Sistema Solos da Epagri disponibiliza informações sobre este recurso natural em SC

Da Assessoria de Comunicação da Epagri

Sistema Solos da Epagri disponibiliza informações sobre este recurso natural em SC
Sistema reúne informações sobre as propriedades do solo, como classe, e pH - Foto: Aires Mariga / Epagri

A equipe da Epagri/Ciram desenvolveu o Sistema Solos Epagri, que se propõe a recuperar, harmonizar e integrar dados de solo em uma base digital única e segura. A Epagri produz continuamente uma série de informações sobre solos do território catarinenses, que ficavam armazenados em planilhas nos computadores. Agora eles ficarão reunidos nesse repositório, para uso dos profissionais.

O sistema tem dois níveis de acesso, um livre para qualquer usuário, que permite a visualização e consulta dos metadados. O acesso restrito destina-se a pesquisadores da Epagri, que poderão também inserir e fazer download de dados, além de visualizar. As informações armazenadas podem atender demandas de pesquisadores, extensionistas, estudantes e gestores.

O repositório contém informações sobre as propriedades do solo analisado, como classe, pH e quantidades de carbono, areia, silte, argila, fósforo, nitrogênio, potássio, entre outros. No nível livre de acesso estarão disponibilizadas informações básicas dos metadados e a localização no mapa de SC, além do contato do profissional da Epagri que os inseriu. Assim, quem necessitar pode solicitá-los ao técnico responsável.

Comunicação simplificada

O acesso ao sistema via internet facilita a visualização dos dados, dos técnicos responsáveis e das regiões mapeadas. “Garante que os usuários utilizem os dados na sua integralidade, dá visibilidade aos dados produzidos e funciona como uma ferramenta no planejamento de novos projetos de pesquisa e ações da extensão rural da Epagri que utilizam dados de solos”, explica Elisângela Benedet da Silva, pesquisadora da Epagri/Ciram e uma das idealizadoras da proposta. Ela lembra ainda que a tecnologia simplifica a comunicação e integração entre os usuários.

Os dados carregados no sistema seguem uma padronização estabelecida.  A solução também permite o armazenamento em escala espaço-temporal. Atualmente estão disponíveis 1134 pontos amostrados de solos, totalizando 2296 horizontes diagnósticos em 104 municípios catarinenses. Elisângela ressalta que o sistema exige continuidade e está em constante desenvolvimento e alimentação, à medida que novos dados forem sendo produzidos.

“Um grande volume de dados de solos foi produzido na Epagri ao longo dos anos. Denominados ‘legados’, eles fazem parte do acervo produzidos em projetos e representam uma ampla gama de informações sobre os solos do estado de Santa Catarina” descreve a pesquisadora da Epagri. O nível de detalhe e a qualidade dos dados variam entre as diversas fontes.

O sistema foi desenvolvido pelas equipes de pesquisa de solos e de tecnologia da informação da Epagri/Ciram. Uma cartilha foi disponibilizada para download, com objetivo de orientar os usuários.

Conheça o sistema: https://ciram.epagri.sc.gov.br/solos/