IQP: caminho para certificação das boas práticas na agricultura sustentável

Da Redação FEBRAPDP

IQP: caminho para certificação das boas práticas na agricultura sustentável
Bortoluzzi (camisa branca) durante etapa de avaliação de propriedade participante do IQP. Ronaldo Hojo, pesquisador do IAPAR, também participa da ação em Formosa do Rio Preto, BA - Foto: Fernando Mroginski, da Fazenda Triunfo Bahia

Em 2024, o Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto (IQP) completa 15 anos de existência. A iniciativa é parte importante do SPD Agro+, um programa da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto - FEBRAPDP para estabelecer, a partir de criteriosas bases científicas, parâmetros e referências estruturais de uma agricultura cada dia mais sustentável, pautada em práticas conservacionistas que têm no Sistema Plantio Direto seu eixo. Durante o 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, que acontece entre os dias 9 e 11 de julho, em Luís Eduardo Magalhães, BA, o IQP será destaque. Falar sobre esse assunto, com farta apresentação de números e resultados, é a incumbência do engenheiro agrônomo e gerente administrativo e coordenador de projetos da FEBRAPDP, Jeankleber Bortoluzzi, que fará a segunda palestra do Painel 1: O solo e a vida: resultados do PROJETO SPD Agro+ — Índice de participativo da qualidade do solo (Modulo II). Na entrevista a seguir, Bortoluzzi fala sobre o que será apresentado.

Sobre o palestrante

Jeankleber Bortoluzzi

Técnico em Agropecuária formado pelo Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena - Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu, PR.

Engenheiro Agrônomo formado pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - Foz do Iguaçu, PR.

Atualmente trabalha como gerente administrativo e coordenador de projetos da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto

Por que o tema Índice participativo da qualidade do solo IQP (Modulo II) é destaque no 19º ENPDP?

O Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto (IQP) foi desenvolvido pela FEBRAPDP em 2009, e, desde então contando com a participação de alguns parceiros, vem evoluindo os seus critérios de avaliação para culminar em um sistema de certificação das boas práticas da agricultura sustentável. O IQP faz parte de um grande projeto da FEBRAPDP batizado de SPD AGRO+, cuja função é justamente qualificar as áreas agrícolas onde estão sendo implementadas as demais atividades de amostragens dos módulos 1 e 3, permitindo, desta forma, uma correlação entre as notas das propriedades e os resultados das amostras com o potencial de reter os gases do efeito estufa (GEE) no solo em diferentes manejos e biomas do Brasil. Isto serve para eliminar o passivo ambiental que representam os GEE para toda  sociedade; além de também correlacionar os distintos manejos com os atributos físicos, químicos e biológicos. Este trabalho culminará na proposta de certificação da FEBRAPDP com todo o embasamento técnico e científico para as nas principais regiões responsáveis pela produção agrícola no Brasil, elevando assim o prestígio da agricultura brasileira e gerando também uma oportunidade de ganho aos produtores ruais, que através da nota do IQP terão parâmetros que qualifica e atestam o manejo empregado em suas áreas de produção de forma simples e de baixo custo.

Confira aqui a programação completa do evento

Como diretamente essa questão atua de forma prática no manejo e na performance produtiva do agricultor?

O IQP atua nas propriedades como uma ferramenta que possibilita o produtor rural entender melhor o manejo conservacionista empregado em cada talhão, que, através de uma nota baseada no manejo empregado, gera um relatório ao produtor rural com possíveis gargalos e práticas que precisam ser implementadas no talhão avaliado. A meta é que o produtor possa colher os resultados que vão desde a melhoria do seu sistema de produção, melhoria e estabilização da produção em sua propriedade, principalmente em períodos climáticos adversos que enfrentamos recentemente, que impactou a produção da soja em diversas regiões do Brasil devido a longos períodos sem chuva.

 

Quais os principais pontos abordados durante a sua palestra e o que o expectador terá, ao final da exposição dos conteúdos, incorporado aos seus conhecimentos e poderá levar para sua prática diária na lavoura?

A abordagem desta palestra estará focada em disseminar o potencial que o IQP tem de refletir as boas práticas implementadas nas diferentes propriedades avaliadas no projeto SPD Agro+, e a possibilidade de adotar essa metodologia simples e barata para distinguir as áreas bem manejadas das mal manejadas indicando o caminho que o produtor precisa seguir para a certificação.

Inscrições e associação à FEBRAPDP

Para participar do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto e ter acesso aos benefícios de associado, que incluem descontos nas inscrições, basta associar-se à Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto - FEBRAPDP (link também disponível no site de inscrição do evento). Dentre os benefícios de ser um associado estão: o certificado exclusivo de associado FEBRAPDP; acesso ao Portal de eventos, onde você confere a programação completa de todos os eventos da FEBRAPDP que foram realizados e gravados; participação gratuita em Web-Fóruns Amigos da Terra FEBRAPDP com direito a certificado, e descontos exclusivos em eventos organizados e apoiados pela FEBRAPDP.

A realização do 19º ENPDP é da FEBRAPDP, que conta com a parceria da própria ABAPA, da Associação dos Criadores Gado Oeste da Bahia – Acrioeste, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA, da Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba – Aprosem, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB/SENAR/Sindicatos, da Fundação Bahia, do Governo do Estado da Bahia, do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras – SPRB, do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB e da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.