Cooperação Brasil x África para o Desenvolvimento da Agricultura Tropical Sustentável

Da Redação FEBRAPDP

Cooperação Brasil x África para o Desenvolvimento da Agricultura Tropical Sustentável

A live Cooperação Brasil x África para o Desenvolvimento da Agricultura Tropical Sustentável, inicialmente prevista para o dia 4 de outubro, por problemas técnicos, precisou ser reagendada para esta quarta-feira, dia 18. Acontecerá, em tempo real, no Canal do Trecenti, no YouTube a partir das 15h, horário de Brasília, e das 19h, horário de Luanda (Angola). A proposta é discutir diversos aspectos ligados à parceria entre os dois países. Dentre os assuntos abordados estão os desafios e as oportunidades criadas a partir deste entrelaçamento entre o Cerrado brasileiro e a Savana africana.

Na pauta do evento, estão as parcerias público-privadas, a articulação das instituições e dos atores das diversas cadeias produtivas com vistas ao acesso a inovações e ao desenvolvimento tecnológico, científico, acadêmico e prático. Também estão programadas discussões a respeito da captação de recursos financeiros para dar suporte ao fomento, pesquisa, difusão e capacitação técnica para a adoção das Boas Práticas Agrícolas da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e para o uso de bioinsumos, com foco no desenvolvimento de uma agricultura tropical sustentável.

De acordo com Ronaldo Trecenti, engenheiro agrônomo, professor, consultor e moderador do evento, o Brasil está retomando as parcerias estratégicas com os países africanos. “Em recente visita à África, o presidente Lula sinalizou a intenção de retomar a cooperação Brasil-Angola. Então, essa Live tem o propósito de discutir temas de interesses comuns, especialmente na cooperação para o desenvolvimento da agricultura tropical sustentável. O Brasil tem muito a contribuir com todo o potencial de desenvolvimento que nossa agricultura expressou nos últimos 50 anos, saindo da condição de importador de alimentos para exportador, e se transformando hoje no maior produtor mundial de várias commodities.

“Acredito que o Brasil tem o potencial de transferir para lá esse know-how desenvolvido aqui pela pesquisa e pela agricultura baseada em ciência, especialmente, através da Embrapa, permitindo que possamos fazer uma transformação naquela país de forma rápida, ajudando a resolver a questão da fome e gerando oportunidade de negócios para empresários, empresas, técnicos e instituições brasileiras contribuindo positivamente neste processo”.

Destaques da Live ILPF 43:

  • Paulo Roberto Galerani, engenheiro agrônomo Ph.D., Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa;
  • José Geraldo Di Stefano (Cipó), engenheiro agrônomo M.Sc. Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SPIT) da Embrapa Algodão;
  • José Guilherme Tollstadius Leal, engenheiro agrônomo, auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária, adido Agrícola do Brasil em Angola;
  • João Saraiva, engenheiro agrônomo e diretor geral dos Jardins da Yoba, coordenador do Programa de Selecção e Melhoramento no âmbito da parceria JY/IIA, membro do Conselho da AAPA - Associação Agro-Pecuária de Angola;
  • Anderson Renato de Brito Jerónimo, diretor do Gabinete de Estudos Planeamento e Estatística do Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF) Luanda, Angola.

Ao final, haverá abertura para perguntas, respostas e debates, com duração de 30 minutos. Para assistir, acesse o link https://www.youtube.com/live/IGvgBE389KI?si=_YyaDxdheJxiUrH_. O projeto Live ILPF é uma iniciativa do próprio Trecenti e conta com o apoio da FEBRAPDP. Não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre agricultura sustentável com informações de qualidade e profissionais de alto nível.