A inoculação de gramíneas com Azospirillum brasiliense é tema de live que acontece nesta quarta, 8

Da Redação FEBRAPDP

A inoculação de gramíneas com Azospirillum brasiliense é tema de live que acontece nesta quarta, 8
Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja – Foto: Acervo Embrapa Soja

“No Dia Internacional da Mulher, nada mais oportuno que apresentar na edição 30 do Projeto Live ILPF uma tecnologia desenvolvida pela equipe de uma grande mulher, a pesquisadora da Embrapa Soja, a Dra. Mariangela Hungria: a inoculação de gramíneas com Azospirillum brasiliense. Sua adoção pelos produtores de milho tem proporcionado uma economia de ate 25% com a adubação nitrogenada, tornando o cultivo dessa planta abençoada”. A fala de Ronaldo Trecenti, engenheiro agrônomo, organizador e apresentador do evento, enfatiza a importância da temática abordada na live que estreia hoje, dia 8 de março, no próprio Canal do Trecenti, no Youtube, às 19h.

A live desta quarta contará com a participação de Marco Antonio Nogueira, engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja, secretário executivo do Portfólio de Insumos Biológicos da Embrapa, em Londrina, PR; Fábio Bueno dos Reis Junior, engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja, presidente do Portfólio de Insumos Biológicos da Embrapa, em Londrina, PR; Ricardo Hoefel Rezende, produtor rural na Fazenda Agropec 2R, em Cáceres, MT, e José Brilhante Neto, engenheiro civil e produtor rural na Fazenda Entre Rios, em Brasília, DF.

Ainda segundo Trecenti, o objetivo do encontro é apresentar os avanços, as oportunidades e os desafios no desenvolvimento tecnológico, científico e prático da inoculação de gramíneas com Azospirillum brasiliense, bem como os efeitos promotores de crescimento vegetal, inclusive a produção de fitormônios. Essa inovação tecnológica tem proporcionado uma economia de até 30% na adubação nitrogenada de gramíneas como milho, sorgo, trigo, cana-de-açúcar, aveia, cevada, pastagens, etc., possibilitando a redução de custos, o aumento da produtividade e a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), tanto na produção de fertilizantes nitrogenados, como na utilização dea adubos nitrogenados no cultivo dessas culturas.

Para assistir, inscreva-se no canal acessando o link https://www.youtube.com/live/iSwD1WSOzRY?feature=share, ative o sininho de notificações, assista a outras lives, se gostar compartilhe com a sua rede de amigos e deixe o seu like. O projeto Live ILPF é uma iniciativa do próprio Trecenti e conta com o apoio da FEBRAPDP. Não perca a oportinidade de aprofundar seus conhecimentos sobre agricultura sustentável com informações de qualidade e profissionais de alto nível.