2022, um ano para celebrar as conquistas do SPD no Brasil

Da Redação FEBRAPDP

2022, um ano para celebrar as conquistas do SPD no Brasil

Definitivamente, 2022 será um ano especial para o Sistema Plantio Direto no Brasil! 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha; 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto; Jubileu de Ouro do SPD, celebrando os 50 anos dos primeiros trabalhos com o sistema em terras brasileiras, e os 30 anos de existência da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto – FEBRAPDP.

 Entre os dias 5 e 8 de julho, a cidade paranaense de Foz do Iguaçu, será o cenário de toda essa grande movimentação. Este ano, o evento será 100% presencial, ao contrário da edição passada que, por conta da pandemia da covid-19, foi online. A previsão é de que um público de 800 pessoas compareça ao múltiplo encontro. O carro-chefe da programação é o 18º ENPDP que, sob a organização da própria FEBRAPDP, trabalhará como tema central a preservação do solo, da vida e das gerações futuras.

 De acordo com o presidente da entidade, Jônadan Ma, este ano, serão quatro dias de atividades, sendo três dias de palestras técnicas, incluindo um dia de campo e também um dia de visitação, quando os participantes poderão conferir de perto quatro aspectos diferentes da realidade da agricultura sustentável. Haverá visitas a Lar Cooperativa Agroindustrial, a produtores de pequeno porte, a produtores de médio porte e a produtores paraguaios. Nestes últimos, os visitantes poderão ver o importante trabalho que o país vizinho já desempenha dentro do SPD.

 “O evento já está pronto e configurado para se tornar o maior e um dos mais importantes encontros da história da Federação e do SPD por tudo que reunirá e por, ao celebrar datas tão memoráveis, se propor a resgatar, fortalecer e nos desafiar para os próximos 50 anos que vêm pela frente. Tenho certeza que o sistema continuará sendo esta alavanca para o desenvolvimento da agricultura verdadeiramente sustentável no país e no mundo. O SPD é responsável por tornar o Brasil essa potência agrícola mundial na produção de alimentos e de forma mais sustentável que existe”, destaca Ma.

 

Programação

 Para João Carlos de Moraes Sá – o Juca Sá –, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, CNPq e membro da FEBRAPDP, o evento será um marco histórico, com destaque para o painel comemorativo do Jubileu de Ouro no SPD, no qual serão apresentadas as conquistas dos produtores na preservação do solo e do ambiente nos últimos 50 anos. Haverá também homenagem a vários nomes que contribuíram profundamente ao longo destas cinco décadas, que receberão a medalha de honra Herbert Bartz.

 Ao todo, serão quatro painéis. Em cada um deles, segundo Juca Sá, haverá uma mescla entre apresentações de pesquisadores, que vão falar sobre os grandes avanços técnicos e científicos gerados pelas pesquisas acadêmicas, e apresentações das experiências de produtores rurais e de consultores, onde serão tratados os aspectos práticos do que está sendo aplicado no campo.

  “No painel 1, o tema será o solo e a vida; o painel 2 falará sobre as plantas como mantenedoras da vida do solo; o painel 3 que versará sobre os avanços do plantio direto, e o painel 4 vai abordar o olhar para as gerações futuras. Neste painel, haverá um módulo liderado pelas mulheres, que estão conquistando um espaço cada vez maior e se consolidando dentro da liderança e da formação de opinião do SPD. Fecharemos com o ex-ministro Alysson Paulinelli, que vai falar sobre agricultura sustentável e onde queremos chegar. Enfim, teremos uma programação muito propositiva e equilibrada”, enumera Juca Sá.

 

Demonstrações in loco

 Segundo Ricardo Ralisch, professor da Universidade Estadual de Londrina – UEL, conselheiro da FEBRAPDP e membro da comissão organizadora do evento, a tarde de campo do 18º ENPDP acontecerá no dia 6 de julho e será realizada na área experimental do Colégio Agrícola Estadual Manoel Moreira Pena, bem localizado e de fácil acesso aos participantes do evento, em Foz do Iguaçu.

 “A área disponível é muito boa, o que permitirá montar uma estrutura adequada, para que haja o maior aproveitamento possível das informações pelo público. Serão demonstradas algumas culturas alternativas de outono e inverno; propostas de rotação de culturas para otimizar o Sistema Plantio Direto de cereais; concepção de Sistema Plantio Direto para outras atividades como em hortaliças, por exemplo, e também ilustrar em trincheiras a importância de se preservar a estrutura do solo, que propicia a atividade biológica do solo e sua fertilidade, para que se consiga preservar o solo, a vida e as gerações futuras, que é o tema do evento e o que obtém realizando um Sistema Plantio Direto com qualidade”, detalha Ralisch.