Publicação da Elsevier terá edição especial sobre inventários de carbono na agricultura e na silvicultura

Por Valéria Cristina Costa, Embrapa Agricultura Digital

Publicação da Elsevier terá edição especial sobre inventários de carbono na agricultura e na silvicultura
Soluções ainda são escassas na literatura e avanços demandam procedimentos metodológicos e analíticos - Foto: Magda Cruciol/Embrapa

Desde o início do mês (2/8), está aberta a chamada de artigos para a Catena, revista interdisciplinar de ciência do solo da editora Elsevier. Pesquisadores da Embrapa Agricultura Digital estão entre os editores convidados da edição especial sobre Inventários de carbono: novas oportunidades e desafios para agricultura e silvicultura. Submissões de trabalhos devem ser feitas até 22 de janeiro de 2024

A relevância local, regional e global da temática que combina mudanças climáticas, segurança alimentar e escassez de terras justifica a abordagem da temática numa edição específica, indica o doutor  Luis Gustavo Barioni, pesquisador do Laboratório de Modelagem Agroambiental, da Embrapa Agricultura Digital, e editor da edição. 

“Cientistas e pesquisadores de todo o mundo apontam o potencial de sequestro de C pelo solo e pela vegetação como uma maneira econômica de reduzir o aquecimento global”, diz o pesquisador.

No entanto, soluções sobre o tema são pouco demonstradas e ainda escassamente apresentadas na literatura, avalia. “O crescente interesse por conceitos relativos ao tema requer procedimentos metodológicos e analíticos para quantificar os estoques de C, visando, entre outros objetivos, o mercado de créditos de carbono”, argumenta o também editor executivo da edição especial Júnior Melo Damian, bolsista da Embrapa Agricultura Digital. 

Entre os especialistas editores da edição especial estão outros brasileiros, os professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) Carlos Eduardo Cerri e Maurício Roberto Cherubin, além de importantes cientistas estrangeiros, como o professor Richard T. Conant (CSU) e os doutores Martial Bernoux (FAO) e Marcelo Valadares Galdos (Rothamsted Research).

Os manuscritos aceitos serão simultaneamente publicados nas edições regular e especial on-line, aparecendo também em diferentes edições regulares da revista. Os artigos devem ser enviados para  [email protected]. Acesse aqui o guia para autores. 

Temas

A quantificação dos estoques de C do solo e da planta em toda a paisagem e nos sistemas agrícolas e florestais; as compensações no sequestro e estabilização de C do solo e a análise do ciclo de vida e mecanismos para evitar o efeito rebote estão entre as abordagens a serem destacadas na edição especial. 

Confira a lista completa:

• Quantificação dos estoques de C do solo e da planta em toda a paisagem e nos sistemas agrícolas e florestais 
• Inventários de GEE e potencial de aquecimento global
• Compensações no sequestro e estabilização de C do solo
• Estabilização do C do solo 
• Modelagem para prever os estoques de C em cenários de longo prazo
• Incertezas associadas às avaliações dos estoques de C 
• Desafios para estimar as mudanças nos estoques de C do solo em inventários nacionais de GEE
• Principais avanços para o estabelecimento do Mercado de Carbono voluntário e regulado
• Sobre o novo mercado de carbono e o que isso significa para o solo C (lacunas e oportunidades)
• Análise do ciclo de vida e mecanismos para evitar o efeito rebote 

A Catena (fator de impacto 6.2) publica artigos descrevendo investigações originais de campo e laboratório e revisões sobre a evolução da paisagem e geoecologia com ênfase em aspectos interdisciplinares da ciência do solo, hidrologia e geomorfologia. Visa disseminar novos conhecimentos e promover uma melhor compreensão do ambiente físico, das sequências evolutivas que resultaram em paisagens passadas e atuais e dos processos naturais que provavelmente determinarão o destino do nosso ambiente terrestre.