Sistema de informação contribui para proteção de abelhas no Paraná

Por Roberto Monteiro, IDR-Paraná

Sistema de informação contribui para proteção de abelhas no Paraná
Foto: Divulgação IDR-Paraná

A ferramenta chamada de “App Pólen” foi desenvolvida a partir de uma parceria técnico-científica com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e é voltada à proteção de abelhas e prevenção da mortandade desses insetos, fundamentais para o equilíbrio do meio ambiente.

O sistema foi lançado em Paraíso do Norte, no Noroeste do estado, cidade paranaense onde o MPPR iniciou a ação de fiscalização, após o registro da morte em massa de colmeias e apiários, em agosto de 2021. Agora, o produtor que verificar a morte de abelhas, em qualquer localidade da região de Campo Mourão, conta com este dispositivo, que oferece comunicação direta com os órgãos fiscalizadores.

O lançamento foi realizado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio do Núcleo de Campo Mourão do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema).

Segundo o Gaema, o aplicativo se propõe a instrumentalizar os órgãos fiscalizadores do estado, especialmente a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) para que, a partir de notícias de mortandade de abelhas, as autoridades possam agir de imediato, indo aos locais em que houve os registros. O objetivo é combater o problema, verificar situações de morte de colmeias e autuar quem tenha causado o problema. O usuário da ferramenta poderá comunicar onde ocorreu o fato, inclusive mandando imagens.

Protocolo de fiscalização

Além do aplicativo, o Gaema vai criar um protocolo de fiscalização específico sobre a questão, para autuações e responsabilização de infratores, buscando coibir não apenas a morte das abelhas, mas a utilização inapropriada de agrotóxicos. As abelhas são insetos fundamentais na manutenção do equilíbrio da biodiversidade e, por consequência, da preservação da vida no planeta. Pesquisas científicas atestam que a mortandade de colmeias e apiários inteiros está diretamente relacionada ao uso indevido de alguns agrotóxicos nas lavouras. Um dos principais produtos que prejudicam as abelhas é o Fipronil, utilizado em plantações de cana-de-açúcar, mas também na soja, entre outras culturas.

O sistema é gratuito e pode ser utilizado no computador ou no celular, a partir do link http://click.mppr.mp.br/apppolen. O sistema foi desenvolvido pelo mestre em Química Lucas Dolis Guerra Villalobos, graduado pela UEM, que cedeu o sistema para uso do MPPR.