Pesquisador da Epagri edita livro que pretende ser referência em inseticidas botânicos

Da Assessoria de Comunicação da Epagri

Pesquisador da Epagri edita livro que pretende ser referência em inseticidas botânicos
Livro contempla contribuições de 44 especialistas - Foto: Divulgação Epagri

Leandro do Prado Ribeiro, entomologista e pesquisador da Epagri, é um dos editores do livro Inseticidas Botânicos no Brasil: aplicações, potencialidades e perspectivas, editado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). A obra reúne resultados de pesquisas sobre o emprego de inseticidas botânicos no manejo integrado de pragas conduzidas por especialistas renomados no assunto e pretende ser referência para professores, pesquisadores, estudantes e profissionais. 

José Djair Vendramim, professor do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP, e Edson Luiz Lopes Baldin, falecido em junho de 2022, dividem com o pesquisador da Epagri a edição da publicação. São cerca de 650 páginas, organizadas em três seções e 16 capítulos, que abordam aspectos conceituais, técnicos, legais e aplicados sobre o tema, incluindo as principais famílias botânicas com potencial inseticida no Brasil, além da atualização sobre a regulamentação de coleta e acesso ao patrimônio genético. 

“A obra contempla, de forma didática e ilustrada, técnicas de extração, procedimentos de análise, formas de obtenção e formulação de produtos comerciais e de emprego de inseticidas botânicos em sistemas de produção agropecuária e no manejo de artrópodes-praga de importância agrícola, veterinária e para a saúde pública”, explica Leandro.

Segundo ele, as últimas publicações nacionais sobre o assunto são de mais de 15 anos atrás e sem a abrangência da obra atual, que contempla contribuições de 44 especialistas, entre pesquisadores e professores, de diferentes áreas do conhecimento (entomologia, química, farmácia, engenharia e direito). O prefácio é do Prof. PhD. Murray B. Isman (University of British Columbia), considerado a maior autoridade mundial no assunto.

Potencial

As informações apresentadas no livro devem contribuir para o fortalecimento de linhas de pesquisa na área, a formação de profissionais qualificados e a consolidação da geração de produtos de alto valor agregado a partir da diversificada flora brasileira.

“O manejo de pragas baseado exclusivamente na aplicação de inseticidas sintéticos de largo espectro vem enfrentando significativas restrições, o que reforça a necessidade do desenvolvimento de novas abordagens, especialmente de ingredientes ativos dotados de diferentes modos de ação sobre as espécies-alvo e que apresentem maior segurança, seletividade e biodegradabilidade. A flora tropical, com sua biodiversidade única, é um promissor reservatório natural de substâncias bioativas, inclusive de novos compostos inseticidas”, afirma Leandro.

Interessados em adquirir a publicação podem clicar aqui ou entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Com informações da Fealq