Live populariza informações para uma agricultura cada vez mais sustentável

Da Redação FEBRAPDP

Live populariza informações para uma agricultura cada vez mais sustentável
Foto: Divulgação

Uma iniciativa muito interessante e oportuna vem sendo desenvolvida pelo Canal AgroRita, no Youtube: popularizar informações corretas e relevantes, sob o ponto de vista técnico-científico para o maior número possível de produtores Brasil afora. Nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, a partir das 20h, o presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto – FEBRAPDP, Jônadan Ma, e o engenheiro agrônomo Ivo Mello, conselheiro da FEBRAPDP e chefe do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do IRGA em Alegrete, RS, participarão de uma live com o intuito de informar melhor a quem tem pouca familiaridade sobre o Sistema Plantio Direto.

À frente do canal, sediado em São Luís, MA, está a engenheira agrônoma Rita de Cássia Cunha, que tem, conforme ela mesma explica, a missão profissional de tornar as informações de qualidade o mais acessível possível para todos. Trata-se de um importantíssimo e necessário trabalho num sentido, enfaticamente, propalado pelas diretrizes da própria FEBRAPDP: aumentar a capilaridade e, portanto, a abrangência das informações técnicas para uma agricultura cada vez mais sustentável.

“A minha necessidade de criar um canal que levasse as informações corretas, principalmente para quem está na ponta do processo produtivo, veio a partir de uma experiência que tive quando prestei serviço na Federação dos Municípios aqui do Maranhão e pude ver a dificuldade que a secretarias municipais, tanto de Agricultura como de Meio Ambiente, enfrentavam para ter acesso a informações corretas para tomar decisões e, sobretudo, adotar políticas públicas. Se você olhar o meu canal hoje, verá que é um mix de lives sobre agricultura, pecuária, políticas públicas; sempre com a intenção de levar a informação de qualidade e da forma correta”, diz.

Ainda segundo ela, no caso específico do Sistema Plantio Direto, abordado na live desta quinta-feira, a finalidade é trazer profissionais que sejam referências num assunto tão importante para o sistema produtivo nacional. “O SPD é algo que propõe soluções para melhorar a produção, a produtividade e a qualidade da comida que chega à mesa, associando a tudo isso também os serviços ambientais. Quando o produtor adota o plantio direto no campo está contribuindo com o meio ambiente”, destaca.

O canal conta ainda com o apoio de um movimento denominado Mulheres Agro Pelo Mundo (MAM), uma iniciativa da engenheira ambiental Lília Ticiana da Rita Cardoso, de Angola, que assessora vários produtores rurais e montou este grupo. Hoje constituído em sua maioria por mulheres de países de língua portuguesa, o MAM é um espaço onde elas trocam e tratam de suas experiências no segmento agro em suas regiões.

Prestigie a iniciativa, assistindo à live e inscrevendo-se no canal, que atualmente conta com 2,4mil inscritos e 135 vídeos publicados! O link é  https://www.youtube.com/channel/UCyloi7uSehrJ8zxAGvlejwA