Embrapa seleciona bolsista para projeto sobre balanço de carbono na produção agrícola

Por Graziella Galinari, Embrapa Agricultura Digital

Embrapa seleciona bolsista para projeto sobre balanço de carbono na produção agrícola
Foto: Gabriel Faria/Embrapa Agrossilvipastoril

A Embrapa Agricultura Digital (Campinas, SP) está selecionando bolsista com nível de doutorado para atuar no projeto “Balanço e pegada de carbono na produção de soja, milho e cana-de-açúcar: métricas, ferramentas e protocolos para o ambiente tropical e sub-tropical no território Brasileiro”. A Bolsa de Estímulo à Inovação, no valor de R$ 6.000,00 mensais, é oferecida pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). As inscrições se encerram no dia 1º de março e devem ser realizadas no site da fundação. Os interessados deverão preencher o formulário com suas informações curriculares e enviar para o e-mail [email protected], juntamente com o currículo lattes (Chamada nº 26/2023).

>> Acesse o edital aqui

O candidato deve possuir título de doutor na área de execução do projeto com experiência profissional mínima comprovada de cinco anos em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. São requisitos para a vaga ter experiência na calibração e aplicação de modelos biofísicos de desenvolvimento e crescimento de culturas agrícolas, além de conhecimento avançado em organização e manipulação dados e pós-processamento dos resultados, preferencialmente em programação na linguagem R.

Entre outras atividades, o bolsista vai atuar no desenvolvimento de rotinas para calibrar e validar modelo biofísico para determinação da produtividade primária das culturas com os dados de sítios experimentais e dados de rendimento ao nível de talhão. Também irá acompanhar o acoplamento do modelo biofísico com um modelo de simulação da dinâmica do carbono orgânico no solo e elaborar relatórios e artigos científicos.

A bolsa tem duração prevista de 12 meses. O processo de seleção será feito por meio da análise das informações curriculares e entrevista. Dúvidas deverão ser encaminhadas por e-mail para [email protected] com o assunto “Dúvidas sobre Chamada nº 26/2023 para Seleção de Bolsistas”.