AgroTag módulo Carbono avalia emissão de carbono de propriedades rurais

Por Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente

AgroTag módulo Carbono avalia emissão de carbono de propriedades rurais
AgroTag Carbono – Foto: Divulgação Embrapa

A equipe do sistema AgroTag, desenvolvido pela Embrapa com o apoio da Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária – Plataforma ABC, acaba de lançar o módulo AgroTag Carbono, com adaptações que propiciaram a geração de dados e informações confiáveis sobre a sustentabilidade da agropecuária nacional, por meio da coleta de dados relevantes para o diagnóstico do balanço de gases de efeito estufa nas propriedades rurais.

O produto é resultado da ação conjunta da Embrapa, da Minerva Foods e Corteva Agriscience, motivada em ações que promovam a produção de carne bovina e uma agricultura sustentável. 

A sua estruturação teve como base as demandas de dados e informações do GHG Protocol Agricultura e Pecuária, ferramenta de cálculo para o balanço de emissões de gases de efeito estufa de propriedades rurais, criada pelo WRI Brasil e adaptada e atualizada pela Embrapa, para atender os principais sistemas de produção agropecuários do Brasil. Essa funcionalidade possibilita que todas as informações coletadas sejam rastreadas e associadas espacialmente com as glebas de sistemas produtivos da propriedade. 

Conforme o pesquisador Celso Manzatto, da Embrapa Meio Ambiente, responsável pela Plataforma ABC na Embrapa, o usuário pode ainda emitir um relatório da propriedade para o período do cálculo e todas as informações ficam armazenadas no WEBGIS, permitindo a avaliação do histórico de uso da terra e balanço de carbono das propriedades de interesse. 

Manzatto destaca que o módulo desenvolvido para conciliar rastreabilidade e dados do GHG Protocol, possibilitando o registro de evidências, com fotos e mapas, armazenamento colaborativo de dados on-line e capacidade de divisão da propriedade em diferentes cultivos, criou funcionalidades antes inexistentes na ferramenta do GHG Protocol. 

A customização do módulo Carbono foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, especializado em soluções de software e hardware, sob orientação da equipe de coordenação do sistema AgroTag. 

O aplicativo AgroTag Carbono está disponível na loja de apps da google e o WEBGIS AgroTag Carbono é acessado de forma online, por meio do site do sistema AgroTag.

A equipe técnica e os pontos focais do projeto por parte da Embrapa são os gestores do módulo, contando com perfil de usuário de 'coordenador'. Este grupo é responsável pela gestão de dados e de usuários, ou seja, tem a decisão de quem acessa o módulo carbono e quais usuários tem acesso individual a seus dados, e quais acessam os dados de todos os integrantes desse módulo. 

AgroTag

O AgroTag, sistema desenvolvido pela Embrapa com apoio da Plataforma ABC, como parte da estratégia multiescalar de integração de dados locais com produtos de geotecnologias para o acompanhamento da dinâmica dos sistemas produtivos agropecuários, florestais e das tecnologias sustentáveis do Plano ABC, visa também à estruturação de uma Rede Colaborativa para sistematização de dados sobre uso e cobertura das terras da área rural do país. O sistema contempla aplicativos para dispositivos móveis voltados para coleta e uso de dados em campo por meio da utilização de formulários de uso e cobertura das terras. 

O app conta com diferentes funcionalidades, como captura de fotos georreferenciadas e capacidade de vetorização em tela, operando de maneira integrada ao ambiente WebGis (Sistema de Informações Geográficas on-line) com base de dados multifonte, como imagens, mapas e dados alfanuméricos, possibilitando consultas e análises geoespaciais.

O WebGis comunica-se diretamente com o aplicativo e permite aos usuários parceiros o acesso rápido aos dados coletados, bem como análises integradas desses dados de campo a outras bases de dados. Considerando as funcionalidades de rastreabilidade, armazenamento e segurança de dados, o AgroTag foi proposto como uma das ferramentas para compor o sistema de MRV das Emissões de Gases de Efeito Estufa da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.

Por meio do AgroTag é possível realizar a coleta conjugada de formulários, fotos e desenhos georreferenciados, viabilizando a rastreabilidade de dados da área avaliada, com possibilidade de acompanhamento do histórico desde o início da implantação da tecnologia (blockchain - rastreabilidade de todo o processo na forma de instrumentos de TI), permitindo ainda o cruzamento das informações de campo com base de dados geoespaciais e acompanhamento das áreas por imagens de satélite, com todas as informações resguardadas em um ambiente online.

Além da versão do AgroTag aberto ao público em geral, visando atender as demandas dos grupos de projetos e parceiros, bem como aumentar a abrangência de suas aplicações práticas, o sistema também possui módulos temáticos como instrumento avançado de transferência de geotecnologias da Embrapa e suporte às cadeias produtivas, contando atualmente com o AgroTagILPF, AgroTagAQUA, AgroTagVEG, AgroTagMFE, AgroTagPará e agora com o AgroTagCarbono.

O Sistema foi concebido em 2016 e desde então vem sendo aprimorado por meio de parcerias como Associação Rede ILPF, Projeto BRS Aqua/BNDES, Fundo Amazônia/BNDES, Governo do Pará e por este Projeto. As informações da série AgroTag estão disponíveis on-line.