Agricultores de Curitibanos conhecem Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH)

Da Assessoria de Comunicação da Epagri

Agricultores de Curitibanos conhecem Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH)
No SPDH o solo fica sempre coberto com palhada - Foto: Divulgação / Epagri

O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) foi desenvolvido pela Epagri no final da década de 1990, com objetivo de dar mais sustentabilidade a essa cadeia produtiva. O SPDH prevê uma série de práticas conservacionistas. A principal é a utilização de adubos verdes, que servem para melhorar a biologia e fertilidade do solo, além de proteger esse recurso natural, já que ele fica sempre coberto com palhada. A cobertura vegetal serve para reduzir o surgimento de plantas espontâneas, combater a ocorrência de pragas e doenças e diminuir o uso de adubos e agrotóxicos.

Santa Catarina conta atualmente com cerca de 4 mil hectares de hortas conduzidas neste Sistema. A meta da Epagri é que até 2030 toda a produção olerícola catarinense seja proveniente de SPDH. Para tanto, extensionistas da Empresa vêm divulgando a prática em todo o Estado. Foi com esse objetivo que o escritório da Epagri em Curitibanos realizou viagem técnica para Ituporanga, no dia 19 de setembro, com a participação de 21 pessoas, entre técnicos e produtores rurais. 

A primeira parada da viagem foi na Estação Experimental da Epagri em Ituporanga. Os pesquisadores apresentaram diversos resultados de pesquisa sobre os benefícios do SPDH, principalmente em cebola, mas que se estendem para a maioria das outras hortaliças. Também demonstraram maquinário e equipamentos utilizados neste sistema de plantio.

À tarde o grupo visitou uma propriedade familiar que trabalha há quase 20 anos com SPDH e que é uma Unidade de Referência Técnica da Epagri (URT). URTs são propriedades selecionadas pela Epagri para receberem tecnologias e depois servirem de modelo para outros agricultores. Os proprietários falaram da importância do planejamento da produção para conseguir sincronizar, em pequenas propriedades, a rotação de culturas e o plantio da adubação verde com as culturas comerciais. 

Segundo Juliana Golin Krammes, extensionista rural da Epagri em Curitibanos, a expectativa é de que, com as informações recebidas, os agricultores de Curitibanos passem a adotar o SPDH em suas propriedades. 

Saiba mais sobre SPDH na reportagem da TV da Epagri: https://youtu.be/t4WOdCKd4JI?si=TD6-_mE9FSnRC6lE