Conservação do solo e da água é tema de dias de campo realizados no Oeste Catarinense

Da Assessoria de Comunicação da Epagri

Conservação do solo e da água é tema de dias de campo realizados no Oeste Catarinense
Na Fazenda Banhado Verde de Faxinal os participantes conheceram os princípios da agricultura regenerativa - Foto: Divulgação/Epagri

Em agosto a Epagri promoveu três dias de campo no Oeste Catarinense com foco na conservação do solo e da água e na agricultura regenerativa: nos municípios de Galvão (4), de São Domingos e de Xanxerê (10). Os eventos fazem parte de um projeto desenvolvido pela Empresa para incentivar a adoção dessas práticas pelos agricultores familiares com o objetivo de reduzir os problemas ambientais ocorridos pela erosão do solo e desta forma melhorar a produtividade e a rentabilidade das lavouras.

Em Galvão o dia de campo ocorreu na propriedade do agricultor Luiz Giacomin, na Linha São Miguel, com a presença de 130 participantes de nove municípios da região.  O evento teve como palestrante Diego Aléssio, da Fazenda Banhado Verde de Faxinal dos Guedes, que trouxe a experiência da família com a agricultura regenerativa. Também foram realizadas oficinas sobre mensuração do grau de compactação do solo com a empresa Camisc, avaliação do perfil do solo com André Rech da empresa Raíx e apresentação de maquinários adaptados para Plantio Direto com Diego Aléssio. A organização foi da Epagri em parceria com a Prefeitura e a família Giacomin.

Em São Domingos o evento ocorreu na comunidade de Maratá por meio de uma parceria entre Epagri, CooperAlfa, Sulboro e Gana Máquinas Agrícolas, reunindo aproximadamente 40 pessoas, entre agricultores e estudantes. O dia de campo contou com a palestra do pesquisador da Epagri de Chapecó Leandro do Prado Wildner sobre agricultura regenerativa e uso de rolo-faca.

Já em Xanxerê o dia de campo foi realizado na comunidade de Cambuinzal e abordou a conservação do solo e da água e a educação ambiental. Participaram cerca de 250 pessoas entre estudantes e agricultores. Este evento faz parte dos projetos desenvolvidos em parceria entre as entidades (Epagri, Cidasc, Lions Clube e Unoesc) junto à Escola de Educação Básica São Caetano e das comunidades onde os alunos desta escola residem. A atividade também teve o apoio da CooperAlfa, Sicredi e Equiter.

Na parte da manhã, foram trabalhados com os alunos temas como a importância da cobertura verde para a conservação do solo e da água, proteção de fonte modelo caxambu, poder filtrante da água pelo solo, plantas de cobertura e polinização por abelhas. Já na parte da tarde participaram os pais dos alunos e outras famílias agricultoras do município. Na oportunidade o grupo conheceu as práticas desenvolvidas na propriedade da família Matté, acompanharam uma estação conduzida pelos técnicos da CooperAlfa com o tema fertilidade e receberam orientações sobre plantabilidade com professores da Unoesc de Xanxerê e avaliação do perfil do solo com técnicos da Epagri. Todos os participantes do dia acompanharam a apresentação de um drone, demonstrando as novas tecnologias existentes no meio rural.