Dia de Campo da Competição de Cultivares

Assessoria de Imprensa da AgroBrasília

Dia de Campo da Competição de Cultivares

A AgroBrasília realiza no dia 17 de fevereiro, às 8 horas, o Dia de Campo da Competição de Cultivares de Soja, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da empresa Metos Brasil. No evento, os participantes vão poder conhecer detalhes do torneio, como as empresas participantes e as cultivares inscritas. O dia de campo ocorrerá na Fazenda Triacca, no Km 7 da BR-251, no PAD-DF.

A competição de cultivares é uma das atividades de referência da AgroBrasília, cujos resultados serão divulgados durante a Feira, que ocorrerá de 23 a 27 de maio. A prova é uma oportunidade para que agricultores avaliem o potencial produtivo das cultivares, além de observar a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética das sementes.

Nesta edição, são 20 empresas que participaram do torneio e apresentaram 68 cultivares. Em uma dessas cultivares foi feito teste de biológico foliar e na adubação. O plantio ocorreu de 9 a 14 de novembro. Ao todo, são 15 hectares de plantio.

As empresas participantes são Araguaia, Basf (Credenz), Basf S/A (Soytech Sementes), Bayer, Cordius, Corteva, Dimiagro, Dois Marcos Sementes, Embrapa, Equilíbrio, FTS Sementes S/A, GMS, Golden Harvest, Inquima, Koopert, Nidera Sementes, Nutrien, Polli Fertilizantes, Syngenta, e Triunfo Sementes.

Presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), que realiza a AgroBrasília, José Guilherme Brenner destaca que a “competição é uma iniciativa de produtores para produtores, com resultados reais e características que ajudam o agricultor a se manter atualizado e a tomar decisão no momento do plantio”. Ele acrescenta que muitos produtores da região esperam os resultados do concurso para escolher qual cultivar usar.

Coordenador das etapas do ensaio, o engenheiro agrônomo da Coopa-DF Lafayette Machado ressaltou o esforço da organização do torneio para garantir condições isonômicas para as cultivares se desenvolverem. “Asseguramos que os materiais sejam cultivados no mesmo período e sob condições semelhantes. Esse tratamento garante que seja conhecido o potencial genético de cada cultivar e é importante para que o produtor possa avaliar bem as sementes”, afirma.

Além disso, ele falou das novidades: “vieram empresas novas, o que mostra confiança no nosso trabalho, e a Metos, que apoia o dia de campo, traz uma estação meteorológica, que garante dados sobre quantidade de chuva, tempo de insolação, temperatura. Essa estação poderá ser adotada por fazendas, por exemplo, que poderão ter precisão nessas informações e, a partir disso, aperfeiçoar o plantio”.

Patrocínio

O dia de campo tem o patrocínio das empresas Bayer, Dimiagro, Equilíbrio, HNS Máquinas, Koppert, Sicoob Credibrasília e Vegetal.

Dia de Campo da Competição de Cultivares de Soja de 2023

Quando: 17 de fevereiro, às 8 horas

Onde: Fazenda Triacca, no Km 7 da BR-251, no PAD-DF

*O evento é gratuito e os participantes não precisam fazer inscrição.