Condecorações e Homenagens

A diretoria da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (SPD) em virtude da comemoração do Jubileu de Ouro do Sistema Plantio Direto decidiu pela criação de duas modalidades de condecoração e homenagem à pessoas, instituições, entidades, associações de produtores, empresas e que tiveram papel preponderante no início da história do Sistema Plantio Direto no Brasil e que continuam exercendo influência determinante na consolidação desses 50 anos de Sistema Plantio Direto no território nacional e internacional.
A primeira edição e conceção da condecoração e homenagens será no 18º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto & 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto cujo tema – “Preservando o solo, a vida e as gerações futuras”.

O genuíno e grande legado do Sistema Plantio Direto
Em 2020 a superfície em Plantio Direto atingiu de 36 milhões de hectares com a produção de grãos e o principal resultado após 50 anos foi o controle da erosão evitando a perda de 7,1 a 21,2 bilhões de toneladas de solo e preservando o equivalente de 2,84 a 8,48 milhões de hectares. Essa contribuição foi maior do que se imaginava gerando divisas ao nosso país devido ao controle da erosão entre 34 a 101 bilhões de dólares. Adicionalmente, o Sistema Plantio Direto mitigou cerca de 59,5 Mton CO2e além de recuperar centenas de mananciais hídricos e grande parte da biodiversidade.
 
MODALIDADE I
MEDALHA DE HONRA HERBERT BARTZ
É a nossa maior honraria pelo reconhecimento dos serviços prestados na construção, expansão e consolidação do Sistema Plantio Direto no Brasil e na América do Sul. Essa medalha foi cunhada com a figura do Sr. Herbert Bartz como o agricultor pioneiro e desbravador do Sistema Plantio Direto conhecido como uma referência nacional e internacional. Será concedida a pessoas, instituições, entidades, empresas e associações de produtores que desempenharam e desempenham papel importante ao Sistema Plantio Direto na América Latina. Essa Medalha outorga aqueles que tem o pensamento e a atitude de profundo respeito à natureza, desenvolveram o espírito de liberdade expressam criatividade e valorizam o conhecimento científico como a alavanca da evolução aliada ao conhecimento dos produtores.
 

MODALIDADE II
MÉRITO “O CONSERVACIONISTA”
Esta condecoração tem como lema a produção de alimentos em harmonia com a natureza visando preservar o ambiente para as gerações futuras. É a homenagem concedida pessoas, instituições, entidades, associações de produtores e empresas que contribuíram de forma significativa para a fundação, organização e processo histórico da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto. Processo este, que se iniciou em 1979 com a fundação do Clube da Minhoca através da liderança de agricultores pioneiros, em especial na região dos Campos Gerais. Essa inciativa deu suporte à criação dos Clubes Amigos da Terra, hoje distribuídos em vários municípios de nosso território e que resultou na fundação da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto em 1992. Também serão consideramos para essa homenagem pessoas, instituições, entidades, associações de produtores e empresas que contribuíram de forma expressiva para o avanço do Sistema Plantio Direto no Brasil.   
 
Critérios para escolha dos condecorados em cada modalidade
A indicação será realizada pelos membros do comitê de condecorações e homenagens designado pela diretoria da FEBRAPDP.

O  website febrapdp.org.br utiliza cookies para uma melhor experiência em nosso website. Ao continuar navegando, concorda com o uso desse recurso, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.

Aceitar e Fechar