2022 marca os 50 anos do SPD e aponta para o futuro

Da Redação FEBRAPDP

2022 marca os 50 anos do SPD e aponta para o futuro
18º ENPDP e 1º EMSPD - Foto: Gabriela Zorzan

2022 foi um ano de muita atividade para a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto – FEBRAPDP, afinal o Sistema Plantio Direto completou 50 anos em terras brasileiras e a instituição chegou aos 30 anos de existência. 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha, 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto, dois Web Fóruns, lançamento de livros, apoio a diversos eventos e iniciativas de entidades parceiras no Brasil e no exterior... Sempre com a bandeira da agricultura conservacionista empunhada nas ações em que esteve de alguma forma envolvida, a Federação trabalhou, acima de tudo, para alargar as fronteiras do conhecimento técnico, consciente, crítico e prático do conceito que conduz a agricultura moderna, em sua excelência, rumo a um futuro sustentável em todos os aspectos onde as decisões precisam, necessariamente, ser multifacetadas e estar fundamentadas na qualidade de informações científicas e a serviço da vida.

Podemos então dizer que o ponto focal do movimento da FEBRAPDP foi a difusão não só do Sistema Plantio Direto, simplesmente; mas no que o SPD representa em si, seja no âmbito agronômico, produtivo, econômico, ambiental ou mesmo social. Um público total que ultrapassa 1200 pessoas esteve diretamente envolvido nas ações promovidas pela Federação. Esse contingente atua como multiplicador das informações recebidas para o seu em torno. São produtores rurais, que convencem vizinhos pelo exemplo, técnicos agrícolas que difundem o conhecimento absorvido, agrônomos que prestam consultoria, professores que formam alunos e alunos que se tornam profissionais e vão levar adiante a mensagem da sustentabilidade como premissa.

Sem dúvida alguma, as realizações mais importantes de 2022 foram o 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha, cuja temática foi Preservando o solo, a vida e as gerações futuras, e 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto, realizados no mês de julho em Foz do Iguaçu, PR. De acordo com Ricardo Ralisch, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e membro do Conselho da FEBRAPDP, pela ocasião do cinquentenário do início do SPD no Brasil e na América Latina e do trintenário da fundação da FEBRAPDP, os eventos tiveram uma enorme envergadura.

“Os esforços foram direcionados para atos comemorativos conciliados à costumeira proposição de apresentação de inovações técnicas para a expansão do SPD. Nestes aspectos, o evento foi coroado de pleno êxito, pois os temas definidos do evento e das palestras foram muito pertinentes e os palestrantes convidados foram muito adequados. Os eventos destacaram a importância da realização do Sistema Plantio Direto em sua plenitude, valorizando o contexto de integração entre produtores e suas organizações, com os técnicos, as instituições de pesquisas e os fornecedoras de insumos e tecnologias agrícolas visando uma agricultura melhor e sustentável. Desta forma melhorando a renda no campo e preservando os recursos naturais, solo, água, atmosfera e biodiversidade. 850 pessoas estiveram presentes”, afirma Ralisch.

Ainda segundo ele, houve a exposição de 190 trabalhos no formato de pôsteres durante todo evento, que ampliou a gama de informações apresentadas e valorizou os trabalhos sendo realizados por técnicos em todos os níveis e de fotos históricas, todos previamente selecionados pela comissão organizadora e por uma equipe de assessores. O ponto alto do evento foi a Tarde de Campo, cuidadosamente montado para apresentar ao público, de forma organizada, seis estações técnicas, com palestras e demonstrações de campo. Destaca-se o investimento feito na apresentação de resultados em trincheiras, para valorizar a importante relação da atividade agropecuária com o solo, pois este é o tema chave da sustentabilidade, pois a preservação dos recursos naturais se inicia pela preservação do solo, em função de sua relação direta com a água, a biodiversidade e a atmosfera, já que é no solo onde se deve armazenar o carbono extraído pelas plantas do ar, em forma de matéria orgânica, aumentando e preservando a fertilidade.

“Além das atividades usuais, esta edição inaugurou as entregas da Medalha de Honra ao Mérito Herbert Bartz, para doze personalidades, pelos serviços prestados ao SPD e a entrega do Mérito Conservacionista para 50 pessoas ou instituições que contribuíram para o crescimento da FEBRAPDP”, diz Ralisch.

Expansões

Já para Jeankleber Bortoluzzi, gerente administrativo e coordenador de projetos da FEBRAPDP, desde 2021, quando a Federação alterou seu estatuto permitindo também a adesão de pessoas físicas e jurídicas ao seu quadro de associados, foi deflagrado um movimento que tem servido para expandir a abrangência da entidade, hoje com mais de 180 associados. “Em 2022, esses associados participaram de diversas atividades exclusivas promovidas pela Federação, incluindo-se aí os Web Fóruns que abordaram temáticas de ordem prática, como pragas emergentes nas culturas da soja e do milho, uma questão que ainda tem preocupado o cenário da agricultura brasileira; abordamos também o manejo da mosca branca na soja e ainda o manejo da cigarrinha no milho, que vem preocupando a cada safra os agricultores. A questão da fertilidade do solo por intermédio do manejo biológico também figurou entre os Web Fóruns realizados. A técnica vêm enriquecendo o solo nas propriedades”.

Ele explica ainda que, para 2023, a ideia é aumentar o número de eventos desse tipo, não só virtuais, pois possuem uma capilaridade muito relevante, mas também realizar os fóruns presenciais, que servem como instrumento de capacitação. Segundo Bortoluzzi, é importantíssimo destacar também o Projeto Amigos da Terra, que trouxe a participação das empresas em outras atividades ligadas à capacitação. O programa Pró Carbono Bayer e a ação com a participação da Cooperativa Integrada na promoção do IQP (Índice de Qualidade do Plantio Direto), na qual foi possível desenvolver em conjunto um aplicativo para que seja possível fazer avaliação através do celular em tempo real nas visitas às propriedades e fornecer o resultado aos produtores em um curto espaço de tempo.

“A partir de fevereiro próximo vamos promover também um projeto batizado de SPD Agro+, no qual vamos focar principalmente na questão da quantidade de carbono retido em diferentes manejos e em diferentes biomas. Vamos focar em observar esses teores em solos sob SPD, consolidado, solos com plantio direto incompleto, solos em sistema convencional e áreas de mata nativa. Com isso, a gente pretende chegar à validação do nosso IQP como indicador e, então, caminhar para a certificação de carbono”.

Comunicação com o mundo

2022 foi um ano muito frutífero para as articulações internacionais da FEBRAPDP, assim como para a Confederacion de las Asociaciones Americanas para una Produccion Agropecuaria Sustentableque (CAAPAS). Criada também em 1992, completou 30 anos e, assim, em conjunto com as associadas, FEBRAPDP, Federación Paraguaya de Siembra Directa para una Agricultura Sustentable – FEPASIDIAS, Asociación Argentina de Productores en Siembra Directa – AAPRESID, Asociacion Mexicana de Labranza de Conservacion – AMLC e Asociación Uruguaya Pro Siembra Directa – AUSID, resolveu-se dar uma sacudida em sua organização, fazendo de 2022 um ano de tomada de atitudes.

“Resolvemos dar uma chacoalhada na questão da comunicação da instituição. O Cone Sul e o México juntos são responsáveis por 30% do mercado mundial de grãos, principalmente, na produção de soja, milho, trigo e por quase um terço das exportações mundiais de proteína animal. Tal relevância faz com que o setor produtivo desses países envolvidos lide com uma representatividade e cifras muitos significativas, fazendo com que desempenhe um papel importante em termos de agricultura sustentável. Sendo assim, decidimos fortalecer nossa estrutura de comunicação. Recriar nosso site, aumentar as ações nas redes sociais a fim de estabelecer os princípios e os compromissos da Confederação, principalmente com a questão do SPD e seus três princípios”, explica Rafael Fuentes, pesquisador do IDR-Paraná, diretor da FEBRAPDP e diretor executivo da CAAPAS.

Mas não é só isso. Segundo ele, a CAAPAS está comprometida com a minimização do uso de defensivos químicos e também com o uso responsável da água e da segurança hídrica. “É necessário evidenciar isso. Dentro dessa finalidade, ao longo do ano, nos reunimos em seis oportunidades para estruturar a nossa integração no sentido de nos organizarmos e nos comunicarmos com a sociedade de todo o mundo para mostrar que tipo de agricultura sustentável está sendo feita aqui nas Américas”.

Fuentes prossegue: “temos um plano de vôo para 2023, que é o do grande avanço de buscar contato com FAO/ONU para fortalecer a comunicação com o mundo, principalmente, com as sociedades urbanas, a fim de falar desses feitos da nossa agricultura em estreita articulação com a federação das associações europeias de agricultura de conservação em SPD. Temos programado também o congresso da CAAPAS, que vai ocorrer em outubro, em Assunção, no Paraguai, para nos reunirmos com formadores de opinião, com stakeholders de todo o continente e de outras partes do mundo no sentido também de fortalecer nossa posição”.

Diretrizes

À frente da presidência tanto da FEBRAPDP, como da CAAPAS, Jonadan Ma diz que o ano de 2022 foi muito especial ao ter como tônica central o jubileu de ouro (50 anos) do SPD no Brasil e na América Latina. O momento ensejou de forma muito profícua o olhar para toda a linha histórica de grandes conquistas que percorremos a partir do trabalho iniciado lá atrás, com os nossos pioneiros Hebert Bartz, Franke Dijkstra e Nonô Pereira. “Por outro lado, tivemos a oportunidade de tecer novas considerações a avaliações sobre os desafios que temos para o futuro, o que significa e se traduz em ações práticas para o momento presente. É nessa esteira que chegamos a 2023 olhando para um provavelmente cenário mundial de recessão e conscientes de que a agricultura, força motriz do Brasil, terá o desafio de produzir ainda mais e melhor. Não se trata apenas de produzir, é fazê-lo usando menos recursos e atingindo produtividades mais elevadas. Para que isso aconteça não vemos possibilidades sem a presença e até o protagonismo do SPD. Adotado de forma plena o modelo produtivo sustentável e responsável é capaz de gerar mais rentabilidade e viabilidade para o produtor”.

Para Ma, 2023 será um ano muito importante para a questão do carbono, levando em conta as diretrizes apontadas pela COP27, realizada em novembro deste ano no Egito. “O SPD, a Federação e a CAAPAS vão ser protagonistas neste cenário que envolve o mercado e o sequestro de carbono, bem como a mitigação dos efeitos dos gases do efeito estufa. Tais pontos abordados direcionarão nossas ações e projetos que, enquanto instituições, estamos desenvolvendo junto com as empresas e o Euroclima+. Temos expectativa de um trabalho robusto e promissor. Teremos uma grande entrega de resultados para a sociedade e para o Brasil”, conclui.

Futuro

O passado e o futuro do SPD se entrelaçaram de forma particularmente especial em 2022. Dentro do contexto dos 50 anos do SPD, aconteceu o lançamento da segunda edição revisada e ampliada do livro O Brasil Possível - A Biografia de Herbert Bartz, de autoria de Wilhan Santin, que conta a história do pioneiro do sistema de Plantio Direto no Brasil. O livro soma-se a um conjunto de publicações que, apesar de voltados a públicos distintos, possuem a temática do Sistema Plantio Direto em comum. Todavia, a proposta conjunta vai mais além: contar histórias que marcam um posicionamento de força e coragem no passado, inspirando o futuro. E tudo isso acontece hoje, no presente. Falamos aqui da série infantil com os títulos O Segredo do Ribeirão Cristalino e O Mistério do Ribeirão Vermelho, ambos também de Santin.

A materialização prática desta proposta ocorre por intermédio de Marie Bartz, filha de Herbert, que idealizou as publicações, e, inspirada pelo Projeto Plante um Sorriso, da Cooperativa Integrada, do Paraná, que leva os conhecimentos do SPD a crianças de escolas municipais, criando familiaridade com os conceitos da agricultura sustentável, está fomentando junto à FEBRAPDP, a criação da Comissão de Ensino e Difusão para as Gerações Futuras, cujo principal objetivo é multiplicar para as novas gerações o saber sustentável.

“A ideia é propagar tais conceitos para o máximo de escolas possível. O resultado do trabalho que a Cooperativa Integrada vem fazendo tem sido espetacular. As crianças são super receptivas, as professoras criaram formas e abordagens que permitiram às crianças entenderem da importância do cuidado com o solo, com a água e o contexto histórico que isso tem para a nossa agricultura. Nesse sentido, me surgiu a ideia – já aprovada pela diretoria da FEBRAPDP, mas ainda a ser confirmada em assembleia em fevereiro –, para a criação da Comissão de Ensino e Difusão para as Gerações Futuras, se juntando às demais comissões já existentes”, explica Marie, que é bióloga, Centro de Agricultura Regenerativa e Biológica e Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, em Portugal, e FEBRAPDP.

Na cabeça, Marie e Santin já projetam para 2023 o terceiro livro da série infantil, que ainda depende de patrocinadores para acontecer. Aliás, Marie é muito clara ao destacar a importância desses patrocinadores para que as publicações sejam viabilizadas e toda essa história possa ser contada e construída. Ela faz questão de enumerar e agradecer às 24 empresas que encamparam a ideia: ABRAPA (Associação Baiana dos Produtores de Algodão), AgroBartz – Fazenda Chapadão, AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), APROSOJA – MS (Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso do Sul), BASF, BAYER, Central Agrícola, Cooperativa Agroindustrial Alfa, Cooperativa Regional Auriverde, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Lar Cooperativa Agroindustrial, Cortez Agrícola, Fundação MS, Grupo Fazenda Reunidas, Jacto, Microgeo, MilagroAgroBrasil, NK sementes, Sementes Aurora, Strobel Sementes, SPD SoilDiagnostic e Tatu Marchesan.

Vale a pena mencionar que os livros estão disponíveis para download de forma gratuita, ou para compra, aos que preferirem a versão em capa dura. Os respectivos links podem ser acessados aqui: https://plantiodireto.org.br/literatura-infantil. A segunda edição de O Brasil Possível - A Biografia de Herbert Bartz pode ser adquirida pelo link: https://plantiodireto.org.br/obras-de-nossos-pioneiros, no qual também se encontram disponíveis Nonô Pereira - 25 Anos Plantando na Palha, de Gilberto de Oliveira Borges, e O Solo Ensinou, de Frank Dijkstra.