Caravana FertBrasil compartilha tecnologias para reduzir dependência internacional por fertilizantes em mais uma etapa em SP

Por Gisele Rosso, Embrapa Pecuária Sudeste

Caravana FertBrasil compartilha tecnologias para reduzir dependência internacional por fertilizantes em mais uma etapa em SP
Foto: Divulgação Embrapa

Diminuir a dependência externa de mais de 80% dos fertilizantes para em torno de 50% é o objetivo do Plano Nacional de Fertilizantes. Segundo o assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), José Carlos Polidoro, alcançando essa meta, o país terá capacidade de abastecer o mercado interno em tempos de crise e também de manter a estabilidade dos preços e a oferta de insumos aos produtores brasileiros. Ainda, de acordo com ele, o Plano busca tornar o país autônomo em desenvolvimento de tecnologias adequadas ao ambiente de produção tropical. “Hoje, o Brasil importa as tecnologias que são usadas na agropecuária. A caravana FertBrasil está alinhada a essas metas. A essência é levar as tecnologias e os conhecimentos, de forma interativa, discutindo com os elos da cadeia a melhor maneira de aplicá-los no campo”, destaca Polidoro.

Dando continuidade às ações da Caravana, no dia 11 de outubro, ocorre mais uma etapa no estado de São Paulo. Desta vez, o evento será em Piracicaba, na Esalq (USP), das 14 às 18 horas, durante a 66ª Semana “Luiz de Queiroz”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Para o professor Paulo Pavinato, do departamento de Ciência do Solo da Esalq, a organização da Caravana como parte da programação técnico-científica da edição de 2023 da Semana será prestigiada por alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área que buscam melhorar a produção agropecuária com sustentabilidade.

A ideia é tornar mais racional e eficiente o uso de fertilizantes. Para isso, os especialistas da Embrapa abordam vários temas de interesse de técnicos e produtores, como planejamento do melhor uso das terras, práticas para utilização de nutrientes, novos fertilizantes e insumos, tecnologias sustentáveis de manejo e soluções digitais.

Conforme o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Alberto Bernardi, que coordena essa etapa, a eficiência brasileira no uso de insumos é baixa. “Os dados de pesquisa têm mostrado que a agricultura interna, infelizmente, não utiliza bem os nutrientes de uma maneira em geral. A caravana vem para reforçar os conhecimentos aos técnicos, produtores e futuros profissionais da área. Já temos tecnologia disponível para sermos mais eficientes, usando novas fontes, soluções apropriadas às nossas condições tropicais e utilizando sistemas de produção mais sustentáveis. Queremos, com isso, diminuir a dependência externa de nutrientes”, explica Bernardi.

A caravana já percorreu 18 estados brasileiros, sendo realizada em 46 municípios das principais regiões produtoras do país. Desde 2022, os pesquisadores da Embrapa levam às regiões brasileiras boas práticas, tecnologias e o manejo apropriado dos insumos para aumentar a eficiência no campo.


Serviço

Caravana Fert Brasil no Estado de São Paulo
Dia: 11 de outubro
Horário: 14h às 18 horas
Local: Auditório da Engenharia, na ESALQ/USP, em Piracicaba (SP).
Inscrições: http://embrapa.br/caravana-fertbrasil/piracicaba