Edital vai apoiar projetos voltados a reduzir emissões e a promover a agricultura sustentável

Da Agência FAPESP

Edital vai apoiar projetos voltados a reduzir emissões e a promover a agricultura sustentável
Chamada de propostas lançada pelo Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais busca fomentar soluções para os setores de mudança de uso da terra e agropecuária - Imagem: Gerd Altmann/Pixabay

O Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) anuncia uma nova chamada de propostas com foco em mudança do uso da terra e agropecuária.

O objetivo da chamada é fomentar pesquisas que abordem soluções para a redução do desmatamento e da degradação florestal em todos os biomas e, com isso, reduzir emissões de CO2 no setor de mudanças de uso de solo.

A chamada também visa apoiar o desenvolvimento de estratégias ao longo da cadeia de produção de alimentos no campo, aumentando a produtividade agropecuária e contribuindo para a segurança alimentar e nutricional no país e no mundo, em face das mudanças climáticas globais.

A FAPESP reservou R$ 10 milhões para apoiar projetos selecionados no âmbito da chamada. Pesquisadores poderão pleitear financiamento em quatro modalidades de Auxílio à Pesquisa: Jovem Pesquisador, Temático, Regular e PITE (Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica).

Serão priorizadas as propostas que considerem em sua abordagem não apenas o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas nº 13 (“Ação contra Mudança Global do Clima”), mas também os ODS nº1 – Erradicação da Pobreza; 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; e 5 – Igualdade de Gênero.

Também terão preferência os pesquisadores que considerem oportunidades de cooperação internacional.

Propostas devem ser submetidas pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até 3 de março de 2023.

A chamada está publicada em: fapesp.br/15678.