anais na forma que forem recebidos, sem revisão técnica e/ou gramatical, sendo, portanto, de inteira responsabilidade do autor.

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO PÔSTERES

Após a avaliação do seu resumo e a APROVAÇÃO do mesmo você deverá confeccionar seu PÔSTER.

Os pôsteres serão expostos em espaço específico no local do evento e ficarão disponíveis durante todo o evento para visitação.

No entanto ressaltamos que o pôster só será exposto e o resumo publicado nos anais do evento se for confirmado o pagamento da inscrição do autor que realizou a submissão até 01 de junho.

 Orientações: 

O PÔSTER deve ser confeccionado e ser apresentado conforme MODELO DE PÔSTER, seguindo as seguintes orientações:

1. O pôster deve ser confeccionado no idioma do resumo submetido e deve ter dimensões de 1,20m (altura) x 0,90m (largura). 

2. O texto do pôster e as imagens disponíveis (figuras, fotografias, tabelas e gráficos) devem ser legíveis para que o leitor consiga visualizá-los perfeitamente a uma distância mínima de 2 metros.

3. No pôster devem constar as seguintes informações em destaque: título, nomes dos autores, instituição, cidade/estado/país, contato, fonte de financiamento, se houver; os itens e subitens são de livre escolha dos autores, atendendo às variadas formas de expressão.

4. O título do trabalho no pôster deverá ser igual ao título do resumo submetido e/ou finalmente aprovado pela Comissão Técnico-científica.

5. Será vedada a apresentação de pôsteres que não obedeçam às normas gerais de legibilidade e formatação. 

6. A montagem e desmontagem do pôster serão de responsabilidade exclusiva do autor do trabalho.

7. A montagem do pôster somente poderá ser realizada no espaço indicado pela organização do evento e os trabalhos permanecerão expostos por todo o evento.

8. A apresentação oficial, com a presença obrigatória de, pelo menos, um dos autores, será feita durante o período determinado na programação.

9. Os autores são responsáveis pelo material e conteúdo exibido nos pôsteres.

ATENÇÃO! Todo o conteúdo apresentado nos resumos e nos pôsteres são de total responsabilidade dos autores e não reflete especificamente a opinião da diretoria da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação.

 

SOBRE A PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos concorrem a uma premiação recebendo um certificado de Menção Honrosa, sendo cinco trabalhos selecionados para cada uma das categorias pela nota que receberão dos Comitês Avaliadores no processo de avaliação. Informações complementares sobre a premiação serão adicionadas em breve.


MODELO PÔSTER Relação de Trabalhos para Pôsteres

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