Logo

Palha, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, solo, matéria orgânica, água, natureza, microrganismos, microfauna, mesofauna, macrofauna, vida. A nova logomarca da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto - FEBRAPDP manifesta, antes de tudo, unidade. Há uma narrativa em sua proposta, que enuncia a importância do conjunto de fatores e elementos arregimentados e necessários para que, juntos, em sistema, desemboquem na sustentabilidade do processo produtivo.
 
Dar mais clareza aos princípios e propósitos sustentáveis é o que a FEBRAPDP se propôs fazer na assembleia em fevereiro 2020. Começando pela objetividade com que alude o Sistema Plantio Direto em seu novo nome, a diretoria da instituição tem se preocupado em evidenciar sua identidade e a grandeza dos conceitos que seu trabalho congrega. É importante deixar bem pontuados valores como a preservação e o equilíbrio sustentável em todos os seus eixos, para que a relevância dessa causa seja sempre lembrada e possa crescer. Tais valores estão inseparavelmente na base do conceito do SPD. 
 
De acordo com Jônadan Ma, presidente da FEBRAPDP, desde 2019, a diretoria e os conselheiros da federação vinham sentindo falta de avançar na divulgação dos conceitos mais representativos do Sistema Plantio Direto pelos quais a instituição trabalha. “Chegamos, então, à reforma estatutária que ajustou a denominação, mantendo a sigla original em homenagem aos nossos pioneiros que a idealizaram. No entanto, como nossa logomarca já tinha quase 30 anos, vimos a necessidade de atualizá-la com o conceito de Sistema Plantio Direto e torná-la ainda mais evidente em nossa identidade visual”, explica Ma. 
 
Ainda segundo Ma, estão representados ali:
    • O solo estruturado, com matéria orgânica, raízes e equilibrado em seus aspectos físicos, químicos e biológicos. 
    • A famosa minhoca (herança do Clube da Minhoca, entidade original) e a joaninha simbolizando a vida em sua atividade no solo e fora dele.
    • A palha, em amarelo, cobrindo e protegendo o solo.
    • Acima da palha, o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e as lavouras com as folhas latifoliadas.
    • A faixa azul, representando a água, os rios.
    • E, por fim, o pássaro azul, alusão a Gralha-azul, ave símbolo do estado do Paraná e representando assim o estado berço do Sistema Plantio Direto no Brasil. 
“A nova identidade busca passar uma imagem/conceito que sirva para inspirar, mostrando que podemos produzir com sustentabilidade”, destaca o presidente Ma.

 

Para Lutécia Canalli, pesquisadora do IAPAR, vice-presidente da Comissão Técnico-Científica e Conselheira Fiscal da FEBRAPDP, é muito importante deixar clara a ideia do sistema como um conjunto compõe o tripé de boas práticas SPD: não revolvimento do solo, cobertura permanente com palha ou com culturas vegetando e a rotação de culturas, que vai trazer diversidade para o sistema. 

  1. O não revolvimento do solo

  2. A manutenção de cobertura permanente, com palha ou com culturas vivas

  3. A rotação e a diversificação de culturas, que vai trazer diversidade e riqueza de alimento (matéria orgânica) para o sistema. 

“Todos esses elementos também estão representados na nova identidade visual, envolvendo tudo que hoje faz parte desse grande sistema que é a diversidade, é a integração da lavoura com a pecuária e até mesmo com a floresta. Tem até a joaninha vermelha representando a presença dos inimigos naturais importantes para a diversidade e, portanto, para um sistema equilibrado onde há um controle natural das pragas”, destaca Lutécia.

Símbolo histórico e indicador

A pesquisadora faz questão de lembrar da importância da minhoca na logomarca. Além de ser parte da história da FEBRAPDP, que foi fundada em 1992, derivada do Clube da Minhoca, de Ponta Grossa, PR, cuja logo já continha o anelídeo, sua presença no solo é, para o agricultor, um indicador muito fácil de interpretar a boa qualidade do solo. 

 “A minhoca mostra para o produtor que ele está no caminho certo e que o solo dele está respondendo em função do tratamento que está recebendo. Logicamente, não dá para ver a olho nu outros elementos da fauna do solo (microganismos, mesofauna e macrofauna), mas se a minhoca está ali é um indicativo de que as etapas anteriores da cadeia também se fazem presentes, representando diversidade e equilíbrio”, lembra Lutécia.

A ideia da logo em 1979 para o Clube da Minhoca surgiu a partir saudoso pioneiro Nôno Pereira e seu amigo agrônomo e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa Américo Meinicke, que pediram ajuda a outro amigo, o arquiteto e desenhista, Roque Sponholz que concebeu o famoso desenho da logo.

Confiram na sequência a evolução da logo, símbolo do Sistema Plantio Direto no Brasil:

 

Logo do Clube da Minhoca em 1979

Primeiro logo da FEBRAPDP em 1992

Logo da FEBRAPDP em 2002

Logo da FEBRAPDP em 2013

Logo da FEBRAPDP em 2020

Logo da FEBRAPDP em 2021

Charge desenhada por Roque Sponholz e que foi publicada na Revista Distinção, edição 02, em 2012.

 

Para conhecer um pouco mais da história da FEBRAPDP acesse o link https://febrapdp.org.br/historico e leia também os livros que relatam as trajetórias de nossos lendários pioneiros do Sistema Plantio Direto:

Baixe os logos em alta resolução

Logo Colorido
Logo Colorido

O  website febrapdp.org.br utiliza cookies para uma melhor experiência em nosso website. Ao continuar navegando, concorda com o uso desse recurso, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.

Aceitar e Fechar