Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas oferece curso gratuito de biotecnologia vegetal

Por Graziella Galinari, Embrapa Agricultura Digital

Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas oferece curso gratuito de biotecnologia vegetal
O curso é voltado para profissionais de biotecnologia e alunos de pós-graduação. As inscrições devem ser feitas até 31 de julho – Imagem: Divulgação

O Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC), uma parceria entre a Embrapa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está recebendo inscrições para a quinta edição do curso “From Gene to Trait”. O curso abrange desde as principais ferramentas de investigação da biotecnologia vegetal, como identificação de genes e microrganismos associados, até temas como marcos regulatórios e propriedade intelectual.

Ano passado, ainda em regime de restrições sanitárias, participaram 60 alunos. Este ano, o curso volta a ter 100 vagas. Realizado no auditório da Embrapa Agricultura Digital, em Campinas (SP), o curso é gratuito, mas há uma seleção entre os candidatos, pois a procura costuma ser quatro vezes maior que o número de vagas oferecidas.

Além de palestrantes da Unicamp e da Embrapa, o curso conta com a participação de profissionais do VIB (Bélgica), Unesp, USP, UFRJ, CTC e de empresas do ramo da biotecnologia, como a Stoller, LP Sementes, Oxitec, as startups Symbiomics e as consultorias Kasznar Leonardos e SLC. Os especialistas abordarão técnicas como: descoberta de genes usando a bioinformática, associação genômica ampla, genômica comparativa e transcriptômica, análise de microbiomas, metagenômica, coleções de cultura de microrganismos, inoculantes sintéticos, ensaios de inoculação e edição genética.

O curso tem como público-alvo estudantes de pós-graduação e profissionais de empresas que atuam no ramo de biotecnologia agrícola que estejam interessados em atualizar seus conhecimentos sobre genômica. As aulas serão realizadas em português e em inglês.

As inscrições devem ser feitas até 31 de julho, neste link. Todos os candidatos serão notificados até 7 de agosto.

Participantes que tiverem 75% de presença terão certificado. Alunos de pós-graduação que desejarem contabilizar o curso como crédito para o seu programa de pós-graduação podem se matricular como aluno regular ou especial na disciplina do catálogo do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Unicamp (disciplina: “NG300 – Do Gene ao Fenótipo: Uma Introdução ao Pipeline de Biotecnologia Avançada (From Gene to Trait: an Introduction to an Advanced Biotechnology Pipeline”, 3 créditos). Mais informações sobre procedimentos e prazos de inscrições na página da Diretoria Acadêmica da Unicamp.

Sobre o GCCRC

O GCCRC é uma iniciativa entre Embrapa e Unicamp – no âmbito do programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) – para o desenvolvimento de plantas adaptadas aos estresses das mudanças climáticas globais. Sua plataforma de pesquisa envolve ferramentas de bioinformática, edição gênica, transformação, microbioma, fenotipagem, propriedade intelectual e assuntos regulatórios.

Serviço

Evento: curso “From Gene to Trait”

Quando: de 18 a 22 de setembro de 2023, de 8h-17h

Local: Auditório da Embrapa Agricultura Digital – Av. Dr. André Tosello, 209, Cidade Universitária, Campinas (SP).

Inscrições para a seleção: até 31 de julho de 2023 pelo formulário on-line https://www.gccrc.unicamp.br/course-from-gene-to-trait/

Resultado da seleção: 7 de agosto de 2023

Mais informações: [email protected]