Adubos verdes são tema de encontro técnico em Maringá

Por Roberto Monteiro, IDR-Paraná

Adubos verdes são tema de encontro técnico em Maringá
Foto: Divulgação IDR-Paraná

Cerca de 200 agricultores, professores, estudantes e profissionais da área rural participaram do Segundo Encontro Técnico - Vitrine de Adubos Verdes, realizado no último sábado (19), em Maringá. Durante o evento, promovido pela Agrouningá Consultoria e IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater), o público conheceu alternativas de adubação verde para a região, bem como diferentes formas de manejo do material. A prática de proteger o solo adquire relevância sobretudo em anos de escassez hídrica.

Uma área de aproximadamente 3.000 metros quadrados foi preparada para receber os visitantes do Encontro Técnico. No local o público pode ver cerca de 40 espécies diferentes de plantas, entre as quais algumas variedades de milheto, de sorgo, lablab, feijão-de-porco, moha guandu, girassol e trigo mourisco. O extensionista Nilson Bernabé Ferreira, do IDR-Paraná, informou que o evento foi o resultado de uma parceria entre a Extensão Rural e a Academia e tem o objetivo de mostrar as plantas que mais se adaptam à região. "O desenvolvimento das espécies foi acompanhado no local, foram feitas pesagens para medir o rendimento de cada uma delas. Agora, esse trabalho vai virar um projeto de pesquisa conduzido pelo IDR-Paraná. O objetivo é melhorar os dados dessa pesquisa e divulgar os resultados para os agricultores", observou Ferreira.

Segundo o extensionista, tradicionalmente os produtores usam as aveias como planta de cobertura no inverno e milheto ou as braquiárias, no verão. Porém, ele esclarece que existem outras espécies que podem ser mais vantajosas, pois são plantas que ajudam a descompactar o solo, podem fazer o controle do nematóide, de ervas daninhas, melhorando as condições das áreas de plantio.

Além da vitrine de espécies, o encontro técnico também reservou uma área de milheto para testar diversos equipamentos usados no manejo da planta. Segundo Ferreira, foi possível ver o resultado do uso da roçadeira, do rolo-faca, da grade e plantadeira no momento de preparar a área para o Plantio Direto. Este foi o segundo ano em que o Uningá e o IDR-Paraná realizaram o encontro técnico, divulgando alternativas de plantas de cobertura para a região.