Dia Nacional da Conservação do Solo: Epagri mostra o passo a passo para a construção de terraços na agricultura

Da Assessoria de Comunicação da Epagri

Dia Nacional da Conservação do Solo: Epagri mostra o passo a passo para a construção de terraços na agricultura
Terraços são uma verdadeira obra de engenharia agrícola para evitar a erosão do solo – Foto: Divulgação Epagri

Nesta quarta-feira, 13 de abril, às 14h, a Epagri promove um evento on-line sobre os terraços na agricultura, para celebrar o Dia Nacional de Conservação do Solo, comemorado em 15 de abril. Na oportunidade será apresentado um audiovisual para mostrar o passo a passo de como planejar e construir corretamente os terraços, uma verdadeira obra de engenharia agrícola para evitar a erosão do solo, que requer o emprego conhecimentos técnicos nas áreas de solos, mecanização agrícola, meteorologia e hidrologia. O evento é gratuito e será transmitido pelo canal de capacitações da Epagri.

O pesquisador da Epagri/Cepaf, Leandro Wildner, destaca que a água é o principal causador da erosão que ocorre nas lavouras. “Para evitar a ação da chuva sobre o solo e promover o máximo de infiltração de água, a recomendação técnica básica é a proteção do solo, a exemplo do uso de plantas de cobertura. Para manejar a água de escoamento, a recomendação técnica é o uso de práticas conservacionistas complementares como o terraceamento. O terraceamento é a prática de planejamento e construção de terraços”, explica o pesquisador.

Terraços são estruturas de terra construídos transversalmente à inclinação do terreno com o objetivo de dividir a rampa em pedaços de modo que a água que escoa entre um terraço e outro não tenha nem quantidade e nem velocidade suficiente para causar erosão. “No final das contas, a água escoada é captada pelo canal do terraço. De acordo com o tipo de solo e a inclinação do terreno, o terraço construído ou acumula a água no próprio canal onde parte evapora e parte infiltra ou encaminha a água para um canal escoadouro. O canal escoadouro, por sua vez, fará o deságue de toda a água recebida do sistema de terraços para um local adequado”, diz o pesquisador.

Para participar do evento, clique aqui.

Terraço: essencial para a agricultura conservacionista

O audiovisual “Terraço: essencial para a agricultura conservacionista” foi gravado no município de Caxambu do Sul, Oeste Catarinense, na propriedade do agricultor Jaime Golin e do seu filho André. A produção mostra didaticamente como determinar a taxa de infiltração de água no solo e a demarcação dos terraços, bem como a fazer a construção utilizando diferentes máquinas, a exemplo do arado de disco, trator de esteira e patrola.

Vídeo mostra como fazer a construção utilizando diferentes máquinas, a exemplo da patrola

A propriedade é uma unidade de referência técnica da Epagri na região em conservação do solo. Marcelo Bassani, extensionista e organizador da produção audiovisual, destaca que a família Golin não mede esforços para conservar o solo e manter a água na lavoura. “O resultado desse esforço é recompensado nos períodos de estiagens com produção mais estável, pois a água está disponível para as plantas. E em períodos de chuva evita a erosão e as perdas de nutrientes e de solo, que causam problemas nas estradas e nos rios, além de perdas econômicas para a família”, diz o extensionista.

O vídeo contou com a participação dos agricultores, da prefeitura municipal de Caxambu e de 15 profissionais da Epagri, entre extensionistas e pesquisadores.

Ele foi produzido pelo Departamento de Comunicação e Marketing da Epagri por Eonir Malgaresi (produção), Marco Lemos e Jonatan Jumes (imagens), Antonio Azevedo e Sebastião de Góis (edição) e Estevam Orben (apoio)

Confira o vídeo abaixo: