Em debate, o cenário para feijões especiais e pulses no Cerrado

Da Redação FEBRAPDP

Em debate, o cenário para feijões especiais e pulses no Cerrado

Feijões especiais, como o branco e o rajado e culturas como grão-de-bico, lentilha, ervilha, entre outras (denominadas pulses) estarão sob os holofotes da 32ª edição da Live ILPF, que acontece nesta quarta-feira, dia 12 de abril, no Canal do Trecenti, no Youtube, a partir das 19h. O espaço virtual será ocupado por seis especialistas do setor que vão tratar sobre as oportunidades e desafios desde segmento no Cerrado.

De acordo com Ronaldo Trecenti, engenheiro agrônomo, professor, consultor e moderador do evento, a live Cultivo de Feijões Especiais e Pulses tem o intuito de levar ao público uma visão mais ampla do mercado que essas novas opções de cultivo significam. “O segmento dos feijões especiais e dos pulses proporcionam agregação de valor à produção; inclusive, com vistas à conquista de novos mercados. Além disso, cria a possibilidade de rotação de culturas, em especial para os cultivos com irrigação”.

Segundo ele, a live também tem o objetivo de divulgar a próxima AgroBrasília, feira que acontecerá no período de 23 a 27 de maio, onde acontecerá o Pulse Day. Haverá ainda na live o reconhecimento do papel relevante do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal - PAD-DF e o pioneirismo da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal - COOPA-DF na colonização agrícola e no desenvolvimento agroindustrial, econômico e social da região do Planalto Central.

Participam da Live ILPF 32:

  • José Guilherme Brenner, presidente da COOPA-DF e da AgoBrasília, Produtor Rural, Fazenda Araçá Vermelho, Brasília, DF;
  • Leomar Cenci, ex-presidente da COOPA-DF e da AgoBrasília, Produtor Rural, Fazenda Nativa, Brasília, DF;
  • Warley Marcos Nascimento, engenheiro agrônomo, Dr. pesquisador e chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Brasília, DF;
  • Leandro Lodéa, produtor rural, Fazenda Além do Horizonte, Nova Ubiratã, MT;
  • Afrânio Cesar Migliari, presidente da Câmara Setorial de Feijões e Pulses do Mapa e diretor executivo da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso - APROFIR, Cuiabá, MT;
  • Marcelo Eduardo Lüders, presidente do Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais - IBRAFE, idealizador do Pulse Day e Fórum do Feijão, Curitiba, PR.

Ao final, haverá abertura para perguntas, respostas e debates, com duração de 30 minutos. Para assistir, inscreva-se no canal acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=VTlF5nJREE0, ative o sininho de notificações, assista a outras lives, se gostar compartilhe com a sua rede de amigos e deixe o seu like. O projeto Live ILPF é uma iniciativa do próprio Trecenti e conta com o apoio da FEBRAPDP. Não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre agricultura sustentável com informações de qualidade e profissionais de alto nível.