Como produzir até 90% do fertilizante na fazenda por um terço do custo

Da Redação FEBRAPDP

Como produzir até 90% do fertilizante na fazenda por um terço do custo

Nesta quarta-feira, dia 19, às 19h, o canal do Ronaldo Trecenti no YouTube vai fazer uma live sobre um tema que muito interessa aos produtores rurais: a produção de biofertilizantes na propriedade. O assunto tem adquirido grande importância nos últimos tempos, quando o preço dos fertilizantes minerais importados disparou em função do cenário internacional. O encontro Produção de Biofertilizantes no Agro: da Teoria à Prática, mostrará que é possível produzir até 90% do fertilizante na própria fazenda, por um terço do custo e mantendo a capacidade produtiva do solo.

A live será conduzida pelo próprio Trecenti e contará com a participação de Fernando Augusto da Silveira, biólogo e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Moara Bioestimulantes Agroambientais, de Joisman Fachini, engenheira agrônoma e doutoranda na Universidade de Brasília, consultora técnica na produção de fertilizantes organominerais, e de Paulo Roberto Cuoco de Melo, administrador e produtor rural na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, em Cidade Ocidental, GO. Ao final, haverá um debate com perguntas dos expectadores e respostas dos palestrantes. A iniciativa conta ainda com o apoio da Federação Brasileira do Plantio Direto – FEBRAPDP.

Com longa experiência e uma trajetória profissional que se entrelaça à Agricultura Sustentável, Ronaldo Trecenti é agrônomo, professor e CEO da Pio Consultoria em Brasília, e, nos últimos meses, vem tocando o projeto Live ILPF no YouTube, no qual, quinzenalmente, reúne especialistas conceituados no setor para tratar, de forma objetiva e didática, a respeito de soluções tecnológicas que garantam na prática do dia a dia do campo a sustentabilidade da atividade sob diversos aspectos. Para assistir à live, acesse: https://youtu.be/BLSrOaXxf8g.

Segundo ele, a temática tem grande importância neste momento por causa do aumento que a gente teve no preço dos fertilizantes minerais importados, da questão do aumento do dólar, da guerra entre a Rússia e Ucrânia, convergindo para o risco do desabastecimento. No entanto, “o produtor pode produzir na sua fazenda, aproveitando os resíduos da produção animal, seja de aves, de suínos ou de bovinos, junto com outros materiais, fazendo uma compostagem, utilizando o tratamento com rochas minerais, os remineralizadores ou pó de rocha. Na live do dia 19, incluiremos neste contexto também a utilização do lodo de esgoto”.

Trecenti lembra ainda que, de problema na cidade, a destinação desses dejetos pode representar uma boa oportunidade tanto para o campo como para a cidade. “Com os devidos cuidados e tratamentos, o lodo pode ser utilizado como fonte de matéria orgânica, passando pelo processo de compostagem e tratamentos com microrganismos inoculados (bioinsumos). Tem-se, então, a produção de fertilizante de baixo custo na fazenda, enriquecendo o solo com minerais e também com matéria orgânica. Isso ajuda o produtor a melhorar o seu ambiente produtivo, ajuda a melhorar resistência e a resiliência a intempéries por potencializar a capacidade de troca catiônica, transformando o solo em um armazém de fertilizantes e a caixa d'água ao mesmo tempo”.

Para ele, tudo isso, porém, exige todo um procedimento padrão, o controle de qualidade está normatizado pelo Ministério da Agricultura e pode ser feito. “O que tem acontecido, no entanto, é que alguns produtores estão fazendo sem os devidos cuidados, pois algumas empresas também estão produzindo microrganismos abaixo da concentração exigida e é muito importante que isso seja feito com controle”.