MAPA DNPD

MAPA DE AÇÕES DA SEMANA DO DIA NACIONAL DO PLANTIO DIRETO

23 de outubro

O Projeto de Lei 3908/2015 de autoria do Deputado Afonso Hamm (PP- RS), que contou com o apoio da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, foi aprovado e o governo federal do Brasil instituiu o DIA NACIONAL DO PLANTIO DIRETO.
23 de outubro é o dia desta nossa comemoração.

Por que este dia?
Foi neste dia que Herbert Bartz em 1972 realizou o plantio, em escala comercial, de sua primeira lavoura de soja sob Plantio Direto na lendária Fazenda Rhenânia em Rolândia no estado do Paraná.

Bartz ficou conhecido como o alemão louco de Rolândia que plantava no mato (plantas daninhas) para não perder seu solo para a erosão. Quebrou todos os paradigmas da época e iniciou uma revolução única no mundo que se iniciou entre agricultores e foi contaminando e unindo pesquisadores, técnicos, profissionais e empresas do setor agrícola.

O Plantio Direto evoluiu para o SISTEMA PLANTIO DIRETO ainda nos anos 70, que é regido pelos princípios:
1. Mínimo revolvimento do solo
2. Manutenção permanente de cobertura do solo (viva e morta)
3. Rotação e diversificação de culturas, incluindo culturas de cobertura

 

Os agricultores se congregaram e formaram em 1979 o Clube da Minhoca que deu origem a inúmeros Clubes Amigos da Terra Brasil a fora e em 1992 fundaram a Federação Brasileira do Plantio Direto na Palha, atual Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto.

Em início de 2000 o modelo de agricultura brasileira baseado no Sistema Plantio Direto foi reconhecida e indicado pela FAO como o modelo a ser seguido pelo mundo pela significativa importância no cuidado, na conservação do solo e sua vida e sendo possível de ser utilizado por todos os tamanhos de propriedades agrícolas, culturas agrícolas e sistemas integrados, sendo chamado de Agricultura Conservacionista (Conservation Agriculture) pela FAO.

Os 200 hectares em 1972 cresceram em 50 anos e hoje são mais de 33 milhões de hectares no Brasil, considerando apenas culturas anuais.

VENHA COMEMORAR CONOSCO ESTE PRIMEIRO DIA NACIONAL DO PLANTIO DIRETO!

Cadastre sua iniciativa relacionada à temática do Plantio Direto, acompanhe onde esse movimento acontecerá e, na sequência, depois envie também fotos de atividades realizadas! 

 

Este movimento é organizado pela Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Ações na semana do Dia Nacional do Plantio Direto

Carregando mapa...

TODOS OS EVENTOS CADASTRADOS


19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto

Local: Complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.
Data: 09/07/2024 08:00
Responsável: FEBRAPDP
Pela primeira vez no Nordeste, um dos eventos mais aguardados pelo setor agrícola e que só acontece a cada dois anos, já tem data confirmada. O 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto será realizado entre os dias 09 e 11 de julho de 2024, no complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.


Solenidade de inauguração do busto em homenagem a Herbert Bartz

Local: Museu Municipal de Rolândia, Rolândia, Paraná, Brasil
Data: 23/10/2023 09:30
Responsável: Marie Luise Carolina Bartz
Cerimônia de inauguração do busto em homenagem a Herbert Bartz com a presença de autoridades.


Solos do Arenito Caiuá : papel do sistema plantio direto sobre à saúde do solo

Local: Universidade Estadual de Maringá / UEM - Curso Agronomia - Campus Regional de Umuarama - Fazenda (CAU/CCA) - Estrada da Paca s/n (UEM – Fazenda), São Cristóvão, 87502-970, Umuarama, PR.
Data: 20/10/2023 09:30
Responsável: Laura Fernanda Simões da Silva e Centro Acadêmico Umuaramense de Agronomia (CAUA)
Exposição didática Solos do Arenito Caiuá : papel do sistema plantio direto sobre à saúde do solo O município de Umuarama, noroeste do estado do Paraná, apresenta solos de textura arenosa e média, associados aos arenitos da Formação Caiuá. Além da fragilidade natural desses solos, o desmatamento, o uso e a ocupação generalizados contribuíram para a intensificação dos processos erosivos na região. Em virtude da importância do tema, o objetivo da exposição é demostrar que a adoção do sistema plantio direto traz benefícios agronômicos, econômicos e ambientais para a sociedade, pois ocasiona a produção sustentável de grãos, geração de emprego e de renda. Dentre os principais benefícios, podemos citar a diminuição de ocorrência de erosão, o que aumenta a conservação do solo e da água.


ENCONTRO PARANAENSE DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL 2023

Local: Centro de eventos de Toledo
Data: 23/10/2023 08:00
Responsável: Associação dos Engenheiros Agrônomos de Toledo
Evento composto por 10 palestras, com temas específicos, que, ao final do evento formarão o contexto geral das tecnologias utilizadas no ENCONTRO PARANAENSE DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL 2023.?? O evento terá dois dias, contendo palestras, além da abertura oficial com a presença de autoridades do setor e de diversos debates com o público.? Para maior enriquecimento do conteúdo ao final de cada período será efetuado um debate com os participantes sobre o tema das palestras


Plantio Direto

Local: Transmissão pelo YouTube
Data: 19/10/2023 20:00
Responsável: Eng. Agrônoma Rita de Cássia Neiva Cunha
Olá, estamos aguardando vocês para uma conversa no dia 19/10 às 20 horas no Canal AgroRita no YouTube. E com o tema O Plantio Direto. E os nossos convidados são os Eng. Agrônomos Jônadan MA - Presidente FEBRAPDP - Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto e Ivo Mello - Chefe do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do IRGA em Alegrete - RS Nessa prosa vai ser falado do Sistema Plantio Direto ( SPD ) é o método mais conservacionista de trabalhar a terra para fins agropecuários. Caracteriza-se pela busca incessante da rentabilidade do sistema agrícola produtivo por meio da máxima expressão dos potenciais genéticos, edificantes e ambientais. A adoção deste sistema de manejo propicia a melhoria da qualidade do solo, água e ar, aumentando e estabilizando o rendimento da agropecuária. https://www.youtube.com/live/swykzOOQiCM?si=r-wyQ3


XIII Semana academia de agronomia

Local: Unoesc Xanxerê SC
Data: 18/10/2023 19:00
Responsável: Maurício Vicente Alves
Seminário de uso de drones na engenharia e na agricultura. Dia de campo sobre plantas de cobertura e drones. Palestra - Manejo do Carbono para uma agricultura sustentável


VIII Encontro Catarinense do Sistema Plantio Direto

Local: Atalanta
Data: 05/06/2024 09:00
Responsável: Epagri
O VIII Encontro Catarinense do Sistema Plantio Direto será realizado na Semana do Meio Ambiente, de 4 a 6 de junho de 2024, no município de Atalanta no Alto Vale do Itajaí. Atalanta, que é conhecida como a capital Ecológica de Santa Catarina, fica apenas 37 km distante de Rio do Sul, cidade natal de Herbert Bartz. O evento será realizado em três dias, permitindo aos participantes a escolha entre participar durante todos os dias ou optar por períodos específicos. As atividades incluirão palestras inspiradoras, mini cursos interativos, exposições de máquinas, experiências em campo, visitas técnicas, momentos de homenagens e exposição de trabalhos temáticos.


Sistema plantio direto: seus atores e sua importância na sustentabilidade do Agro brasileiro

Local: Rádio Charrua - Uruguaiana - Rio Grande do Sul
Data: 21/10/2023 09:00
Responsável: Bernardo Fagundes
Programa de Radio chamado Charrua Rural, destinado ao Agronegócio Brasileiro, que vai ao ar as 9:00 aos sábados pela Rádio Charrua - Uruguaiana - Rio Grande do Sul


Manhã de campo agronomia Unoesc Xanxerê

Local: Unoesc Xanxerê SC
Data: 21/10/2023 08:30
Responsável: Maurício Vicente Alves
Início as 8:30 horas Demostração de diferentes plantas de cobertura para uso no manejo de rotação de culturas. Demostração de Drones. Demostração de práticas de manejo agrícola.


Visita Técnica às instalações de pesquisa do projeto "Monitoramento de Pequenas Bacias Hidrográficas"

Local: Bacia hidrográfica do Rio Vermelho no município de Cambé - PR.
Data: 26/10/2023 08:30
Responsável: Arnaldo Colozzi Filho (PRNS - IDR) e Graziela Barbosa (ASO - IDR)
Visita técnica de pesquisadores e extensionistas da EPAGRI às instalações de pesquisa do projeto "Monitoramento de Pequenas Bacias Hidrográficas" para estudo dos processos erosivos em Sistema Plantio Direto no Estado do Paraná, apoiado pela Itaipu Binacional e pela Rede de Agropesquisa do Paraná (https://www.agricultura.pr.gov.br/Rede-Agropesquisa) e conduzido em Cambé pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Parana IAPAR-EMATER (https://www.idrparana.pr.gov.br). Os visitantes conhecerão a estrutura de monitoramento instalada na escala de encosta (megaparcelas com e sem terraço) em área de produção de grãos e também no rio de primeira ordem da bacia localizada no município de Cambé, no norte do Paraná. Esta estrutura de pesquisa é uma das 5 distribuídas em diferentes regiões edafoclimáticas que compõem o projeto da Rede de Agropesquisa em Manejo e Conservação do solo e da agua.


Visita educativa

Local: Centro de Difusão de Tecnologias do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR-Emater - IDR.
Data: 25/10/2023 08:30
Responsável: Graziela Barbosa (ASO - IDR)
Visita de estudantes do ensino fundamental da escola ELITE de Londrina com o objetivo de despertar nos jovens a consciência "conservacionista" através da divulgação de conteúdos sobre a importância da preservação do solo e água, destinação correta do lixo e as consequências do descarte incorreto. Também serão repassados informações sobre a produção agrícola do Estado do Paraná e suas relações com o manejo do solo e da água e a importancia da agricultura conservacionista e da prática do Sistema Plantio Direto para a preservação destes recursos naturais.


Semana Estadual de Ciência e Tecnologia ? Paraná Faz Ciência 2023.

Local: Universidade Estadual de Londrina - UEL PR
Data: 09/11/2023 08:00
Responsável: Graziela Barbosa (ASO - IDR)
Semana Estadual de Ciência e Tecnologia ? Paraná Faz Ciência 2023. Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação/Mostra Interativa de Projetos do IDR-Paraná.


Erosão e Práticas conservacionistas.

Local: Uningá, Maringá, PR
Data: 27/10/2023 09:00
Responsável: Graziela Barbosa (ASO - IDR)
A Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos realizará nos dias 27 e 28 Novembro de 2023, o evento SIMPÓSIO PARANAENSE DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA AGUA 2023, na cidade de Maringa, Paraná. Este evento contará com a participação de Engenheiros Agrônomos, Estudantes de Agronomia e Produtores Rurais.


Podcast NA

Local: Site Notícias Agrícolas
Data: 23/10/2023 15:00
Responsável: Frederico Olivi
Nesta segunda-feira 23 de outubro o Jornalista Frederico Olivi entrevista Jonadan Ma e Marie Bartz no Podcast NA do Site Notícias Agricolas com o foco na promoção do Dia Nacional do Plantio Direto e a evolução do sistema.


Dia Nacional do Plantio Direto

Local: Chapecó, SC.
Data: 22/10/2023 08:30
Responsável: Leandro do Prado Wildner
Depoimento sobre o Dia Nacional do Plantio Direto para o Programa "Oeste Rural" veiculado pela ND TV, Chapecó, SC - Rede Record TV Santa Catarina


Banner alusivo ao DIA NACIONAL DO PLANTIO DIRETO

Local: Chapecó, SC.
Data: 23/10/2023 08:00
Responsável: Leandro do Prado Wildner e Juliane Garcia Knapik Justen
Confecção de banner alusivo ao Dia Nacional do PD, baseado no banner oficial da FEBRAPDP, com imagens locais, para divulgação em 23 de outubro e, a partir daí, nos eventos técnicos que serão realizados pela Epagri, na região de Chapecó.


Banner alusivo ao Dia Nacional do Plantio Direto

Local: Rio do Sul e região
Data: 23/10/2023 08:00
Responsável: Juliane Garcia Knapik Justen; Leandro do Prado Wildner
Confecção de banner alusivo ao Dia Nacional do Plantio Direto, com imagens regionais de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) desenvolvido no estado de Santa Catarina.


23 de outubro é Dia Nacional do Plantio Direto: conheça a importância dessa prática

Local: Florianópolis, SC.
Data: 20/10/2023 08:00
Responsável: Leandro do Prado Wildner e Juliane Garcia Knapik Justen
Notícia em site oficial com informações sobre o Dia Nacional do Plantio Direto e a importância do plantio direto para a agricultura.


Entrevista Canal do Boi - Programa Vida Rural

Local: Digital - Canal do Boi
Data: 23/10/2023 10:00
Responsável: Dr. Antônio Luis Santi e jornalista Valdir Pacheco
Entrevista Canal do Boi - Programa Vida Rural falando sobre a data e a importância do SPD para a agricultura brasileira


Dia 23 de outubro é o Dia Nacional do Plantio Direto

Local: De Florianópolis para todos os municípios de Santa Catarina.
Data: 23/10/2023 08:00
Responsável: Leandro do Prado Wildner
Entrevista sobre o Dia Nacional do Plantio Direto com informações sobre o histórico e as comemorações que serão realizadas neste dia.


Dia Nacional do Plantio Direto

Local: Xanxerê, SC.
Data: 19/10/2023 20:30
Responsável: Leandro do Prado Wildner
Palestra sobre o Dia Nacional do Plantio Direto na programação técnica da Semana Acadêmica do Curso de Agronomia - UNOESC Campus Xanxerê, Xanxerê, SC.


Reunião Técnica de Manejo e Conservação do Solo

Local: Bandeirante - SC
Data: 09/11/2023 13:30
Responsável: Clístenes Antônio Guadagnin
Reunião Técnica com agricultores sobre práticas de agricultura conservacionista, com ênfase no uso e manejo de plantas de cobertura, terraceamento e avaliação da qualidade física, química e biológica do solo


Palestra: "Inoculação de plantas produtoras de grãos e/ou de cobertura em solo sob Sistema Plantio Direto".

Local: Centro de Difusão de Tecnologia do IDR-PR em Londrina, PR
Data: 25/10/2023 09:00
Responsável: Palestrante: Aretusa Daniela Resende Mendes, Dra. em Agronomia/Fisiologia vegetal e Pós Dra. em Pro
SEMINÀRIO realizado pelo GEPEMI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Microbiologia) do Instituto de Desenvolvimento Rural do Parana - IAPAR-Emater, com o objetivo de divulgação de resultados de pesquisa para pesquisadores, técnicos, estensionista e estudantes de graduação e pós-graduação desenvolvidas no projeto institucional “MULHERES PARANAENSES: EMPODERAMENTO E LIDERANÇA”, parceria IDR/SETI/Fundação Araucária, alocadas no Programa Recursos Naturais e Sustentabilidade. Coordenador do Projeto: Dr. Tiago S. Telles; Gerente do projeto de pesquisa Dra. Diva S. Andrade.


Dia Nacional do Plantio Direto

Local: Mato Grosso do Sul
Data: 20/10/2023 08:00
Responsável: Aprosoja/MS - Joélen
Card para redes sociais


Campanha de Marketing

Local: Maracaju
Data: 23/10/2023 08:00
Responsável: Fundação MS
Postagem de imagem comemorativa


Entrevista sobre o DIA NACIONAL DO PLANTIO DIRETO NO CANAL ZEBU PARA O MUNDO

Local: Uberaba, MG
Data: 25/10/2023 15:00
Responsável: Jonadan Ma
Canal de notícias Zebu para o Mundo com notícias do agro


Entrevista sobre p Sistema Plantio Direto com Jônadan Ma

Local: Uberaba
Data: 25/10/2023 15:00
Responsável: Jonadan Ma
Canal Zebu para o Mundo


Postagem nas Redes Sociais

Local: Redes Sociais
Data: 23/10/2023 06:30
Responsável: Alex Melotto
Vamos postar uma imagem in memoriam ao Bartz e em comemoração ao dia nacional do plantio direto


Programa Hora da Prosa

Local: Radio Tchê Alegrete
Data: 21/10/2023 12:00
Responsável: Associação dos Arrozeiros de Alegrete
Programa radiofonico da Associação dos Arrozeiros de Alegrete com participação de produtores sobre o Dia Nacional do Plantio Direto


Dia Nacional do Plantio Direto

Local: Sede Associação dos Arrozeiros de Alegrete
Data: 23/10/2023 20:00
Responsável: Jorge Adão Machado
Evento conjunto da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete e dos Arrozeiros de Alegrete


Encontro de Jovens do Agro de Braço do Trombudo

Local: Braço do Trombudo
Data: 20/10/2023 13:30
Responsável: Iara Karine Zimmermann de Souza
Desta vez o solo foi o tema do encontro que acontece regularmente em Braço do Trombudo no Alto Vale do Itajaí. Os jovens, filhos de agricultores familiares e que já despertam para o interesse em produzir alimentos puderam trocar idéias e compreender um pouco mais das dinâmicas do solo e como podemos ser mais eficientes e sustentáveis produzindo com estabilidade produtiva, lucratividade e responsabilidade ambiental. A atividade também divulgou o Dia nacional do Plantio Direto!


Postagem no Instagran - Dia 23 de outubro - Dia Nacional Plantio Direto

Local: Florianópolis
Data: 22/10/2023 17:00
Responsável: Epagri
No dia 22 de outubro foi publicada uma sequencia de slides no Instagram da Epagri, destacando o Dia Nacional do Plantio Direto.


Postagem no facebook - Dia Nacional do Plantio Direto

Local: Florianópolis
Data: 22/10/2023 19:00
Responsável: Epagri
No dia 22 de outubro foi publicada uma sequencia de slides no Facebook, destacando o Dia Nacional do Plantio Direto. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0FbHvyn5Br9ZVKgeFDVVqFtYJziJS1tt4GZaaxXHGmKGJ7RvDfAwpLnxXK93hFvDkl&id=100064560464926&mibextid=ZbWKwL


Comemorando o Dia Nacional e da América Latina do PD

Local: Rolândia
Data: 23/10/2023 09:30
Responsável: Martín M. Cubilla A.
Día indescriptible el estar a pocas horas de comemorar o dia Nacional, da América Latina que começou a revolução da agricultura sustentável


Homenagem Histórica ao dia do Plantio Direto

Local: Cruz Alta RS
Data: 23/10/2023 08:30
Responsável: Cláudio Furian Macagnan
Cruz Alta tem o título Estadual de Capital do Plantio Direto. O CAT Cruz Alta fundado em 1987, registrou na história do Planeta o maior movimento em prol da adoção da Tecnologia da Semeadura Direta e na busca da Sustentabilidade na Agricultura : O IV ° ENPDP realizado em 1994. O Evento reuniu no Clube Arranca de Cruz Alta mais de 3.400 produtores rurais de várias partes do planeta. No campo demonstrativo mais de 20.000 pessoas se fizeram presentes nos 3 dias. O CAT Cruz Alta ficou ativo até meados de 2005. Hoje funciona de maneira virtual . O Legado deixado por esta Entidade tem um valor Ambiental e Econômico simplesmente FANTÁSTICO, sem condições de ser mensurado, pois ainda segue atuando no meio Científico e na Memória de muitos produtores rurais! No dia do Plantio Direto saudamos Herbert Bartz (In Memorian) que colocou a primeira semente de maneira diferente no solo de Rolândia - PR em 23.10.1972! ???????? ???????????? Parabéns a todos que se envolveram (Dinossauros) e aos que hoje estão mantendo este Legado!


Reunião Paranaense de Ciência do Solo "Virtual"

Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Dois Vizinhos
Data: 23/10/2023 20:00
Responsável: Paulo Cesar Conceição
A VIII RPCS ocorreu em Dois Vzinhos de 16 a 18 de maio de 2023 tendo como foco "Conservação do Solo e da Água no PR: avanços, retrocessos e (re)usos". Esse evento híbrido (presencial e online) envolveu mais de 300 participantes. E agora serão disponibilizadas de forma virtual as palestras referentes ao evento no canal do Grupo de Pesquisa em Ciência do Solo para popularização dos temas debatidos no evento. Acesso https://www.youtube.com/gpcsUTFPR Horário: 20 horas Duração: 23 a 27 de outubro de 2023


Dia Nacional do Plantio Direto

Local: São Miguel do Oeste/SC
Data: 28/10/2023 09:00
Responsável: Clístenes Antônio Guadagnin
Entrevista ao Programa "Conectando o Agro" da Assossicação dos Engenheiros Agrônomos do Extremo Oeste Catarinense - AGROEC na Rádio Peperi - São Miguel do Oeste/SC


Valorizando "Nossa Gente "

Local: Chácara Durania
Data: 24/10/2023 09:00
Responsável: Rosinei Batistela Müller, Eliane Festti, Andressa Correa
Os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida conheceram um pouco da história da família, com a leitura leitura do livro, assistiram a entrevista dada pela Marie no Programa do Jô, realizaram a leitura da matéria no JR. E estão empolgados para conhecer um pouco mais e conhecer a Marie pessoalmente.


Live Sistema Plantio Direto

Local: Canal SBCS no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=P2J-OLjY_SQ)
Data: 24/10/2023 22:29
Responsável: Raphael B. A. Fernandes (SBCS)
A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPD) celebram o Dia Nacional do Plantio Direto, realizando no dia 24/10-2023, a partir das 19 h, esta live voltada a produtores rurais, estudantes e pesquisadores que queiram conhecer um pouco mais sobre as contribuições e o futuro do SPD para a agricultura conservacionista no Brasil. Os convidados para esta live são a Dra. Marie Bartz (CMCD & FEBRAPDP) e Paulo César Conceição (UTFPR). A live será realizada no Canal do Youtube da SBCS (https://www.youtube.com/watch?v=P2J-OLjY_SQ)


Conservação do solo e da água no Sudoeste do PR

Local: Dois Vizinhos-PR
Data: 24/10/2023 08:20
Responsável: Carlos Alberto Casali, Ricardo Yuji Sado
Entrevista para rádio educadora de De Dois Vizinhos-PR falando sobre a situação atual do uso e qualidade do solo e da água no sudoeste do PR


Entrevista a estude de Jornalismo da Unesp Campus Bauru Sofia Yasmin de Souza

Local: Palmital (SP).
Data: 24/10/2023 16:45
Responsável: Benedito Hélio Orlandi
Entrevista concedida pelo Presidente da APDVP Benedito Hélio Orlandi sobre o Sistema Plantio Direto e as comemorações do Dia do Plantio a estudante de Jornalismo Sofia Yasmin de Souza que estará concorrendo a um prêmio promovido pela Abag.


Entrevista sobre o Sistema Plantio Direto e as Comemorações do Dia Nacional do Plantio Direto

Local: Palmital (SP)
Data: 24/10/2023 16:45
Responsável: Benedito Hélio Orlandi (Bertola)
O Presidente da APDVP- Associação do Plantio Direto do Vale Paranapanema concedeu entrevista à estudante de Jornalismo da Unesp Campus Bauru Sofia Yasmin Souza sobre o assunto acima descrito.


Paletra Sistema Plantio Direto: Puro de Origem no Brasil

Local: UFSC Campus de Curitibanos
Data: 30/10/2023 10:15
Responsável: Prof. Dr. Júlia Carina Niemeyer, Dr. Marie Bartz,
Palestra com a Dra. Marie Bartz em uma aula aberta na disciplina de Ecologia Geral para os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária na UFSC no Campus de Curitibanos


Plante um Sorriso - Mistério do Ribeirão Vermelho

Local: Astorga - PR
Data: 04/10/2023 09:00
Responsável: Ligia Savioli
Atividade realizadas com crianças do ensino fundamental baseado no Livro Mistério do Ribeirão Vermelho - Encerramento do Concurso de Desenho/Redação.


Plante um Sorriso (Coop Integrada) - Mistério do Ribeirão Vermelho

Local: Guaira - PR
Data: 25/10/2023 08:30
Responsável: Ligia Savioli
Atividade realizadas com crianças do ensino fundamental baseado no Livro Mistério do Ribeirão Vermelho - Encerramento do Concurso de Desenho/Redação


Plante um Sorriso (Coop. Integrada) - Mistério do Ribeirão Vermelho

Local: MERCEDES - PR
Data: 24/10/2023 14:00
Responsável: Ligia Savioli
Atividade realizadas com crianças do ensino fundamental baseado no Livro Mistério do Ribeirão Vermelho - Encerramento do Concurso de Desenho/Redação.


Plante um Sorriso (Coop. Integrada) - Mistério do Ribeirão Vermelho

Local: Ibaiti - PR
Data: 06/10/2023 14:00
Responsável: Ligia Savioli
Atividade realizadas com crianças do ensino fundamental baseado no Livro Mistério do Ribeirão Vermelho


Plante um Sorriso (Coop. Integrada) - Mistério do Ribeirão Vermelho

Local: Uraí
Data: 05/10/2023 09:00
Responsável: Ligia Savioli
Atividade realizada com crianças do ensino fundamental baseado no Livro Mistério do Ribeirão Vermelho - Encerramento do Concurso de Desenho/Redação.


Plante um Sorriso (Coop. Integrada) - Mistério do Ribeirão Vermelho

Local: QUARTO CENTENÁRIO - PR
Data: 26/10/2023 14:00
Responsável: Ligia Savioli
Atividade realizada com crianças do ensino fundamental baseado no Livro Mistério do Ribeirão Vermelho - Encerramento do Concurso de Desenho/Redação.


Plante um Sorriso (Coop. Integrada) - Mistério do Ribeirão Vermelho

Local: CAMPOS NOVOS PAULISTA - SP
Data: 09/11/2023 09:00
Responsável: Ligia Savioli
Atividade realizada com crianças do ensino fundamental baseado no Livro Mistério do Ribeirão Vermelho - Encerramento do Concurso de Desenho/Redação.


Plante um Sorriso (Coop. Integrada) - Mistério do Ribeirão Vermelho

Local: CANDIDO MOTA - SP
Data: 09/11/2023 14:00
Responsável: Ligia Savioli
Atividade realizada com crianças do ensino fundamental baseado no Livro Mistério do Ribeirão Vermelho - Encerramento do Concurso de Desenho/Redação.



ORGANIZAÇÃO

FEBRAPDP

PARCEIRO


APOIO


O  website febrapdp.org.br utiliza cookies para uma melhor experiência em nosso website. Ao continuar navegando, concorda com o uso desse recurso, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.

Aceitar e Fechar