18º ENPDP terá internacionalização dos trabalhos submetidos

Da Redação FEBRAPDP

18º ENPDP terá internacionalização dos trabalhos submetidos

Entre os dias 5 e 8 de julho, acontecem em Foz do Iguaçu, PR, o 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha e o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto. Como uma das principais novidades, haverá a internacionalização dos trabalhos científicos apresentados. A bióloga Marie Bartz, membro da comissão organizadora dos eventos, explica nesta entrevista tudo sobre essa nova dinâmica dos trabalhos, cujo prazo de submissão vai até 15 de abril. Marie é pesquisadora do Centro de Agricultura Regenerativa e Biológica / CARE-BIO e Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (Portugal), membro da comissão organizadora dos eventos e responsável pelo processo de submissão de trabalhos.

 

FEBRAPDP - Como será a submissão de trabalhos para o 18º ENPDP. Quais as temáticas a serem abordadas e qual o prazo para a apresentação dos materiais?

Marie Bartz: Entre as novidades e oportunidade é que nessa edição não teremos apenas o nosso tradicional ENPDP acontecendo em sua 18ª edição, mas também teremos o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto, internacionalizando a possibilidade de difusão e visibilidade dos conteúdos apresentados. E justamente por configurar eventos de amplitude internacional, estaremos aceitando trabalhos nos idiomas português, espanhol e inglês.

Para quem já tem participado de nossos eventos nas últimas edições, o processo será bastante semelhante, claro que procuramos sempre melhorar detalhes. Mas a submissão é realizada por um sistema online específico, no qual o autor acompanha o processo de avaliação e aceite de teu trabalho. Para quem está interessado e nunca participou do evento, essa é uma fantástica oportunidade, pois o sistema bastante simples e user-friendly.

A temática central do evento é Sistema Plantio Direto: Preservando o Solo, a Vida e as Gerações Futuras. No entanto, adotaremos duas linhas distintas para a submissão e apresentação de trabalhos, especialmente considerando o contexto histórico que estes possuem comemorando os 50 anos de adoção do Sistema Plantio Direto na América Latina:

  1. Trabalhos de cunho técnico e/ou científicos, que apresentem efeitos ou resultados, mesmo que preliminares, de testes, avaliações ou ensaios de qualquer natureza, que adotem um delineamento e uma metodologia adequados ao trabalho desenvolvido. Sugere-se alguns temas que são de maior interesse, mas não limitados a estes:
  • Integração das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo no Sistema Plantio Direto.
  • Estratégias de diversificação econômica e rotação de culturas no Sistema Plantio Direto.
  • Desafios e oportunidades para o Sistema Plantio Direto nas novas fronteiras agrícolas.
  • Manejo biológico no Sistema Plantio Direto.

 

  1. Trabalhos de origem em textos livres, como depoimentos, relatos, registros históricos, que podem ser conduzidos nas seguintes linhas sugeridas:
  • Relatos históricos relacionados ao Sistema Plantio Direto.
  • Fatos ocorridos, experiências vividas e casos envolvendo o Sistema Plantio Direto.
  • Análises críticas ou opiniões sobre o Sistema Plantio Direto.
  • Depoimentos de jovens sobre o Sistema Plantio Direto (nas mais diversas dimensões e possibilidades, como filhos de agricultores e de trabalhadores na agricultura, estudantes entre outros).
  • Depoimentos de mulheres sobre Sistema Plantio Direto (nas mais diversas dimensões e possibilidades: agricultoras, produtoras, trabalhadoras na agricultura, filhas de agricultores e estudantes entre outras).

O prazo para submissão será 15 de abril de 2022.

 

FEBRAPDP - Quais os critérios a serem utilizados pelos interessados em submeter seus trabalhos ao ENPDP?

MB: Há normas para composição e formação do resumo a ser submetido e estas estarão em breve disponíveis no site dos eventos para os interessados preparem seu trabalho. No entanto, os interessados devem considerar critérios como a responsabilidade do conteúdo e formatação do resumo serem de total responsabilidade do autor.

 

FEBRAPDP - Como será o processo interno de avaliação dos trabalhos submetidos?

MB: A avaliação dos trabalhos se dará por dois Comitês Avaliadores específicos para cada uma das duas linhas distintas de submissão e de apresentação de trabalhos. A esses comitês cabe a decisão se o conteúdo dos resumos submetido se enquadra à temática e às linhas proposta pelo evento e se estão na formatação solicitada, havendo aceite ou reprovação no ato da avaliação, sem retorno do resumo para correções.

 

FEBRAPDP - Com base nos últimos anos, é possível se fazer uma projeção do número de trabalhos participantes este ano? Há limite para o número de trabalhos submetidos?

MB: Pois, esses eventos serão um marco histórico de grande e intensa comemoração pelos nossos 50 anos de Sistema Plantio Direto no Brasil e América Latina. E, portanto, sim, como sou muito otimista, espero que tenhamos muito mais submissões que na nossa última edição, em especial devido à nossa nova linha para submissão de textos livres e da abrangência internacional. E sim, são permitidos a submissão de dois resumos por autor inscrito, sendo que o autor, tendo seu resumo aceito, deve realizar o pagamento de sua inscrição até 01 de junho para que o resumos seja incluído e publicado no anais ou encarte específico dos eventos.

Os interessados em enviar trabalhos para os eventos devem estar atentos, pois estamos incentivando que façam a submissão dos resumos como filiado a FEBRAPDP, pois além de obter o desconto na inscrição do evento, ainda serão contemplados com as prerrogativas dos associados ao longo do ano. Para mais informações em como se associar e quais as vantagens visite o link febrapdp.org.br/associe-se.

 

FEBRAPDP - Qual a importância e a relevância dos trabalhos para o evento?

MB: Queremos enaltecer a importância de estudos técnicos e das pesquisas científicas nesta área, que permitam fundamentar a discussão e criar parâmetros adequados às nossas realidades na área do Sistema Plantio Direto. E relevância é bastante ampla, pois esperamos:

  • Balizar e motivar novos projetos científicos nesta área
  • Interagir a cadeia produtiva com a academia, valorizando a utilização de critérios de qualidade na adoção do Sistema Plantio Direto por agropecuaristas e incentivando que a academia continue e amplie os estudos na obtenção de indicadores internacionalmente aceitos que comprovem os benefícios do Sistema Plantio Direto.
  • Identificar os problemas que eventualmente existam na evolução do Sistema Plantio Direto e abordá-los de forma técnica e imparcial.
  • Incentivar aos jovens cientistas, acadêmicos, profissionais e agricultores a participarem deste fórum de debates, valorizando suas contribuições.
  • Ampliar a participação feminina em todos os setores.

 

FEBRAPDP - Como será a dinâmica de apresentação desses trabalhos ao público?

MB: Considerando que nessa edição estamos adotando duas linhas distintas para a submissão, a apresentação também se dará de forma distinta.

Para os Trabalhos Técnicos e/ou Científicos haverá a tradicional Sessão de Pôsteres em local estratégico do evento que será mantida por todo o evento e a presença dos autores será requisitada em horários conforme disposto na programação. Estes resumos serão depois publicados no formato de anais, que será disponibilizado para download no site do evento.

E para a novidade dos Trabalhos de Textos Livres estaremos preparando durante a programação uma Roda de Compartilhamento e Conversa Aberta entre os autores e o público interessado em aprofundar a discussão e a troca de experiências entre os participantes. Para esse momento, será solicitada a presença dos autores no local e no horário conforme disposto na programação. Estes trabalhos por sua vez, resumos serão reunidos num encarte específico do evento que também ficará disponível no site do evento.

 

FEBRAPDP - Você pode fazer um breve histórico sobre a evolução e a tradição dos trabalhos apresentados nos ENPDPs?

MB: O Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha é promovido pelos agricultores pioneiros e pela FEBRAPD desde 1981 e tem como principal objetivo o encontro, troca de experiências e informações a respeito do Sistema Plantio Direto, principalmente entre agricultores, mas aberto a todos o público de profissionais do setor agrícola.

A decisão da organização de haver a possibilidade de submissão de trabalhos nos Encontros Nacionais de Plantio Direto na Palha aconteceu a partir de 2012, há 10 anos, na edição do Encontro que aconteceu em Passo Fundo, RS. A intenção com essa oportunidade desde então é aproximar a academia, através dos estudantes, cientistas e pesquisadores dos agricultores e profissionais ligados mais no lida do dia a dia no campo. Na primeira tentativa tivemos a publicação de 48 resumos nos anais do evento. Na edição seguinte do evento, em 2014 e que aconteceu em Bonito, MS, o número aumentou para 122 trabalhos. Em 2016, quando aconteceu em Goiânia, GO, cresceu mais um pouquinho e foram 144 trabalhos publicados nos anais e distribuídos em seis sessões.  Mas em 2018, em Sorriso, MT, tivemos uma redução considerável de submissões de trabalhos e que totalizaram 67 publicados nos anais, no entanto não reduzindo a importância e a relevância dos assuntos apresentados. E em 2020, a nossa última edição e que teve o diferencial de ter sido totalmente online, tivemos então 147 trabalhos aceitos para publicação nos anais do Encontro, sendo o maior número já recebido.

Todos os anais mencionados acima, estão disponíveis para download no site da FEBRAPDP em febrapdp.org.br/enpdp, clicando no ícone de cada edição do ENPDP.

Em todas as edições temos utilizado algum critério para escolha e/ou votação dos melhores trabalhos, os quais foram premiados com menções honrosas e brindes extras quando possível.

Ao longo desses 10 anos, a FEBRAPDP tem evoluído e aprimorado tanto o sistema online para submissões como o processo de avaliação pelo Comitê Avaliador e principalmente estreitando esse laço entre a pesquisa e o agricultor, propondo conciliar os meios científicos e de produção agropecuária.