Oeste do Paraná vai receber evento para discutir solos, vegetação fluvial, água e sistemas de produção

Por Katia Pichelli, Embrapa Florestas

Oeste do Paraná vai receber evento para discutir solos, vegetação fluvial, água e sistemas de produção
Fotos: Annete Bonnet/Embrapa

Na semana de 23 a 29/04, pesquisadores, professores e técnicos de diferentes instituições realizaram a primeira das três viagens técnicas preparatórias da 1ª Reunião de Correlação e Classificação de Solos e Vegetação Fluvial (1ª RCCSV), que deverá ocorrer em abril/2024 na região Oeste do Paraná. Durante a semana, a equipe visitou áreas pré-selecionadas em diferentes paisagens das bacias hidrográficas Paraná III e parte da Piquiri, onde vai acontecer o evento técnico-científico.

A principal meta do evento que acontece no próximo ano é o apoio e capacitação para o avanço do desenvolvimento em sistemas de produção, integrado à conservação dos recursos naturais solo, vegetação fluvial e água. Na 1ª RCCSV serão apresentados e discutidos dados analíticos de diferentes temáticas a pesquisadores, professores e extensionistas com o fim de validar, aprimorar e, sobretudo, promover a integração de dados.  “Esse trabalho preparatório é de suma importância”, explica Gustavo Curcio, pesquisador da Embrapa Florestas e coordenador da 1ª RCCSV.

Segundo o pesquisador, “para que o evento tenha êxito, é necessária a apreciação conjunta das ’paisagens temas’ pelos parceiros, para que possamos formar sólido discernimento para cada ambiente. Dessa forma, conseguimos aliar informações obtidas nestas bacias hidrográficas pelo projeto Pronasolos Paraná a outras pesquisas desenvolvidas por outras instituições como Embrapa Soja, IDR- Paraná, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Itaipu Binacional. Com isso, vamos subsidiar discussões técnico-científicas voltadas para o aprimoramento da integração de sistemas de produção e de conservação”.

Um dos grandes diferenciais deste evento é a inclusão da análise da paisagem, partindo-se dos solos que ocorrem nos topos de encosta até a vegetação fluvial – rios ou cabeceiras de drenagem. “Resolvemos ampliar a discussão, normalmente restrita ao componente solo, incluindo a vegetação fluvial, por entendermos que é uma necessidade da assistência técnica atender, além dos sistemas produtivos, também questões relativas a flora e a água. Essa concepção sistêmica embasará melhor a cadeia produtiva, além de melhorar a formulação de políticas públicas de normatização e capacitação”, explica Curcio. Nesta viagem de estruturação feita agora em abril de 2023 - fase preparatória – foram visitados todos os pontos de parada do futuro evento para preparar e integrar informações sobre clima, geologia, geomorfologia, hipsometria, solos, hidrologia e vegetação fluvial.

Nesta primeira viagem preparatória, foram visitados diversos pontos nos municípios de Cascavel, Toledo, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Maripá, Terra Roxa e Guaíra. Novas viagens preparatórias devem acontecer até a efetiva realização do evento. 

A coordenação geral 1ª RCCSV é da Embrapa Florestas, com apoio técnico da Embrapa Soja, IDR Paraná, Itaipu Binacional, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e patrocínio de Itaipu Binacional, Governo do Estado do Paraná e o Sistema FAEP/SENAR-PR.

RCCSV acontece em abril/2024
A 1ª Reunião de Correlação e Classificação de Solos e Vegetação Fluvial acontecerá em abril/2024, na Bacia Hidrográfica Paraná 3 e parte da Bacia Hidrográfica Piquiri. O itinerário vai abranger cerca de 15 pontos de estudo nos municípios de Cascavel, Toledo, Ouro Verde, Maripá, Palotina, Terra Roxa e Guaíra.  As informações mais detalhadas sobre os temas centrais a serem debatidos, inscrições e investimentos necessários para participação estarão disponíveis em breve.