Duas sacas a mais por hectare

Da Redação FEBRAPDP

Duas sacas a mais por hectare

A semeadura do milho safrinha na cultura da soja precoce para maior rendimento produtivo do milho é o tema da Live ILPF 27 – Sistema Antecipe, que acontece hoje, dia 25 de janeiro, às 19h, no Canal do Ronaldo Trecenti no Youtube. A proposta central é mostrar os resultados de pesquisa e de campo que a tecnologia, que preconiza a antecipação da sua implantação da lavoura vem obtendo. Destaque para o melhor aproveitamento da umidade residual do solo e das chuvas do final do verão. Cada dia de antecipação da semeadura do milho tem proporcionado um incremento de produção de 2 sacas/ha. Esse ganho de produtividade é altamente significativo em regiões onde as chuvas se encerram mais cedo. Em sistemas de produção com irrigação pode reduzir o consumo de água e antecipar a liberação de áreas para novos plantios.

Sob a moderação do próprio Trecenti, que é engenheiro agrônomo, professor na Unoeste, especialista em BPAs ABC e CEO da Pio Consultoria Agroambiental, de Brasília, estarão reunidos para falar sobre o assunto: Émerson Borghi, engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, que falará sobre o Sistema Antecipe; Álvaro Aleixo Manfré, técnico agrícola, representante Comercial da Jumil, que tratará de detalhes técnicos determinantes para o sucesso no uso do sistema, e Evandro Rafael de Oliveira, gerente comercial Brasil e coordenador de vendas Centro-Oeste, especialista em vendas da Jumil, abordando a inovação e desenvolvimento da plantadeira Jumil para o Sistema Antecipe. Logo após as falas, o espaço será aberto para debate, perguntas e respostas.

Segundo Trecenti, além do ganho de umidade do solo, com a antecipação da janela, há também o aproveitamento da luminosidade. “O fotoperíodo traz para a cultura de milho uma vantagem de produtividade e rentabilidade, fato que se torna significativo quando se pensa em escala em 100, 500, 1000, 5 mil, 10 mil hectares. Visto que hoje o milho safrinha é o principal período de produção de milho no Brasil, uma vez que se tornou maior que a própria safra de verão. Em áreas irrigadas, o sistema de antecipação do milho, vai também antecipar a colheita da safrinha, liberando a área para outros cultivos, com ganhos de agilidade na parte operacional. Trata-se de um sistema inovador, para o qual existe uma série de critérios que serão apresentados na live”.

O projeto do Sistema Antecipe é uma parceria entre a Embrapa Milho e Sorgo e a Jumil. Enquanto a Embrapa cuidou da parte agronômica, a Jumil trouxe a tecnologia do maquinário. Foi justamente, a partir de demandas de produtores à empresa, que solicitavam configurações especificas para as semeadeiras, que se pensou na solução. No encontro desta quarta, esses e outros detalhes serão apresentados. A iniciativa conta ainda com o apoio da Federação Brasileira do Plantio Direto – FEBRAPDP. Para assistir à live, acesse: https://www.youtube.com/@ronaldotrecenti270