Sistema Plantio Direto chega aos 50 anos transformando a agricultura no Brasil

Da Redação FEBRAPDP

Sistema Plantio Direto chega aos 50 anos transformando a agricultura no Brasil

Mais de 850 pessoas estiveram presentes no 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha e no 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto, que aconteceram entre os dia 5 e 8 de julho, em Foz do Iguaçu, PR. Sob o mote Preservando o solo, a vida e as gerações futuras, os eventos serviram para comemorar os luminosos 50 anos do SPD no Brasil. Para além disto, porém, foi uma celebração das conquistas já alcançadas pela ciência, pesquisa, ensino e produção agrícola sustentável e, também, as conquistas que ainda serão alcançadas a partir de um trabalho contínuo e incansável, que mescla passado, presente e futuro numa mesma história.

 Além das plenárias e atividades a campo, a edição deste ano do já tradicional evento, pela primeira vez, realizou a concessão da Medalha de Honra Herbert Bartz. Doze foram os agraciados pelos serviços prestados ao longo desta trajetória. Destaque para os pioneiros: Nonô Pereira (in memorian) e Franke Dijkstra, e também para o engenheiro agrônomo John Landers, pioneiro do SPD no Cerrado. Houve ainda a entrega do Mérito Conservacionista a 50 personalidades como produtores rurais, pesquisadores, professores, Clubes Amigos da Terra, associações de produtores, instituições e empresas privadas que contribuíram para o crescimento do desenvolvimento do SPD.

 De acordo com Jônadan Ma, presidente da Federação Brasileira do Plantio Direto – FEBRAPDP, entidade responsável pela realização dos eventos, foram momentos de muita emoção e celebração. Uma celebração que começou em 2020, quando surgiu a ideia de fazer no Paraná a edição comemorativa dos 50 do SPD no Brasil. Fato que se deveu ao estado ter sido, em 1972, precisamente na Fazenda Rhenânia, no município de Rolândia, o cenário para os primeiros trabalhos realizados por Herbert Bartz com o sistema.

 “Cinco décadas depois, vemos o Brasil consolidado como a potência agrícola que é. Para chegar aqui, o país se valeu em larga medida do SPD, dos avanços tecnológicos gerados pela pesquisa e, é claro, das mãos dos nossos agricultores que adotaram estas tecnologias. Durante quatro dias, uma boa parte desses produtores e mais representantes de onze países estiveram reunidos debatendo não só o conhecimento técnico, a ciência, os resultados da pesquisa, como também todos os resultados práticos de fazendas produtoras de Norte a Sul e de Leste a Oeste do Brasil; além das experiências de países membros da Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável – CAAPAS, como Argentina, Paraguai, Uruguai e México.

In loco

Os participantes do evento puderam ver na prática e de perto, as seis estações preparadas na Fazenda-Escola de Foz do Iguaçu – Colégio Agrícola Manoel Moreira Pena com trabalhos importantes desde sequestro de carbono e microbiologia do solo até o Sistema Plantio Direto em Hortaliças (SPDH). No último dia, foram realizadas excursões técnicas a propriedades do Paraná e até do Paraguai.

“Foi possível conferir os avanços do SPD e do manejo conservacionista para pequenas propriedades e na área da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, em Cascavel, com produção de grãos em SPD dentro do sistema agroecológico e orgânico. As visitas técnicas se estenderam a uma grande propriedade no Paraguai, onde também se trabalha com alta qualidade no sistema. Houve também quase 200 trabalhos pôsteres mostrando o que os alunos e professores de dezenas de instituições de Ensino e Pesquisa têm feito para o avanço nas informações ligadas ao SPD”, explica Ma.

 

Produtividade, eficiência, rentabilidade e sustentabilidade

 “Como balanço final, posso afirmar que o 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha e o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto foram um sucesso total em todos os sentidos! Servindo para mostrar que aos 50 anos a história do SPD no Brasil está só começando e ainda temos muito a crescer, desenvolver e percebemos que também muito a aprender, principalmente para equilibrar o sistema de produção nos aspectos químicos, físicos e biológicos do solo, aperfeiçoando a questão do sequestro de carbono para os serviços ecossistêmicos, de modo a que o agricultor possa ser mais produtivo, eficiente, rentável e sustentável. Essas, aliás, são palavras-chave neste processo”, finaliza o presidente da FEBRAPDP, agradecendo a todos que participaram de alguma forma desta grande celebração.

 As próximas edições acontecerão em julho de 2024 e terão como sede a cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. A partir da 19ª edição, o Encontro Nacional muda de nome incorporando o termo Sistema Plantio Direto. Desta forma, já reserve sua agenda para o 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto e o 2º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto!

 

BOX

 

Gostaria de compartilhar com todos alguns comentários e relatos sobre o 18º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha em Foz do Iguaçu, PR, nos dias 5 a 8/7/2022

 Creio que o Evento foi muito bacana mesmo!

 Uma programação com diversas palestras técnicas, relatos espetaculares de diversos produtores e exemplos muito bem-sucedidos, com temas muito convergentes, complementares e muito linkados ao desenvolvimento de um sistema equilibrado de um manejo sustentável de solos, água, plantas e todo o meio ambiente!

 Muitos vieram falar comigo, dizendo que o evento foi recheado de muitos conteúdos: técnico, científico, prático, experiências práticas comprovadas/consolidadas, muitas emoções em referência aos legados que os pioneiros nos deixaram e continuam conosco, embora eles vivendo em outra dimensão! Com muitas emoções! Relembrando nosso grande guru! Pioneiro do SPD na América Latina, o amigo Sr. Herbert Bartz! Assim como outros pioneiros: amigos Nonô Pereira, Carlos Crovetto (Chile), Eurico Dornelles (plantio direto do arroz)!

 FOI EXTRAORDINÁRIO pela participação massiva de mais de 850 participantes de distintos estados brasileiros e de inúmeros países!

 Discussões e compartilhamento das mais diversas experiências do SPD com qualidade nos mais diversos sistemas produtivos! Com as experiências de cada um em suas regiões, vivências e resultados alcançados! Ficou claro para muitos que é possível ousar mais… Fazer algo ou alguns detalhes diferentes e podemos avançar no manejo, ter mais eficiência e ir a cada ano praticando e melhorando e, assim, desenvolvendo uma agricultura racional, regenerativa, aumentando a produtividade de uma forma longeva e sustentável…

 A programação do evento contou com os dias de campo, extraordinários com temas, conceitos, tecnologias e experiências acumuladas por décadas e, que foram apresentadas por diferentes especialistas, produtores!

 Enfim, uma extraordinária organização da Federação de Plantio direto na Palha, com nosso reconhecimento especial ao presidente Jônadan Ma, Marie Bartz e demais componentes do time FEBRAPDP que, juntamente com as mais diversas parcerias, patrocinadores, apoiadores

em geral! Em Especial ao Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu, que pela dedicação e comprometimento dos alunos, Professores, contribuíram para um inesquecível dia de campo, com os mais diferentes temas, com plantas exuberantes, mix de plantas de cobertura fascinantes! Enfim, todos esses envolvidos merecem o nosso reconhecimento, apreço e aplausos de todos!

 Uma audiência composta por pessoas comprometidas, do Brasil e de inúmeros países, produtores, agrônomos, técnicos, profissionais da área, pesquisadores, professores, muito interessados e participação, discussões, debates de alto nível! 

 Os stands muito bem posicionados e com tecnologias, conhecimentos, informações e produtos adequados ao proposto Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos!

 Sessão de pôsteres enriquecida com centenas de trabalhos científicos, resultados técnicos e práticos que contribui a todos.

 Foi realmente um GRANDE ENCONTRO DE PLANTIO DIRETO NA PALHA, tudo muito bem elaborado e certamente muito Sucesso a todos!

 Com certeza, A MÃE NATUREZA AGRADECE!

 Abraços a todos,

Ademir Calegari