Agricultores do Oeste catarinense conhecem produção sustentável de grãos

Da Assessoria de Comunicação Epagri

Agricultores do Oeste catarinense conhecem produção sustentável de grãos
Agricultores observam perfil de solo na propriedade visitada - Fotos: Divulgação / Epagri

A produção de grãos é crescente em Santa Catarina, impulsionada principalmente pela grande quantidade de suínos e aves que demandam este alimento no território catarinense. De acordo com as estimativas iniciais da Epagri/Cepa para a safra de verão 2023/24, a soja vai ocupar a maior área plantada no Estado, seguida pelo milho. 

Foi pensando em tornar essas cadeias produtivas cada vez mais sustentáveis que a Epagri promoveu, na primeira semana de outubro, excursão técnica de agricultores dos municípios de Lajeado Grande, Marema, Xanxerê e Xaxim. Eles foram a Mangueirinha, no Paraná, conhecer a experiência em produção sustentável de grãos na fazenda de Laércio Della Vecchia.

Jeferson João Soccol, extensionista rural da Epagri em Xaxim e um dos organizadores da excursão, explica que a experiência sustentável da família Della Vecchia proporcionou prêmios de produtividade em grãos. “A produção das diversas culturas é baseada na conservação e manejo racional dos recursos naturais, como o solo e a água, e na adubação de sistema, o que proporciona a obtenção de altas produtividades e alta rentabilidade em grãos”, descreve.

Plantio direto

Ele conta que, em uma das áreas visitadas, os agricultores  conheceram um dos princípios da agricultura conservacionista e regenerativa, que utiliza plantio direto com emprego de plantas de cobertura, carinhosamente chamadas de plantas de serviço pelo anfitrião. “Redução da adubação química, uso racional de agrotóxicos e de calcário, são práticas simples para promover saúde e maior produtividade nos diferentes cultivos agrícolas”, contextualiza Jeferson. 

Participaram da excursão agricultores de Lajeado Grande, Marema, Xanxerê e Xaxim

A excursão integra um trabalho importante feito pela Epagri na região para promover ainda mais sustentabilidade no meio rural. Com parte desta programação, já foram realizados eventos importantes neste ano, como o I Encontro Estadual de Agricultura Regenerativa, e diversos dias de campo e seminários em agricultura sustentável.

Jeferson relata que a equipe técnica envolvida no evento espera que os agricultores tenham sido sensibilizados a adotar práticas conscientes de manejo dos recursos naturais, priorizando a saúde do solo e das plantas e a gestão da água, que irá resultar em ganhos financeiros para os agricultores e ambientais para a sociedade. A excursão foi promovida pela Epagri, em parceria com as cooperativas de crédito Cresol, Sicoob e Sicredi e as prefeituras municipais.