IQP: caminho para certificação das boas práticas na agricultura sustentável
Da Redação FEBRAPDP

Em 2024, o Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto (IQP) completa 15 anos de existência. A iniciativa é parte importante do SPD Agro+, um programa da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto - FEBRAPDP para estabelecer, a partir de criteriosas bases científicas, parâmetros e referências estruturais de uma agricultura cada dia mais sustentável, pautada em práticas conservacionistas que têm no Sistema Plantio Direto seu eixo. Durante o 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, que acontece entre os dias 9 e 11 de julho, em Luís Eduardo Magalhães, BA, o IQP será destaque. Falar sobre esse assunto, com farta apresentação de números e resultados, é a incumbência do engenheiro agrônomo e gerente administrativo e coordenador de projetos da FEBRAPDP, Jeankleber Bortoluzzi, que fará a segunda palestra do Painel 1: O solo e a vida: resultados do PROJETO SPD Agro+ — Índice de participativo da qualidade do solo (Modulo II). Na entrevista a seguir, Bortoluzzi fala sobre o que será apresentado.
Sobre o palestrante
Jeankleber Bortoluzzi
Técnico em Agropecuária formado pelo Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena - Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu, PR.
Engenheiro Agrônomo formado pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - Foz do Iguaçu, PR.
Atualmente trabalha como gerente administrativo e coordenador de projetos da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto
Por que o tema Índice participativo da qualidade do solo IQP (Modulo II) é destaque no 19º ENPDP?
O Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto (IQP) foi desenvolvido pela FEBRAPDP em 2009, e, desde então contando com a participação de alguns parceiros, vem evoluindo os seus critérios de avaliação para culminar em um sistema de certificação das boas práticas da agricultura sustentável. O IQP faz parte de um grande projeto da FEBRAPDP batizado de SPD AGRO+, cuja função é justamente qualificar as áreas agrícolas onde estão sendo implementadas as demais atividades de amostragens dos módulos 1 e 3, permitindo, desta forma, uma correlação entre as notas das propriedades e os resultados das amostras com o potencial de reter os gases do efeito estufa (GEE) no solo em diferentes manejos e biomas do Brasil. Isto serve para eliminar o passivo ambiental que representam os GEE para toda sociedade; além de também correlacionar os distintos manejos com os atributos físicos, químicos e biológicos. Este trabalho culminará na proposta de certificação da FEBRAPDP com todo o embasamento técnico e científico para as nas principais regiões responsáveis pela produção agrícola no Brasil, elevando assim o prestígio da agricultura brasileira e gerando também uma oportunidade de ganho aos produtores ruais, que através da nota do IQP terão parâmetros que qualifica e atestam o manejo empregado em suas áreas de produção de forma simples e de baixo custo.
Confira aqui a programação completa do evento
Como diretamente essa questão atua de forma prática no manejo e na performance produtiva do agricultor?
O IQP atua nas propriedades como uma ferramenta que possibilita o produtor rural entender melhor o manejo conservacionista empregado em cada talhão, que, através de uma nota baseada no manejo empregado, gera um relatório ao produtor rural com possíveis gargalos e práticas que precisam ser implementadas no talhão avaliado. A meta é que o produtor possa colher os resultados que vão desde a melhoria do seu sistema de produção, melhoria e estabilização da produção em sua propriedade, principalmente em períodos climáticos adversos que enfrentamos recentemente, que impactou a produção da soja em diversas regiões do Brasil devido a longos períodos sem chuva.
Quais os principais pontos abordados durante a sua palestra e o que o expectador terá, ao final da exposição dos conteúdos, incorporado aos seus conhecimentos e poderá levar para sua prática diária na lavoura?
A abordagem desta palestra estará focada em disseminar o potencial que o IQP tem de refletir as boas práticas implementadas nas diferentes propriedades avaliadas no projeto SPD Agro+, e a possibilidade de adotar essa metodologia simples e barata para distinguir as áreas bem manejadas das mal manejadas indicando o caminho que o produtor precisa seguir para a certificação.
Inscrições e associação à FEBRAPDP
Para participar do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto e ter acesso aos benefícios de associado, que incluem descontos nas inscrições, basta associar-se à Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto - FEBRAPDP (link também disponível no site de inscrição do evento). Dentre os benefícios de ser um associado estão: o certificado exclusivo de associado FEBRAPDP; acesso ao Portal de eventos, onde você confere a programação completa de todos os eventos da FEBRAPDP que foram realizados e gravados; participação gratuita em Web-Fóruns Amigos da Terra FEBRAPDP com direito a certificado, e descontos exclusivos em eventos organizados e apoiados pela FEBRAPDP.
A realização do 19º ENPDP é da FEBRAPDP, que conta com a parceria da própria ABAPA, da Associação dos Criadores Gado Oeste da Bahia – Acrioeste, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA, da Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba – Aprosem, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB/SENAR/Sindicatos, da Fundação Bahia, do Governo do Estado da Bahia, do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras – SPRB, do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB e da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.