Publicação da Epagri mostra como o manejo da pastagem nativa pode melhorar o meio ambiente

Da Assessoria de Comunicação Epagri

Publicação da Epagri mostra como o manejo da pastagem nativa pode melhorar o meio ambiente
Cartilha tem como autores pesquisadores da Epagri, da Embrapa, da Udesc e do IFPR – Foto: Divulgação Epagri

A Epagri acaba de lançar uma cartilha com orientações ao produtor rural para o manejo da pastagem nativa com o objetivo de melhorar não apenas a renda na pecuária, como também os serviços ecossistêmicos. As pastagens, quando bem manejadas, apresentam uma alta biodiversidade de fauna e flora, que é essencial na prestação de uma variedade de serviços ecossistêmicos.

Serviços ecossistêmicos são tudo aquilo que um ecossistema fornece ao ser humano além de produtos pecuários como carne, leite, couro e lã. “São processos que não são observados no dia a dia, mas são fundamentais para a manutenção da biodiversidade, como regulação da qualidade do solo, do ar, da água, do clima e ciclagem de nutrientes, entre outros”, explica Tiago Baldissera, coordenador de pesquisa do programa pecuária da Epagri e um dos autores da publicação,

“Em nossos sistemas de pastagens temos grupos de decompositores da matéria orgânica que disponibilizam mais nutrientes para as plantas no verão. Com a chegada do inverno, outros grupos predominam como os reguladores envolvidos com as defesas das plantas, abatendo outros microrganismos patogênicos, até mesmo outros invertebrados considerados pragas em algumas culturas, promovendo um ambiente mais estável”, diz o pesquisador.

A pesquisadora Sandra Denise Camargo Mendes, também autora da publicação, explica que todas as pastagens podem prover os serviços ecossistêmicos, desde que as ações de manejo sejam executadas de acordo com as boas práticas de produção agropecuária, como correção de acidez do solo, adubação e semeadura de outras espécies. “Entender como o manejo das pastagens altera a funcionalidade da fauna do solo pode tornar a produção forrageira mais eficiente”, salienta ela.

Essas informações são mostradas na cartilha “O manejo de pastagens e os serviços ecossistêmicos”, de autoria de pesquisadores da Epagri, da Embrapa, da Udesc e do IFPR. A publicação está disponível para livre download no site da Epagri.