FEBRAPDP e Mapa firmam parceria para Fundo Euroclima+

Da Redação FEBRAPDP

FEBRAPDP e Mapa firmam parceria para Fundo Euroclima+
Foto: Divulgação

A bandeira é antiga: convencer um número maior de agricultores a adotar o Sistema Plantio Direto em função das vantagens agronômicas, ambientais e econômicas que o modelo proporciona. E não é só antiga, é difícil também. Por essa razão, a fim de superar os desafios e avançar no estabelecimento de uma agricultura brasileira cada vez mais sustentável, a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto – FEBRAPDP e o Ministério da Agricultura – Mapa firmaram, no dia 1º de setembro, um acordo de cooperação técnica que viabilizará acesso aos recursos do fundo Euroclima+, o principal programa de cooperação da União Europeia para sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas na América Latina, voltado para ações de fomento à mitigação climática, adaptação, resiliência e investimento.

Os recursos do fundo no valor de 600 mil euros vão fomentar as práticas do Plano ABC+ para o fortalecimento do SPD. Trata-se de uma proposta da FEBRAPDP feita em 2018 ao Mapa com vistas a criar bases científicas ainda mais robustas para ajudar no potencial de comprovação e convencimento a respeito da efetividade do SPD. A aprovação junto ao Euroclima+ significa o estabelecimento de um arranjo onde o financiamento do projeto será coordenado pelo governo brasileiro, na pessoa do Mapa, e sua execução fica a cargo da FEBRAPDP.

Sidney Medeiros, Auditor Fiscal Federal Agropecuário, do Ministério da Agricultura, explica que assinatura do acordo de cooperação técnica é a formalização do contrato desta parceria, através do qual Ministério e federação ficam com suas atribuições específicas descritas e definidas, bem como a vigência de 24 meses e outras responsabilidades. Em sua opinião, o acordo cria uma possibilidade formalmente estabelecida capaz de permitir a ampliação das ações conjuntas na qualidade de política pública, o que contribuirá para a evolução da adoção do Sistema Plantio Direto.

“Ao adotar o Sistema Plantio Direto, o produtor está entrando num modelo de produção que, em relação a plantio convencional, vai trazer mais renda para ele; vai trazer também uma resiliência climática, porque as lavouras plantadas sob SPD têm uma capacidade maior de resistir a uma seca ou a um veranico, por exemplo, e, além disso, trará ainda como benefício a mitigação das emissões de gás carbônico. Desta forma, o SPD é uma ferramenta alinhada com os objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, o Plano ABC+, do Mapa, por ser comprovadamente atinente às três premissas do projeto: mitigação, adaptação e retorno econômico”, desta Medeiros.

"O Sistema Plantio Direto comprovadamente proporciona maior adaptação dos agricultores aos eventos climáticos extremos, como os veranicos. Por meio do projeto e da parceria do Mapa com a Febrapdp e a Expertise France, através do Fundo EuroClima, será possível ampliar o conhecimento sobre esse importante sistema de produção e sua consequente adoção pelas propriedades rurais do Brasil", afirma a Secretária da Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/MAPA), Renata Bueno Miranda.

Para João Carlos de Moraes Sá (Juca Sá), professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e presidente da Comissão Técnico-Científico da FEBRAPDP, o acordo de cooperação técnica entre o Mapa e a FEBRAPDP vem consolidar uma parceria entre as instituições. Ele explica que em 2020, a federação, através do Mapa, submeteu o Projeto Sistema Plantio Direto - Base para uma Agricultura Sustentável/Agro+ ao Euroclima+, que, posteriormente, aprovou com louvor o projeto.

“Os resultados desse projeto vão dar imenso suporte não apenas à FEBRAPDP, no que diz respeito à expansão do SPD nas diferentes regiões brasileiras, mas também ao próprio Programa ABC+ em suas ações para redução da emissão de carbono na agricultura brasileira. Trata-se de um exitoso programa lançado em 2010, que transformou as características de encarar a agricultura no contexto ambiental”.

Sá destaca ainda que “o Programa ABC+ visa não somente o aumento da produção, a melhor capacidade de produzir, mas também a harmonização entre produzir e não degradar, ao mesmo tempo que incentiva as políticas de menor emissão de CO2 através do processo agrícola. Então, esse acordo firmado é um verdadeiro marco, e vem para costurar ações estratégicas de cada uma das instituições no sentido de coordenar e fortalecer a sustentabilidade dentro agricultura brasileira”.

Sobre o Projeto Sistema Plantio Direto - Base para uma Agricultura Sustentável/Agro+, que fundamentou a obtenção do apoio do Euroclima+, o presidente da FEBRAPDP, Jonadan Ma, explica que é a comprovação de um reconhecimento internacional da seriedade e qualidade da iniciativa da FEBRAPDP. “O projeto evidencia o que as ações pela agricultura sustentável no Brasil são capazes de fazer para a preservação do solo, do ar, das águas e, principalmente, com relação à recuperação natural do carbono nos biomas nativos brasileiros que foram explorados para a agricultura. Os três módulos que compõem o projeto dão ideia da abrangência e dimensão do trabalho: Módulo I - Capacidade de recuperação do carbono orgânico do solo devido ao Sistema Plantio Direto de longa duração em biomas brasileiros; Módulo II - Fortalecimento do Sistema Plantio Direto com qualidade, implementando o Índice de Qualidade Participativo (IQP), e Módulo III - Indicadores biológicos e qualidade do solo em Sistema Plantio Direto”, destaca Ma.