Orgânico, SPD vislumbra dispensar uso de agroquímicos

Da Redação FEBRAPDP

Orgânico, SPD vislumbra dispensar uso de agroquímicos

Já imaginou, por exemplo, não precisar usar herbicidas na hora de dessecar a lavoura? Pois é, mais do que uma proposta, isto já é uma realidade em pequenas propriedades no Sul do Brasil, onde lavouras em Sistema Plantio Direto (SPD) valem-se dos mixes de alternativas de plantas de cobertura para chegar a tal resultado. A ideia agora é “importar” esta e outras soluções que o Sistema Plantio Direto Orgânico pode oferecer para grandes lavouras do Brasil Central. Sobre este assunto, nesta quarta-feira, 9, às 19h, a live Sistema Plantio Direto Orgânico: da Teoria à Prática, no Canal do Ronaldo Trecenti, no YouTube, vai apresentar os avanços e oportunidades desta novidade; bem como os desafios a serem superados nos trabalhos de pesquisa que se iniciam.  

“O SPD Orgânico preconiza o não uso de produtos químicos, especialmente herbicidas para dessecação. É uma novidade. Já existem algumas linhas de trabalho no Brasil, principalmente na Região Sul, onde o plantio direto foi iniciado e onde há uma facilidade de manejo de plantas de cobertura, já que o clima favorece um pouco mais cultivo de plantas de inverno. Mas aqui no Cerrado também já estamos buscando desenvolver esse sistema, especialmente em pequenas propriedades com o plantio direto orgânico de hortaliças. Pretendemos iniciar um trabalho aqui em Brasília, na fazenda Malunga, que é a maior fazenda de produção de hortaliças orgânicas do Brasil. Para isso, nós precisamos trocar experiências, discutir o que vem sendo feito no Sul do Brasil para poder fazer as devidas adaptações e validar essas tecnologias no Brasil Central”, afirma Trecenti.

Ele enfatiza também a importância de, neste momento, olhar para a questão de demanda de recursos humanos, recursos financeiros capazes de fomentar e desenvolver as pesquisas. “A geração de informações, a troca de experiências e a difusão de conhecimentos são fundamentais para promover a capacitação técnica através dos eventos, de palestras, visitas, dias de campo e publicações. É num contexto que envolve também questões de sustentabilidade e qualidade de vida que ganham força mundial estes dias com a realização da COP27, no Egito. Outros temas estão também diretamente relacionados às possibilidades que o SPD Orgânico pode representar em diversas frentes, como a própria saúde do solo e o viés de uma agricultura familiar mais fortalecida. Quanto mais gente – produtores, pesquisadores, professores, estudantes – estiver envolvida e participando desses trabalhos, mais rapidamente poderemos caminhar na direção de uma agricultura cada vez mais sustentável, mais competitiva e mais rentável”.

Além do próprio Trecenti, que é agrônomo, professor e CEO da Pio Consultoria em Brasília, participam da live Paulo César Conceição, engenheiro agrônomo, professor da UTFPR Campus de Dois Vizinhos, PR, e coordenador do Grupo de Pesquisa de Ciência do Solo; Benjamin Osório Filho, engenheiro agrônomo, professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e produtore rural em Caçapava do Sul, RS, e Aljian Antonio Alban, produtor rural e técnico da Gebana na parte de desenvolvimento de máquinas em Verê, PR.

A live Sistema Plantio Direto Orgânico: da Teoria à Prática conta com apoio da Federação Brasileira do Plantio Direto – FEBRAPDP, e acontece nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, às 19h, no Canal do Ronaldo Trecenti, no YouTube. Você pode assisti-la através do link: https://youtu.be/FOXsHKuIkMw.