Adapar registra recorde no cadastro de produtos biológicos e similares

Da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná

Adapar registra recorde no cadastro de produtos biológicos e similares
Foto: Divulgação Adapar

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) registrou em 2023 um número recorde de cadastros de produtos biológicos e similares. Foram 104 produtos até o mês de outubro.

O valor demonstra um avanço nos sistemas de oferta dos insumos aos agricultores. “Isto significa uma desburocratização do setor a nível federal, e os incentivos estaduais propiciaram aumento da oferta desses insumos” aponta Suzana Carvalho, coordenadora do programa Cadastro de Agrotóxicos.

A defesa agropecuária do Estado incentiva os produtos biológicos e similares (fitoquímicos, semioquímicos, produtos fitossanitários com uso aprovado para agricultura orgânica), oferecendo algumas vantagens como a redução de taxa e prioridade de análise para cadastro.

“O uso de produtos biológicos favorece o equilíbrio na agricultura, mantendo por exemplo insetos benéficos, menor carga ambiental e toxicológica e sendo mais uma ferramenta de manejo” ressalva Suzana.

Variedade

Além do aumento quantitativo, pode-se observar um aumento na variedade de ingredientes ativos, sendo ferramentas de importância para agricultura, com destaque para produtos fitoquímicos, predadores e parasitoides. O gráfico que mostra a evolução no cadastro desses produtos pode ser visto nas imagens abaixo.

Importância

Um exemplo da importância dos produtos biológicos é o controle do psilídeo Diaphoria citri, vetor da bactéria causadora do Greening, ou HLB, nos citros, um sério problema para a citricultura brasileira. Atualmente há 17 produtos cadastrados no Estado, como os microbiológicos Beauveria bassiana, Isaria fumosorosea entre outros, e também azadiractina (conhecido como óleo de neem), sendo este com uso aprovado para agricultura orgânica.

Maiores informações sobre o cadastro de produtos biológicos e convencionais podem ser obtidos no Sistema Agrotóxicos no Paraná: (http://celepar07web.pr.gov.br/agrotoxicos/pesquisar.asp). Também estão disponíveis no site da Adapar os Boletins Informativos do Cadastro de Agrotóxicos,  (https://www.adapar.pr.gov.br/Pagina/Agrotoxicos-no-Parana). Outro canal para informações é o telefone 41 3313 4167.