Pesquisa vai estimar carbono nos solos de microbacias do Matopiba

Por Vivian Chies, Embrapa Territorial

Pesquisa vai estimar carbono nos solos de microbacias do Matopiba
Foto: Arquivo Pessoal

Estão avançando as pesquisas sobre serviços ecossistêmicos do solo no Matopiba, área de expansão agrícola formada pelo estado do Tocantins e parte do Maranhão, Piauí e Bahia. Durante quase duas semanas, o pesquisador Lauro Rodrigues Nogueira Junior, da Embrapa Territorial, esteve à frente da coleta de amostras para determinação de carbono. Em conjunto com colegas da Unidade de Execução de Pesquisas (UEP) de Balsas, ele coletou amostras de solos em 25 pontos, em áreas de produção de soja, milho e algodão, além de pastagens, integração lavoura e pecuária, floresta e cerrado. 

No total, foram obtidas 256 amostras, de quatro camadas de solo. Nogueira explicou que os resultados serão utilizados para calibrar e validar o modelo a ser aplicado para mensurar estoques de Carbono na região, construído a partir do software Invest (Integrated Valuation of Ecosystem Services and Tradeoffs).

O trabalho de campo foi realizado na Bacia do Rio Verde, no município de Balsas, e na Bacia do Rio Marcelino, em Tasso Fragoso. Além da determinação de Carbono, as amostras também serão utilizadas para avaliação de propriedades físicas e químicas do solo. 

A atividade, realizada entre 3 e 16 de março, faz parte das etapas de pesquisa sob responsabilidade da Embrapa Territorial no projeto “Serviços ecossistêmicos do solo sob intensificação sustentável da agricultura: em busca de mapeamento e monitoramento inovadores em múltiplas escalas (SOIL-ES)”.

Aprovado em edital de uma plataforma da União Europeia voltada à articulação da cooperação internacional na área científica, a EJP Soil, a pesquisa será desenvolvida simultaneamente no Brasil, na Argentina, no Uruguai e na Colômbia. Na Embrapa, as ações são lideradas pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) e contam também com a participação da Embrapa Cocais (São Luís, MA).

O projeto tem como foco as áreas de intensificação da agricultura e da pecuária e, por isso, no Brasil, o objeto de estudo é o Matopiba, área de expansão agropecuária que abrange partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Saiba mais sobre a iniciativa.