ILPF como o uso da teca é tema de live nesta quarta, 26

Da Redação FEBRAPDP

ILPF como o uso da teca é tema de live nesta quarta, 26

Estima-se que atualmente exista em Mato Grosso cerca de 5 mil hectares implantados com o sistema silvipastoril utilizando a teca (Tectona grandis), árvore nativa da Ásia, como componente arbóreo. Fonte de uma madeira versátil e valorizada pelo mercado, a espécie vem obtendo bons resultados no sistema silvipastoril (SSP) ou Integração Pecuária-Floresta (IPF). Por esta razão, a Live ILPF desta quarta-feira, dia 26 de julho, vai trazer o tema Sistemas de ILPF com a Teca. O encontro, ao vivo, acontece a partir das 19h no Canal do Ronaldo Trecenti, no YouTube.

O case de sucesso abordado será o da Fazenda Bacaeri, no município de Alta Floresta, MT, pioneira nos sistemas silvipastoris com clones de teca. Segundo o próprio Trecenti, engenheiro agrônomo, professor, consultor e moderador da Live ILPF, o SSP é utilizado como estratégia de ampliação da área de produção de madeira em regiões onde o uso da terra se dá, predominantemente, através do uso de pastagens e nas quais as condições edafoclimáticas são favoráveis para o cultivo da teca, sem promover a substituição de um monocultivo (pastagens) por outro (florestas plantadas). Para essas situações, a proposta foca na complementação de benefícios como no sistema implantado na Fazenda Bacaeri.

“Na live, serão apresentados e discutidos diferentes aspectos relacionados à implantação de sistemas de ILPF que utilizam a teca como componente arbóreo, com especial ênfase no arranjo de plantio, implantação, condução das árvores, qualidade da madeira e oportunidades de mercado”.

Participam da Live ILPF 39:

  • Maurel Behling, engenheiro agrônomo Dr. em Solos e Nutrição de Plantas, pesquisador em Sistemas de ILPF da Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop, MT
  • Antônio Franscico dos Passos, engenheiro civil, produtor rural, sócio proprietário fundador da Bacaeri Florestal Ltda., Sistema Silvipastoril com teca, Alta Floresta, MT.

Ao final, haverá abertura para perguntas, respostas e debates, com duração de 30 minutos. Para assistir, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=VMgRxpWl9KY&ab_channel=RonaldoTrecenti. O projeto Live ILPF é uma iniciativa do próprio Trecenti e conta com o apoio da FEBRAPDP. Não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre agricultura sustentável com informações de qualidade e profissionais de alto nível.