Sobre a nossa responsabilidade para com as gerações futuras!

Por Marie Bartz – FEBRAPDP & Assessoria da Cooperativa Integrada

Sobre a nossa responsabilidade para com as gerações futuras!
Professoras e alunos da Escola Tiradentes em Mercedes - Foto: Gracieli Eger

Nosso Brasil é um país de riquezas imensuráveis, como o trecho de nosso hino nacional destaca:

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza

Essas três frases trazem tudo que precisamos fortalecer e valorizar... A abundância em recursos naturais (biodiversidade, água, solo e minerais) em conjunto com a força e trabalho do povo, tem nos tornado uma fortaleza. Fortaleza essa construída por inúmeras mãos e etnias ao longo de nossa história e que tem nos tornado essa potência especialmente no que diz respeito à agricultura.

as diversas ações que precisamos planejar e realizar para garantirmos o nosso futuro, sem dúvida alguma é justamente junto aos pequenos, as nossas crianças as mais significativas, pois é nas mãos deles que o futuro está. Tudo o que lhes dermos na forma de ensinamento e exemplos agora, determinará como se comportarão e quais ações tomarãoquando adultospara garantir a grandeza de nosso país.

Desta forma, ações que compartilhem, ensinem e direcionem as crianças com exemplos de nossa história e o que fazemos de melhor na agricultura, são cruciais para construirmos uma geração crítica e valorizadora do que é nosso.

Crianças se divertiram com a apresentação teatral - Foto: Isaque Nascimento
Crianças se divertiram com a apresentação teatral - Foto: Isaque Nascimento

Plante um Sorriso!

Uma ação que merece ser compartilhado por ser um exemplo de sucesso que envolve crianças, seus formadores (os professores) e conhecer sobre a nossa agricultura, é o programa Plante um Sorriso da Cooperativa Integrada, com sede em Londrina no Paraná. Este programa é a ação mais antiga em atividade na Cooperativa Integrada voltada para o atendimento e desenvolvimento das comunidades. Criado em setembro de 2003, atendendo ao sétimo princípio do Cooperativismo – Interesse pela Comunidade – o Plante um Sorriso inicialmente foi uma campanha que visava arrecadar brinquedos para doação a crianças carentes na área de ação da Cooperativa Integrada no mês de outubro, para celebrar o Dia das Crianças.  No entanto o programa evolui ao longo dos anos, que além do oferecimento de prêmios e brinquedos, principalmente passou a investir no repasse de informações através da leitura. Nesse contexto, este têm sido o principal programa social da Cooperativa Integrada e tem como objetivo de promover a educação, cultura e cidadania para crianças e adolescentes dos municípios da área de atuação da cooperativa. O programa envolve ações junto a escolas municipais para capacitação de professores envolvidos e desenvolvimento das crianças participantescom temáticas ligadas ao meio ambiente, a cultura, a cidadania e as relacionadas à agricultura têm ganhado maior força. Essas ações envolvem concursos literários, de desenhos, além da realização de atividades pedagógicas, oficinas teatrais e eventos festivos.

As atividades desse ano de 2022 foram focadas na obra infantil “O Mistério do Ribeirão Vermelho”, do autor Wilhan Santin, que conta a história de Herbert Bartz, o pioneiro do Sistema Plantio Direto (SPD) no Brasil e na América Latina. Essa técnica revolucionou a agricultura brasileira, reforçando o cuidado com o solo e com os rios, trazendo mais sustentabilidade para toda a agricultura de nosso país. O livro “O mistério do ribeirão vermelho” tem como objetivo principal ensinar aos filhos de agricultores e às crianças da cidade sobre o quanto é importante conservar o solo e como os produtores rurais brasileiros têm ajudado com isso. Este livro faz parte de um projeto que tem como ideal contribuir para conhecimento e preservação da história da agricultura conservacionista no Brasil.

A Cooperativa Integrada distribuiu centenas de livros para as escolas e crianças participantes. Em seguida, foram feitas atividades de orientação para os professores, que desenvolveram as práticas pedagógicas com base na leitura do livro.

Na edição 2022, oitomunicípios participaram do programa (Guaíra, Mercedes, Goioerê, Ubiratã, Marialva, Mauá da Serra, Assaí e Rolândia), com a adesão participativa de 24 escolas das redes municipais, atendendo em torno de 750 crianças.

Alunos participantes  - Foto: Isaque Nascimento
Alunos participantes  - Foto: Isaque Nascimento

Eventos em Mercedes e Guaíra encerram o programa em 2022

Nos dias 10 e 11 de novembro aconteceram em Mercedes e Guaíra os eventos de encerramento do programa Plante um Sorriso. Em Mercedes, 75 alunos de duas escolas municipais participaram: Escola Rural Municipal José de Alencar e Escola Municipal (EM) Tiradentes. Em Guaíra, 200 alunos de oito escolas municipais participaram: EM Almirante Tamandaré, EM Ana Maria Silva Roggia, EM Arthur da Costa e Silva, EM Áurea del Cortez Benck, EM Duque de Caxias, EM Erik Andersen, EM Irmã Maria Letônia e EM João Ambrózio.

Professoras premiadas em Mercedes
Jucelene Biesdorf 
Elisandra Cristina Mensh Porto 

Alunos premiados em Mercedes  
3º Lugar – Nayara Moraes Scheuermann 
2º Lugar – Isabel C. Schaab 
1º Lugar – Rafael Berschiniock 

Professoras premiadas em Guaíra 
5º lugar Daniele Petry 
4º lugar Zulmira Gomes dos Santos 
3º lugar Edenice Matheus
2º lugar Wisllaine Nathalie Nunes Silva 
1º IlmaraVarago Assis 

Alunos premiados em Guaíra 
3º lugar – Rebeca Rodrigues de Paula 
2º lugar – Ana Clara de Ouro Batista
1º lugar – Brayan de Souza Oliveira

O gerente da Cooperativa Integrada de Guaíra, Eronir Felizari, comemorou os resultados e reforçou que a parceria com a Secretaria de Educação e as Escolas Municipais foi fundamental e que o projeto desenvolvido na cidade pudesse superar todas as expectativas. “Por meio do Programa Plante um Sorriso, a Cooperativa Integrada busca valorizar as crianças participantes, além de prestigiar professores que realizaram práticas pedagógicos com base no material apresentado para as crianças. Assim, buscamos levar desenvolvimento às comunidades, contribuindo para o estímulo à educação e construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, explicou.

Organizadores e premiados - Foto: Isaque Nascimento


Marie Bartz, filha de Herbert, idealizadora e organizadora da obra “O mistério do ribeirão vermelho”, esteve presente nas atividades em Guaíra e Mercedes e mostrou-se muito emocionada e orgulhosa em poder compartilhar a história de sua família com os alunos. “Esse ano completamos 50 anos do Sistema de Plantio Direto no Brasil. Um trabalho que começou com meu pai e hoje é referência mundial quando o assunto é produção agrícola sustentável. Além de conhecer um pouco da história de como tudo isso começou, as crianças podem entender a importância desse sistema para proteger o solo e a água. Me emociono muito quando vejo a dimensão do trabalho de meu pai, que está chegando aqui até as crianças”, disse ela.

A diretora da EM Tiradentes de Mercedes, Keli Maira Schmidt dos Santos, relatou entusiasmada sobre a ação: “Esse projeto foi muito lindo! Trouxe muitas vivências e experiência para os nossos alunos. O conteúdo abordado por ele vem de encontro com o currículo e enriqueceu as aulas de ciência se geografia. O ponto alto do projeto para as crianças foi o encerramento, quando puderam encontrar pessoalmente a filha do senhor Bartz, a Marie e a caminhonete da família. Pode parecer simples, mas para eles foi relembrar todo o projeto, pois chegando a Casa da Cultura já viram a camioneta e logo depois a Marie Bartz. Eu me emocionei diversas vezes ao ver as crianças tão empolgadas e vendo que tudo que aprenderam na história realmente aconteceu. Parabenizo a todos os envolvidos que possibilitaram a execução deste projeto: Cooperativa Integrada e Marie Bartz por proporcionar tanto aprendizado, e de forma significativa aos nossos alunos!”.

Os relatos ouvidos ao longo dos eventos foram extraordinários e Marie Bartz confirma: “Uma das professoras da escola rural de Mercedes contou que quando vinham com o ônibus para o evento, os alunos iam apontando no caminho as áreas em que os agricultores faziam Plantio Direto e quais não. Em Guaíra a estratégia pedagógica de algumas professoras foi espetacular! Uma professora levou os alunos debaixo de chuva para ver a erosão e outra levou a turma para falar com um agricultor que pratica Plantio Direto e ver como funciona o plantio. É emocionante demais, não?”.

O diretor da Cooperativa Integrada, Katsumi Sérgio Otaguiri, reforça o importante papel do programa Plante um Sorriso para dar oportunidades de desenvolvimento para as comunidades nas regiões onde a cooperativa atua. Hoje a Integrada conta com mais de 12 mil produtores rurais associados nos estados do Paraná e São Paulo. “O Cooperativismo é o sistema que busca o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e os aspectos sociais e ambientais. A educação e a preocupação com a comunidade fazem parte dos princípios do cooperativismo e também da Integrada, que busca dar condições para os associados desenvolverem uma agricultura cada vez mais sustentável, com destaque aqui para as práticas que envolvem o Sistema Plantio Direto na Palha”, ressaltou.Por isso, segundo o Diretor, a parceria da cooperativa com Marie Bartz, por meio do livro que conta a história de pioneirismo de Herbert Bartz, está sendo extremamente positiva. “Queremos levar esse conhecimento para as futuras gerações, para incentivar as práticas pedagógicas de incentivo à leitura, mostrando que é possível ter uma agricultura sustentável, que cuida do solo e da água, e gera riqueza e desenvolvimento para toda sociedade”, completa.

Marie Bartz e Katsumi Sérgio Otaguiri - Foto: Isaque Nascimento


A analista de relacionamento Ligia Savioli, responsável por conduzir as atividades o programa Plante um Sorriso, destaca: “Realizar ações voltadas ao público infantil é sempre surpreendente, e o novo formato do programa Plante um Sorriso, com a inclusão do livro “O Mistério do Ribeirão Vermelho” foi sensacional, proporcionando levar informações sobre sustentabilidade e agricultura, por meio do plantio direto. Recebemos desenhos lindíssimos e cheios de reflexões das crianças. Além do concurso de desenho, também tivemos o concurso de práticas pedagógicas apresentadas pelos professores, e o resultado foi fantástico, com isso, confirmando que estamos no caminho e com grandes expectativas para o próximo ano de atender ainda mais escolas, professores e alunos.”

A perspectiva é de ampliação do programa para todas os municípios que a cooperativa atende no estado. Uma parceria em particular está sendo semeada para o município de Rolândia junto com representantes locais e a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto para, além das escolas municipais, se estender a ação em toda a rede pública e privada de ensino do município. Rolândia é o berço do Plantio Direto, onde Herbert Bartz foi chamado de louco ao plantar no mato para proteger seu solo. No entanto, carece muita difusão e divulgação dessa história que é parte da própria história do município e o colocou a ser conhecido no mundo.