IDR-Paraná protege mais de 4,5 mil fontes de água em todo o estado

Da Assessoria de Comunicação do IDR-Paraná

IDR-Paraná protege mais de 4,5 mil fontes de água em todo o estado
Foto: Divulgação IDR-Paraná

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) já realizou a proteção de 4.696 nascentes em todo o estado. Todas as propriedades beneficiadas por esse trabalho tiveram suas fontes localizadas por georreferenciamento e a informação passou a constar em um um levantamento que pode ser consultado pelos interessados no site do Instituto. Para acessar ao mapa das fontes georreferenciadas CLIQUE AQUI

A iniciativa faz parte de um compromisso, firmado com a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), para proteger 30 mil nascentes até 2026. A intenção é melhorar a qualidade da água usada pelas famílias rurais paranaenses e garantir o abastecimento nas propriedades.

Até o momento a região de Pato Branco concentra o maior número de fontes protegidas (1.165). Em seguida estão as regiões de Cascavel (541), Toledo (428) e Campo Mourão (335).

O processo

Todas as nascentes passam, primeiramente, por uma limpeza geral para retirar possíveis impurezas. Em seguida, a área da nascente recebe pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo), funcionando como um filtro físico da água. Na sequência, faz-se a colocação de canos de abastecimento das caixas d’água. Por fim, a fonte é lacrada com uma mistura de solo com cimento. Os produtores ainda são orientados a plantar espécies nativas no entorno da fonte, protegendo o solo. Além de garantir água de qualidade, a proteção ainda contribui para evitar que a fonte seque totalmente em períodos de estiagem.

Água de qualidade

Na propriedade de Celeste Zanella Gnoatto, em Itapejara do Oeste, já havia uma fonte protegida há cerca de vinte anos. Mas desde que o produtor instalou uma agroindústria no sítio, a necessidade por água de qualidade aumentou. A solução foi proteger uma outra nascente e, para isso, Celeste contou com a orientação dos extensionistas do IDR-Paraná. Apesar do pouco tempo do trabalho feito, cerca de um mês, Celeste já comemora os resultados. “Compensou bastante fazer a proteção porque a água da nova fonte é muito boa e tem em quantidade”, explicou. Ele informou que a água está sendo usada no consumo da casa e em duas estufas de morango, além da agroindústria. “Futuramente a fonte protegida vai abastecer o sistema de fertirrigação de um plantio de uva que exige água limpa que não entope os equipamentos”, contou Celeste. O produtor acredita que esse trabalho é importante para todo o meio rural. “A água é uma dádiva da natureza. É o recurso mais importante na agricultura. Aqui na região muita gente soterrou as nascentes para dar lugar ao plantio de soja, mas ter água potável e de qualidade é fundamental na propriedade rural”, concluiu o produtor.

Lauro Melzzi, morador da Estrada Tamoio, em Formosa do Oeste, lida com a criação de aves de corte. Ele tem dois aviários nos quais aloja 41 mil aves. Incentivado pelos extensionistas do IDR-Paraná e pela Copacol, Lauro foi um dos primeiros a proteger a nascente no município. Lá se vão 15 anos e hoje ele admite que a situação melhorou bastante. “Antigamente a mina era aberta. Os animais tinham acesso e contaminavam a água. Hoje melhorou bastante, a gente tem uma água mais sadia para beber e para tratar as aves”, afirmou o produtor.

Exemplo ambientalista

A Estância Berno, que fica em Toledo, no distrito de Xaxim recebe turistas para se aventurarem nas trilhas, em meio à natureza, ou para se hospedarem nos quiosques e cabanas. Em setembro, durante as comemorações do dia da árvore, uma das fontes da Estância foi protegida, numa ação dos extensionistas do IDR-Paraná para proteger mil fontes em um dia. “Todo o trabalho merece nota mil. Tudo foi muito bem organizado e executado pelo pessoal do IDR”, disse Heloisa Vessel Berno, proprietária da Estância. Ela acrescentou que a proteção da fonte virou atração na propriedade. “A nascente protegida chama a atenção das pessoas, elas percebem que a preocupação com o meio ambiente é real. Os visitantes veem o cuidado que temos com as nossas nascentes. O trabalho fica como exemplo que pode ser aplicado em outros locais. É como plantar a semente da preservação ambiental”, observou Heloisa Ela acrescentou que outras fontes da propriedade também serão protegidas, já que o pai dela, Valdir Berno, aprendeu a fazer o trabalho com os extensionistas.