18º ENPDP mostra como a compactação do solo compacta também a produtividade

Da Redação FEBRAPDP

18º ENPDP mostra como a compactação do solo compacta também a produtividade
Solo compactado – Foto: Site Semagro - MS

A quinta estação da Tarde de Campo do 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha (ENPDP) e 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto (EMSPD) terá como tema o Monitoramento da Compactação do Solo. O assunto de grande importância para toda e qualquer lavoura de grãos; principalmente, para os usuários do Sistema Plantio Direto, será apresentado pelos renomados Ricardo Ralisch, professor em mecanização agrícola e manejo de solos, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e membro do Conselho da Federação Brasileira do Plantio Direto – FEBRAPDP, e Henrique Debiasi pesquisador da Embrapa Soja e especialista em Física do Solo, Manejo e Conservação do Solo e Mecanização Agrícola. A apresentação acontece no dia 6 de julho, às 16h, no Espaço Dirceu Gassen, a Fazenda Escola de Foz do Iguaçu, PR.

 

Para conferir a programação completa e garantir sua participação no evento, que engloba também o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto, visite o site: https://plantiodireto.org.br/18enpdp/

 

Ricardo Ralisch explica que na Estação 5 serão apresentados o comportamento do solo quando submetido à compactação, que é a principal consequência do manejo inadequado do solo. Segundo ele, no preparo da área de demonstração do evento, uma parte da parte do solo foi induzida à compactação por tráfego de máquinas e outra não. Ambas receberam dois tratamentos de outono ficar em pousio e semear uma cobertura, no caso a braquiária ruziziensis.

“Eu enfatizarei a importância da estrutura do solo e como a compactação afeta sua qualidade e fertilidade, reforçando como as raízes e a atividade biológica atuam nesta recuperação. Destacaremos também o Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES) como uma boa metodologia para monitorar a qualidade do solo e que além da compactação, a desagregação do solo é muito preocupante”, detalha.

 

Já Henrique Debiase, vai alertar sobre os efeitos da compactação e como as raízes se comportam nesta situação. As apresentações se complementam e fornecerão aos visitantes uma visão bastante didática e objetiva da dinâmica do solo compactado e seus efeitos diretos sobre a lavoura e sua performance.