FEBRAPDP lança eventos comemorativos ao cinquentenário do Sistema Plantio Direto

Com palestra e a antecipação de novidades, a conferência de lançamento atraiu o público ligado ao setor agropecuário, entre técnicos, empresários, profissionais, estudantes e agricultores interessados no sistema, que nasceu no Brasil e conquistou adeptos pelo mundo

FEBRAPDP lança eventos comemorativos ao cinquentenário do Sistema Plantio Direto

A atual e as novas gerações do setor agropecuário e a sociedade em geral têm um contrato de gratidão com os pioneiros do Sistema Plantio Direto (SPD) e toda cadeia produtiva pela responsabilidade de garantirem uma agricultura economicamente rentável, com justiça socioambiental, perseguindo aumento do teto de produção. O que desperta questionamentos sobre o futuro do setor e do Sistema Plantio Direto (SPD)

Algumas respostas e discussões estarão em debate no 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha e o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto, entre os dias 5 e 8 de julho de 2022, em Foz do Iguaçu (PR). O tema será: “Sistema de Plantio Direto – Preservando o Solo, a Vida e as Gerações Futuras”. O lançamento oficial dos eventos, que serão em formatos presencial e on-line, foi no dia 27 de outubro, em uma conferência, que está disponível no Facebook e YouTube.

Os dois eventos simultâneos comemoram os 50 anos do SPD, na América Latina, e os 30 anos da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP), uma das organizadoras, em parceria com a Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável (CAAPAS).

O lançamento foi uma prévia do que os encontros abordarão, com uma expectativa de cerca de 800 participantes.  

A palestra do presidente da Comissão Técnica-Cientifica da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, João Carlos de Moraes Sá, o Juca Sá, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), chamou a atenção pelos aspectos técnicos e capacidade de previsão futura.

O tema despertou momentos de emoção entre os participantes, que destacaram a oportunidade de comemorar cinco décadas do SPD, mas também lembraram o pioneirismo de Herbert Bartz, o pai do SPD, que faleceu em 2021, aos 83 anos.

Nessa conferência de lançamento, a mediação foi realizada pelo presidente da FEBRAPDP e da CAAPAS, Jônadan Hsuan Min Ma, e o gerente administrativo da FEBRAPDP, Jeankleber Bortoluzzi.

 Participaram ainda os representantes dos copromotores, a pesquisadora Marie Bartz, do Centro de Agricultura Regenerativa e Biológica / CARE-BIO e Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (Portugal);  Ricardo Ralisch, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL); o professor Márcio Furlan Maggi, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); o senhor John Franco Keller, diretor do Colégio Agrícola de Manoel Moreira Pena, de Foz do Iguaçu;  Vandeir Conrad, superintendente de Negócios Agrícolas da Lar Cooperativa Agroindustrial e Alvadi Antônio Balbinot Junior, chefe- adjunto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Soja).

Os eventos também contam como copromotores o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Federação da Agricultura do Estado do Paraná/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural FAEP/SENAR.

Segundo a avaliação de Jônadan Hsuan Min Ma, o lançamento dos dois eventos teve uma repercussão importante nacional e internacionalmente.

“Após longo período pandemia, estamos preparando esses dois encontros de um modo muito especial. Os eventos reunirão, não apenas os pioneiros, representados pelo Frank Dijkstra, mas os demais que trabalharam para comemorarmos os 50 anos do Sistema Plantio Direto. A técnica foi iniciada em 1972, na Fazenda Rhenânia, do nosso saudoso, Herbert Bartz, que nos deixou.  Vamos poder coincidir as comemorações  emblemáticas  das cinco décadas do sistema e dos 30 anos da federação. O evento de lançamento foi um sucesso. Tivemos a participação de agricultores de vários estados brasileiros e de países, como Argentina, Uruguai e Paraguai. Além disso, tivemos a confirmação dos nossos copromotores do evento”, afirma Ma.

Ma ainda ressalta que a conferência de lançamento chamou a atenção do público pela qualidade do que foi apresentado – uma prévia do que os participantes, no ano que vem, poderão assistir.

“A palestra magna do professor Juca Sá versou sobre o tema do encontro. Ele mostrou, em pouco tempo, como esse sistema, que começou há 50 anos atrás, hoje está consolidado no Brasil e no mundo. Uma referência indiscutível  e um dos grandes responsáveis pela produção  sustentável, preservando o solo, garantindo a vida. Também teve grande repercussão na mídia e nas empresas e instituições”, avalia Ma.

Para gerente da FEBRAPDP, Jeankleber Bortoluzzi, apesar do pouco tempo de divulgação do lançamento, a conferência contou com grande participação de público.

 “O evento de lançamento proporcionou um gostinho do que vem por ai, em 2022, através de importantes dados apresentados pelo professor Juca Sá sobre a contribuição atual do Plantio Direto que, hoje, abrange mais de 36 milhões de hectares no Brasil. Também falou sobre o potencial de melhorias, tanto para expansão deste número, quanto para um grande desafio da FEBRAPDP de transformar o Plantio Direto em Sistema Plantio Direto atendendo os três pilares: ‘não revolvimento do solo, cobertura permanente e rotação de culturas’ e proporcionando assim uma agricultura sustentável com os benefícios de uma maior retenção de carbono no solo”, avalia Bortoluzzi.

Ele ainda convida a todos que tenham interesse no assunto e não puderam acompanhar o evento ao vivo, que contemplem a apresentação disponível nos canais da FEBRAPDP. 

Novidade

O professor da UEL, Ricardo Ralisch apresentou o local onde será realizado o dia de campo dos eventos: as áreas experimentais do Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu, que fica praticamente dentro da cidade, com alta facilidade de acesso.

Ralisch ressaltou a qualidade do local e instigou, especialmente, as empresas ligadas ao setor agrícola em se tornarem parceiras da FEBRAPDP no evento para a realização de campos experimentais e dinâmicas de máquinas agrícolas, relembrando e resgatando essa atividades que foram realizadas em várias edições do ENPDP – sempre com muito sucesso entre o público participante.

São eventos desafiadores e queremos fazer com que sejam diferenciados, tanto na grade de programação, como no campo. Estamos preparando para o dia de campo uma atividade bastante elucidadora, oferecendo muita informação em um curto período de tempo”, destacou Ralisch.    

 

A filha do pioneiro Herbert, Marie Bartz, foi responsável por um dos momentos de emoção ao falar sobre a criação e da concessão inédita da Medalha de Honra Herbert Bartz.

 Essa premiação será uma homenagem aos produtores rurais que se destacaram, no Brasil e nos países das Américas, pela conservação do solo e biodiversidade,  aumento da produtividade com sustentabilidade, utilizando o  utilizando o SPD, uma vez que, o próprio Bartz em vida sempre dedicou todos os méritos advindos do SPD aos esforços e dedicação dos agricultores no Brasil e no mundo.