Seminário aborda Segurança Hídrica da Bacia Taquari-Antas, no RS

Por Tiago Bald, da Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Seminário aborda Segurança Hídrica da Bacia Taquari-Antas, no RS
Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Programado para a sexta-feira (17/12), a partir das 9h, o 1º Seminário de Segurança Hídrica da Bacia Taquari-Antas promoverá uma série de discussões sobre armazenamento da água, importância do recurso natural na suinocultura e na avicultura, regularização da captação em mananciais subterrâneos e critérios para a concessão da outorga, entre outros. A atividade, promovida pela Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Sindicato das Indústrias de Produtores Suínos (Sips) e Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) ocorre na sede da Sicredi Região dos Vales, em Encantado.

 O evento também contará com explanações da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema/RS) e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Taquari-Antas, que contextualizarão o tema na intenção de promover uma reflexão sobre a necessidade da preservação da água, especialmente para o uso na agricultura. “O objetivo é nivelar expectativas entre produtores, extensão rural, entidades, lideranças e empresas ligadas ao setor, que possam apontar caminhos para o assunto”, salienta o supervisor da Emater/RS-Ascar Marcelo Brandoli.

 Responsável por um dos painéis do dia, Brandoli discorrerá sobre a importância do armazenamento da água na propriedade rural, já que sem água não há desenvolvimento do setor primário, o que interfere na qualidade de vida, na renda e até em outros aspectos, como a sucessão rural. Em sua fala dará destaque para sistemas de proteção de fontes, de construção de cisternas e de alternativas para a reservação de forma legalizada e sustentável, com um bom manejo dos mananciais.

 Ao final das discussões haverá mesa redonda que possibilitará encaminhamentos para a formação de futuras políticas públicas e programas. Promotora do evento, a Emater/RS-Ascar atua vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. A sede da Sicredi Região dos Vales fica na Rua Heitor Alexandre Peretti, número 385. Também apoiam o Seminário a Frente Agropecuária Gaúcha e o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).

 

Programação

 9h - Abertura

9h10 - Contextualização do tema - Comitê de gerenciamento da bacia Taquari-Antas

9h20 - Manifestação Famurs

9h30 - Explanação DRH/Sema

9h50 - Palestra Armazenamento da Água na Propriedade Rural - Emater/RS-Ascar

10h10 - Palestra A Importância da Água na Suinocultura e Avicultura (Sips e Asgav)

10h30 - Palestra A Outorga da Água e a Necessidade de Cadastro no Siout (Pacto Verde)

10h50 - Palestra Regularização da Captação de Águas Subterrâneas (Fetag/RS)

11h - Mesa Redonda (debates e perguntas)

11h30 - Encaminhamentos