Inscrições prorrogadas para 16ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e 2º Congresso Sul-Brasileiro de Plantas Bioativas

Por Carina Venzo Cavalheiro, Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade

Inscrições prorrogadas para 16ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e 2º Congresso Sul-Brasileiro de Plantas Bioativas
Foto: Arquivo/Emater/RS-Ascar

Foram prorrogadas até o próximo dia 24 de outubro as inscrições para apresentação de trabalhos, oficineiros e terapeutas para participar da 16ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e 2º Congresso Sul-Brasileiro de Plantas Bioativas que acontece de 22 a 25 de novembro no salão de atos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul. Além disso, também estão abertas as inscrições para ouvintes. Estas podem ser realizadas até o dia 22 de novembro, no valor de R$ 30,00. Todas as inscrições são realizadas no site da Unisc, no link https://www.unisc.br/site/plantas-bioativas/2022/pages/inscricoes.html.

A Reunião Técnica e o Congresso Sul-Brasileiro têm como tema "Ciência, saberes e inovação em Plantas Bioativas" e contemplará quatro eixos: Produção e comercialização de plantas bioativas - desafios e oportunidades; Pesquisa, tecnologia e inovação em plantas bioativas; Acesso e fomento às políticas públicas de plantas medicinais e fitoterápicos; Plantas bioativas, sustentabilidade e biodiversidade.

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar José Claudio Secchi Motta frisa a importância de proporcionar um espaço para a discussão e divulgação sobre as Plantas Bioativas. "A ideia é que possamos, dentro de um espaço científico/universitário, explicitar que as plantas medicinais não se restringem mais apenas às questões tradicionais e culturais. Elas já estão muito além disso. A Reunião Técnica e o Congresso vêm consolidar cientificamente o uso das plantas, seja para o uso humano como na produção agropecuária. Ao proporcionar às pessoas estas informações, elas terão mais segurança e qualidade no uso das plantas, com respaldo científico e com custos, na maioria das vezes, muito mais baratos que o uso de medicamentos alopáticos e eficiência similar".

A Programação do evento é variada. Conta com palestras técnicas com apresentação de dados científicos, relatos de experiências, debates, oficinas e, claro, espaços voltados ao bem-estar dos participantes. Segundo Motta, a ideia é que a diversidade na programação possa refletir a própria diversidade nos usos e aplicações das plantas nas nossas vidas. "Os princípios ativos das plantas têm atuação no nosso físico, no mental e até no nosso espiritual. A ideia é que toda essa diversidade possa, de alguma forma, estar presente nos diferentes espaços durante o evento", comenta.

Outro destaque da programação é a palestra "Cadeia produtiva da Cannabis: da semente ao paciente", com João Gabriel Gouvêa da Silva. Um tema que envolve curiosidade e promove o debate na sociedade. O extensionista rural frisa que a escolha deste tema se faz relevante porque "a Cannabis ainda está envolta em muito preconceito no seu uso medicinal, apesar de incontáveis resultados positivos a partir do seu uso em casos que as drogas tradicionais não conseguiram dar resposta eficiente". Segundo ele, são muitos os países que, a partir das suas casas legislativas, autorizaram a produção, a pesquisa e o uso medicinal da planta. "Para isso se exclui o THC tetrahidrocanabiol que é o princípio alucinógeno e as possibilidades de uso para a cura de doenças não atendidas pelas drogas tradicionais é enorme e a cada dia novos casos estão surgindo com sucesso", conclui Motta.

A programação do evento pode ser conferida no site da Unisc. A 16ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e 2º Congresso Sul-Brasileiro de Plantas Bioativas é promovida pela Unisc e Emater/RS-Ascar, vinculada a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).