Dia de Campo no RS trata de Recursos Naturais e Energias Alternativas

Por Rejane Paludo, Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul

Dia de Campo no RS trata de Recursos Naturais e Energias Alternativas
Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

A propriedade da família de Carla e Vanderlei Suliani, na Capela Santana, em São Marcos, RS, sediou o Dia de Campo Socioassistencial com o tema Recursos Naturais e Energias Alternativas, na tarde do dia 7 de outubro. O evento alusivo à Semana da Água 2021 contou com quatro estações sobre captação e aproveitamento da água da chuva, energia solar fotovoltaica, horta doméstica e vermicompostagem e biodigestor, conduzidas por extensionistas da Emater/RS-Ascar, representantes de empresas locais e Sicredi. Participaram agricultores e estudantes, além do prefeito Evandro Kruwer no encerramento.

Os participantes receberam informações e puderam esclarecer dúvidas sobre o uso dos recursos naturais existentes e disponíveis na propriedade e as várias formas de produção de energias alternativas. Três das quatro tecnologias sustentáveis apresentadas foram implantadas na propriedade. Os telhados de três pavilhões contam um sistema de captação de água da chuva, que é conduzida para o açude, assim como a água do degelo das câmaras frias e da lavagem das frutas, sendo utilizada na irrigação do pomar. A família também possui instalados na casa painéis solares que transformam a luz do sol em energia elétrica. Além disso, faz compostagem e vermicompostagem (com minhocas), produzindo adubo a partir de resíduos orgânicos, para utilização na horta para a obtenção de alimentos mais saudáveis e nutritivos e com economia. A outra tecnologia apresentada, do biodigestor, máquina que transforma resíduos orgânicos e esterco em gás de cozinha e fertilizante para horta, pomar e lavouras, está nos planos da família para implantação.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Sicredi, CIC, CDL e Cooperativa Agrícola Mista Rio Branco.