Nomes de peso da ILP no Cerrado brasileiro se encontram hoje ao vivo no YouTube

Da Redação FEBRAPDP

Nomes de peso da ILP no Cerrado brasileiro se encontram hoje ao vivo no YouTube
Foto: Agência de Notícias da Embrapa

Absolutamente imperdível! É com chave de ouro que o Projeto Live ILPF fecha o ano de 2022. Nesta quarta, dia 14 de dezembro, às 19h, estarão reunidos num encontro virtual aberto a todos: Lourival Vilela, Miguel Ayarza, Fernando Rauscher, Dirceu Broch, Ake Van Der Vinne (Chico Holandês), João Kluthcouski (João K), Edemar Moro, Ricardo Merola, John Landers,  Sebastião Pedro da Silva Neto e Isabel Ferreira. Pioneiros da Integração no Cerrado: da Ciência à Prática acontece no Canal do Trecenti no YouTube.

A 25ª edição da Live ILPF vai contar com a participação de pesquisadores e produtores que foram e são fundamentais para o desenvolvimento da Integração Lavoura-Pecuária no Cerrado brasileiro. De acordo com Ronaldo Trecenti, criador e mediador dos encontros, agrônomo, professor e CEO da Pio Consultoria em Brasília, além de reunir a maior parte da história viva do processo que gestou e criou as bases para os Sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) na região.  

“Se você tem e/ou conhece alguém que tem: áreas de pastagens degradadas, com baixa capacidade de suporte animal ou baixa taxa de lotação e, consequentemente, baixos rendimentos na produção de carne e/ou leite; áreas de lavouras com problemas de pragas, doenças e plantas daninhas, áreas com dificuldades de formação de palhada para o plantio direto e consequentemente problemas de erosão, retenção de água no solo, baixos teores de matéria orgânica do solo e baixa atividade biológica, e consequentemente baixas produtividades e rentabilidade, não perca a live ILPF com os pioneiros da integração lavoura-pecuária no Cerrado do brasil. Falaremos de diversificação de atividades e de renda; melhoria da fertilidade química, física e biológica do solo; quatro safras por ano sem irrigação, intensificação da produção, rentabilidade, sustentabilidade e resiliência”, convida Trecenti.

Time de peso

Trecenti contextualiza a representatividade dos participantes: “Dr. Lourival Vilela é pesquisador da Embrapa Cerrados que iniciou o trabalho no Triângulo Mineiro, na Fazenda Santa Terezinha, junto com o Dr. Miguel Ayarza, da Colômbia, e o produtor Fernando Rauscher, no final dos anos 1980. Dr. Dirceu Luiz Broch era da Fundação MS, de Maracaju, MS, e hoje é da MS Integração, que, juntamente, com o produtor aqui Ake Bernard Van Der Vinne, mais conhecido como Chico Holandês, iniciou também no final dos anos 1980 os trabalhos ILP, em Maracaju. Vamos contar também com a participação do produtor Ricardo Merola, que iniciou o trabalho com ILP no início da década de 90 na Fazenda Santa Fé, em Santa Helena de Goiás, GO, juntamente com pesquisador da Embrapa João Kluthcouski, mais conhecido como João K, e lá desenvolveram o Sistema Santa Fé que consiste no consórcio de culturas anuais lavouras com forrageiras, especialmente a braquiária. Esse trabalho deu uma grande alavancagem na ILP na nossa região do Cerrado. Participa também professor Ademar Moro, de Presidente Prudente, SP, região de solos arenosos, que também nos anos 2000 de um suporte para o João K iniciar os trabalhos de ILP em solos arenosos. O professor Edemar realizou esses trabalhos junto com o produtor Carlos Viacava, da CV Nelore, um dos maiores criadores de nelore mocho do país”.

“Vamos contar também com a participação do Dr. John Nicolas Landers, que fez um trabalho aqui de muita divulgação, promoção e capacitação da Integração Lavoura Plantio Direto e nos anos 1990 ajudou a criar a Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC), especificamente em 1992, e fez um trabalho muito grande de difusão através do Jornal Direto no Cerrado e livros. Tivemos oportunidade trabalhar juntos na APDC, fazendo a fazendo a promoção da ILP na capacitação de técnicos da CATI, em São Paulo, Emater-DF, em Minas Gerais, Goiás e Bahia. Landers é um grande batalhador pela Integração Lavoura Plantio Direto. Todo esse time participará da live. Contaremos ainda com as participações de Sebastião Pedro da Silva Neto, chefe-geral da Embrapa Cerrados, e de Isabel Ferreira, da rede lLPF”, contabiliza Trecenti.

O Projeto Live ILPF conta com o apoio da Copadef AgroBrasília e com o apoio institucional da FAO Brasil, da IICA Brasil e da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto – FEBRAPDP e do Grupo Associado de Agricultura Sustentável – GAAS. Você pode assistir à live usando o link: https://youtu.be/K6U-EHfqo8s.