50 anos do SPD - Celebrar é fortalecer

Da Redação FEBRAPDP

50 anos do SPD - Celebrar é fortalecer
Foto: Paulo Kurtz/Embrapa

Celebrar é, antes de tudo, um ato de força e continuidade. Da força de uma ideia, de ações, de pessoas, de conquistas, de história; da continuidade de ideais, vida e futuro. Chegamos aos 50 anos do Sistema Plantio Direto no Brasil. 2022 é, portanto, tempo de celebrar, de reforçar a importância e o compromisso, sobretudo, com a consciência que há meio século permeia e congrega um conjunto de princípio que formam um sistema de produção. Somando-se às muitas comemorações que vem ocorrendo ao longo do ano, nesta quarta-feira, dia 23, às 19h, acontece a live 50 anos do Sistema Plantio Direto no Brasil: da Prática à Ciência que, reunirá alguns dos nomes mais importantes que ajudaram a construir essa história e abordará evolução, conquistas, projetos, desafios, eventos, resultados, índice de qualidade, diversos aspectos técnicos do SPD.

Estarão presentes no encontro virtual Franke Dijkstra, produtor rural e pioneiro do SPD nos Campos Gerais do Brasil, em Carambei, PR, Marie Bartz, bióloga, PhD, pesquisadora do Centro de Agricultura Regenerativa e Biológica/CARE-BIO e do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (Portugal), diretora da FEBRAPDP e filha de Herbert Bartz (pioneiro); Manoel Pereira Junior, produtor rural e pioneiro do SPD nos Campos Gerais do Brasil, em Palmeira, PR, membro do Conselho da FEBRAPDP e filho de Nonô Pereira (pioneiro); John Landers, engenheiro agrícola, Doutor Honoris Causa, Fundador da APDC, diretor honorário da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto - FEBRAPDP e consultor em Agricultura Conservacionista; Rafael Fuentes, pesquisador do IDR-Paraná, diretor da FEBRAPDP e diretor executivo da CAAPAS; Christian Fischer, coordenador de Operações do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), e Rafael Zavala, representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).

A live acontece no canal do Ronaldo Trecenti no YouTube, e será conduzida pelo próprio. Trecenti é agrônomo, professor e CEO da Pio Consultoria em Brasília, e, nos últimos meses, vem tocando o projeto Live ILPF no YouTube, que conta com o apoio da FEBRAPDP. Para assistir, acesse: https://youtu.be/yaq_ff0znXA. Haverá debate com o público após as falas dos participantes.

UFV

No último dia 17, outra celebração dos 50 anos foi realizada na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, que contou também com o apoio da FEBRAPDP. Cerca de 230 pessoas participaram presencialmente do evento, que foi muito elogiado e concorrido. Estiveram presentes A vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes, professores, chefes de departamentos da universidade, diretores e técnicos da Emater-MG dos 15 municípios da região, com os respectivos secretários municipais de Agricultura, bem como agrorevendedores e representantes de empresas de máquinas.

Dentre as temáticas trabalhadas estavam: Princípios básicos e benefícios do Plantio Direto, conduzida pelo professor Clever Briedis, da UFV; 50 anos do Plantio Direto no Brasil: visão histórica e situação atual, por Ronaldo Trecenti, e Trabalhos desenvolvidos e situação atual do PD na Zona da Mata Mineira, por Rogério Jacinto Gomes e Luciano Saraiva Gonçalves Souza, da Emater-MG. O evento terminou com uma mesa redonda com os palestrantes e moderação do professor Francisco Cláudio Lopes de Freitas, da UFV.