18º ENPDP convida CATs a apresentar suas experiências e história

Da Redação FEBRAPDP

18º ENPDP convida CATs a apresentar suas experiências e história
Os agricultores pioneiros fundaram o Clube da Minhoca em 1979, que foi a base para os vários Clubes Amigos da Terra, e em 1992 se tornou a FEBRAPDP - Foto: Acervo FEBRAPDP

Os Clubes Amigos da Terra, também conhecidos como CATs, que tiveram como precursor o Clube da Minhoca (atual FEBRAPDP) fundado pelos nossos pioneiros do Plantio Direto, foram e ainda são peças fundamentais para o desenvolvimento das bases da agricultura sustentável no Brasil, incluindo-se aí, o próprio desenvolvimento do Sistema Plantio Direto. Produtores rurais somando e trocando experiências em pequenos grupos regionais para, conjunta e agronomicamente, buscar caminhos que fortalecessem seus processos produtivos.

É com a intenção de lançar luzes sobre esse vigoroso, pujante e imprescindível trabalho para a agricultura sustentável, que a organização do 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha está fazendo um chamado especial destinado aos CATs ainda em atividade Brasil afora: venham contar a sua história, através da submissão de textos na forma de depoimentos, relatos ou registros históricos no evento! Lembrando que este ano haverá também concomitante ao 18º ENPDP, o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto. Uma oportunidade ímpar para dar ciência à comunidade produtora das experiências e soluções agronômicas que estão sendo materializadas por grupos de agricultores nos rincões deste país.

O encontro acontece entre os dias 5 e 8 de julho próximo, em Foz do Iguaçu, PR. De acordo com Marie Bartz, membro da comissão organizadora dos eventos e responsável pelo processo de submissão de trabalhos, há uma categoria para trabalhos técnicos e científicos e outra que são os textos livres e é nesta categoria que a apresentação do manancial de trabalhos gerados pelos CATs é fundamental para o resgate dessa história.

Ainda segundo ela, trata-se de uma possibilidade de divulgação de tais iniciativas. “Entendemos essa iniciativa como sendo o ponto de partida para resgatarmos essa parte tão importante da história que são os CATs para o Sistema Plantio Direto no Brasil. A ideia é também trazermos os CATs mais próximos à FEBRAPDP, estreitar os laços novamente. Porque os CATs são o registro histórico desse processo que foi e é único no mundo, onde a força e persistência dos agricultores em fazer aquilo que pensavam ser certo: cuidar, proteger e conservar o solo, fez os rumos da pesquisa e da academia se moverem para esse sistema, o qual estamos completando 50 anos de pioneirismo!”, explica Marie.

 

União faz a força

Dono de uma longa vivência junto aos CATs do Rio Grande do Sul, Cláudio Furian Macagnan, engenheiro agrônomo, foi o Primeiro Secretário da FEBRAPDP, cargo que ocupou por vários anos e foi também sócio-fundador do CAT Cruz Alta, no RS, em 1987. “Nas realidades mais próximas a mim, que são as dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, noto que toda iniciativa de formar e manter grupos, qualquer que seja o nome... Clube Amigos da Terra, amigos da pecuária ou mesmo sindicatos rurais e cooperativas de produtores, é sempre muito importante. A união facilita a busca por objetivos em conjunto e é muito salutar e profícua. A partir dessas pequenas células, é que se criam e se fortalecem os grupos representativos de classe; até mesmo como órgãos reivindicatórios para atender algumas necessidades comuns, através de reivindicações com mais qualidade, sem gritaria e com mais organização. Podendo, inclusive, apresentar projetos bem construídos e isso ser tocado para frente, chegando às esferas do Congresso Nacional ou a Assembleias Legislativas dos seus estados, quem sabe até, se tornando em alguma lei”, destaca Macagnan.

 

Programação e Inscrições

Para saber todos os detalhes do 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha e do 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto e garantir sua participação, visite o site https://plantiodireto.org.br/18enpdp/. Os eventos acontecem entre os dia 5 e 8 de julho de 2022, em Foz do Iguaçu, PR.